terça-feira, novembro 29, 2016

NO MAIOR PAÍS DA EUROPA - CRISTÃOS TENTAM EXPULSAR PAGÃOS DE UM PARQUE NATURAL ONDE SE CELEBRAM RITUAIS EM TORNO DA ESTÁTUA DE UMA DIVINDADE AUTÓCTONE



No parque natural de Oleni Roetsji, em Yekaterinburg, na Rússia, activistas ortodoxos resolveram expulsar pagãos de um parque natural onde se situa uma estátua de Perun, Deus do Raio e da Guerra eslavo. Os visitantes cristãos apresentaram uma queixa contra o que dizem ser ritos mágicos a coberto de alegados eventos culturais que acabam por recrutar pessoas para o Neo-Paganismo.O protesto tomou forma depois de uma noite de banhos rituais em Junho, evento no qual o público pôde participar em actos pagãos tais como saltar sobre o fogo e prestar culto à estátua de Perun, ídolo de madeira elaborado em 2007.
Parece, pelo que pude perceber da péssima tradução do Google, que há pelo menos um grupo de pagãos que ali celebram mensalmente rituais em honra do Deus. E que acusam os cristãos de estarem a tentar mobilizar cossacos contra o ídolo, mas que os cossacos recusaram-se a isso.
Entretanto a comunidade pagã que ali celebra os seus rituais continuará a fazê-lo, afirma, no próximo sábado...
*
Fonte: http://66.ru/news/entertainment/191709/#




* * *

Aparentemente, a estátua de Perun não foi ali colocada pelos pagãos, tendo em vez disso um carácter meramente cultural - mas os fiéis dos Deuses locais souberam e sabem aproveitar religiosamente aquilo que à partida não seria mais do que uma valorização estatal da História. Fizeram e fazem o que outros pagãos no actual mundo branco - nomeadamente na Europa Ocidental e na América do Norte - já começam a perceber que pode ser feito: aproveitar a estátuas «meramente artísticas/culturais» em espaço público para aí realizarem as suas oferendas. Sic itur ad astra - assim se re-sacraliza o espaço público, elevando-se o local do mero nível cultural laico de volta ao vértice superior da herança étnica e de toda a cultura ancestral, que é, só pode ser, religioso.


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Deputado italiano: sanções contra Rússia prejudicam segurança do próprio Ocidente

Mostrar mais: https://br.sputniknews.com/europa/201611296985556-deputado-italiano-russia-ocidente-seguranca/

29 de novembro de 2016 às 12:47:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home