terça-feira, outubro 25, 2016

RAÇAS DIFEREM NO SISTEMA IMUNITÁRIO - INFLUÊNCIA DO NEANDERTHAL NA EUROPA E NÃO EM ÁFRICA É IMPORTANTE

Um estudo do Instituto Pasteur e de CNRS em Paris, França, indica que há diferenças genéticas entre diferentes povos que conferem vantagens consoante o local onde vivam. Indica também que o sistema imunitário dos Europeus é diferente do sistema imunitário das populações da África negra.
Aparentemente, o sistema imunitário dos Afro-Americanos é mais forte do que o dos Euro-Americanos. E para a diferença entre Europeus e Africanos contribuiu a influência genética dos homens de Neanderthal, espécie ou sub-espécie humana que viveu na Europa há quarenta mil anos. 
Um dos dados observados é que a alteração num gene que controla a resposta imunitária leva a uma redução de inflamação apenas entre os Europeus. A resposta mais inflamatória leva a um crescimento mais limitado de bactérias.
Parece entretanto haver uma selecção de genes que se relacionam com a imunidade e que os Europeus herdaram do Neanderthal algumas variantes reguladoras. Estas variantes afectam o modo como o sistema imunitário responde aos vírus, dando-lhes uma capacidade de resposta à infecção mais baixa do que a dos africanos.
Luis Barreiro, da Universidade de Montreal, fez contudo uma ressalva: «o sistema imunitário dos Afro-Americanos responde diferentemente, mas não podemos concluir que é melhor, uma vez que uma resposta imunitária mais forte também tem efeitos negativos, incluindo uma maior susceptibilidade a doenças inflamatórias auto-imunes tais como a doença de Crohn. Demasiada inflamação pode danificar órgãos e deixar sequelas. Em suma, uma resposta imunitária mais forte pode ser vantajosa nalgumas áreas e desvantajosa noutras.»
*
Fonte: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3855580/People-European-African-descent-DIFFERENT-immune-systems-Neanderthals-reason.html#ixzz4O8AH4of2