sexta-feira, novembro 25, 2016

NA ALEMANHA - CENSURA ANTIRRA ARRANJA CAGAÇAL CONTRA ALEGADAS MENSAGENS «NAZIS» DISFARÇADAS EM PUBLICIDADE NATALÍCIA DE SUPERMERCADO



https://www.youtube.com/watch?v=0WG5utJCdKg

Com o Natal à porta é frequente que comecem a surgir anúncios relativos a esta época. Uns que apelam às emoções, outros que optam pelo sentido de humor. A verdade é que há vídeos natalícios para todos os gostos.
A cadeia de supermercados alemã Edeka não fugiu à tradição e criou também um anúncio publicitário alusivo à época. No entanto, o vídeo em causa está a gerar polémica no país germânico.
Em causa, explica o jornal inglês The Guardian, o facto de utilizar símbolos relacionados com o nazismo.
O alvo da discórdia são as placas de matrículas dos carros que surgem no vídeo. Uma das viaturas tem a matrícula MU SS 420: ‘SS’ era a abreviatura de Schutzstaffel, a temida polícia paramilitar criada por Adolf Hitler, enquanto o ‘420’ é a forma discreta como os nazis se referem ao dia de anos do ditador (20 de Abril).
No mesmo anúncio surge outro carro com uma matrícula igualmente polémica: SO LL 38 49. O 84, explica o The Guardian, é reconhecido como sendo a abreviatura para a oitava e quarta letras do alfabeto – H e D – que são, por sua vez, a abreviatura de ‘Heil Deutschland’ (‘Heil’ era a forma como Adolf Hitler era saudado). Já no que diz respeito aos números 3 e 9, juntos formam o 39 que simboliza a identidade cristã e, consequentemente, o anti-semitismo, como explicou a directora da agência para a educação cívica de Hamburgo, Sabine Bamberger-Stemmann.
A cadeia de supermercados já reagiu à polémica garantindo que não teve intenção de fazer uso da simbologia nazi e que os números que surgem nas placas dos carros são aleatórios.
*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/694821/supermercado-alemao-acusado-de-usar-simbolos-nazis-em-video-natalicio


* * *

A censura acaba sempre por dar origem a situações caricatas destas, em que os censurados acabam por fazer figura de lutadores da Liberdade contra a opressão anti-democrática... 
De resto, que foice-e-martelos e fuças de Ches não escandalizem aqueles que querem proibir simbologia do extremo oposto ideológico já há muito tinha ridicularizado os alegados guardiões da boa moral política.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quem dera que a Alemanha fosse mesmo assim, maioritariamente constituída pelas pessoas que aparecem no vídeo, ou seja, por Germânicos. Essa é que devia ser a indignação.

26 de novembro de 2016 às 15:44:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home