segunda-feira, novembro 14, 2016

FUTURO PRESIDENTE DOS EUA PODERÁ DEIXAR DE APOIAR OPOSIÇÃO ALEGADAMENTE MODERADA DA SÍRIA

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, planeia pôr fim ao apoio da chamada 'oposição moderada' na Síria. Quem afirma é o presidente da Comissão das Relações Exteriores do Parlamento russo, Aleksei Pushkov. "Trump planeia deixar de apoiar os chamados combatentes moderados na Síria", disse o senador russo em sua conta no Twitter. 
Pushkov ressaltou que, entretanto, "a pressão contra este plano será enorme, tanto dentro dos EUA como de fora". 
A Síria vive desde 2011 um conflito em que o Exército do país enfrenta grupos armados da oposição e organizações terroristas como o Daesh (Estado Islâmico) e a Frente al-Nusra, ambas proibidas na Rússia.  De acordo com os dados da ONU, a guerra civil síria já causou mais de 300 mil mortes.  Os EUA sempre mantiveram apoio à chamada oposição 'moderada' síria. A Rússia, por sua vez, presta apoio ao governo da Síria e constantemente fez apelos às autoridades norte-americanas para distinguir os terroristas dos grupos opositores 'moderados'. 
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/mundo/201611126805754-trump-oposicao-moderada-siria/

* *

Que oposição alegadamente moderada é esta? Trump já tinha dito, em debate com Hillary Clinton, que «não sabemos quem são estas pessoas» que o governo norte-americano tem apoiado contra o regime de Assad, mas começa a aprender algo que os Russos há muito denunciam:
«(...) "A condição mais importante [da regularização na Síria] é uma demarcação imediata e completa da chamada oposição 'moderada' do Daesh, Frente al-Nusra (proibidos na Rússia) e outros. Os nossos parceiros norte-americanos prometeram-nos fazer isso oito meses atrás. Ainda nada foi feito", disse Lavrov discursando perante participantes da Associação de Empresários Europeus na Rússia.
(...)»
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/201610256630517-lavrov-eua-oposicao-terroristas-siria/