sexta-feira, outubro 21, 2016

AMBIENTALISTAS PROTESTAM CONTRA AUMENTO INSUFICIENTE DO IMPOSTO SOBRE O CHUMBO

Seis associações ambientalistas defenderam hoje que uma taxa sobre munições de chumbo é insuficiente para reduzir os efeitos deste poluente na natureza e na saúde, e que as verbas obtidas deviam ser usadas para banir a substância nos cartuchos.
A Coligação C6 considera que "esta é uma medida insuficiente para reduzir ou compensar a poluição provocada por este contaminante em resultados da actividade cinegética, a solução passaria, sim, por dar um chumbo às utilizações de cartuchos com chumbo, interditando o seu uso e substituindo-os por materiais não poluentes", salienta um comunicado.
A proposta de Orçamento do Estado (OE2017), apresentada pelo Governo, na sexta-feira, propõe uma "taxa sobre munições de chumbo", de cerca de dois cêntimos de euro por cada cartucho com a substância, utilizado pelos caçadores.
Para a coligação, que junta o Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), o Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens FAPAS), a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), a Quercus, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a WWF Portugal, a receita que o Governo venha a conseguir com a nova taxa não devia ser direccionada para a caça.
"As verbas provenientes de uma eventual taxa sobre as munições com chumbo, não deveriam ser usadas no investimento no sector da caça, conforme a proposta de Orçamento do Estado, mas sim em investimentos para despoluir, proteger espécies ameaçadas pelo chumbo" ou acabar com a utilização da substância, realçam os ambientalistas.
Aliás, especificam, a medida proposta "não é suficiente para resolver os graves problemas provocados nas cadeias tróficas, com consequente impacte na saúde humana", devido ao uso de munições com chumbo na caça, e a única medida eficaz seria a interdição da sua utilização e a substituição por ligas metálicas alternativas.
A utilização de cartuchos com chumbo na caça origina a libertação daquele metal pesado que resulta na contaminação dos solos e da água, com efeitos indirectos na fauna local e na saúde humana, pela ingestão de água ou alimentos cultivados em solos contaminados.
A substância é absorvida pelos organismos onde se acumula, de forma lenta, explicam as associações, citando estimativas a apontar que os adultos absorvem entre 5% a 15% do chumbo ingerido, retendo 5%, valor que é mais elevado nas crianças, podendo atingir 40%.
A contaminação por chumbo pode afectar o funcionamento do sistema nervoso ou da medula óssea e dos rins, e a Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro (International Agency for Research on Cancer- IARC) considerou-o como um possível carcinogénico, segundo a C6.
O chumbo acumula-se igualmente nas cadeias tróficas, causando a morte por envenenamento de aves e mamíferos de espécies protegidas, sendo os patos dos grupos que mais sofrem da contaminação proveniente da caça, mas águias, abutres e lobos também "acumulam doses letais de chumbo no seu organismo ao consumirem presas contaminadas" com a substância.
Portugal é um dos poucos países europeus onde ainda é possível caçar com estas munições, uma prática que "não é aceitável duma sociedade informada e responsável", realçam os ambientalistas.
*
Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/orcamento-do-estado-2017/2016-10-21-Ambientalistas-defendem-que-taxa-sobre-chumbo-e-insuficiente

* * *

Entretanto vinha mais que a propósito a proibição da caça desportiva - matar por prazer ou «proeza» deve ser rapidamente proibido por motivos éticos óbvios.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Entretanto vinha mais que a propósito a proibição da caça desportiva - matar por prazer ou «proeza» deve ser rapidamente proibido por motivos éticos óbvios."

proibir a caça, proibir as touradas, proibir comer animais, proibir cagar ao sábado, proibir dizer mal da tia, proibir.

conversa de marxista.

23 de outubro de 2016 às 00:58:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Que chatice, proibir fazer mal aos outros não dá jeito nenhum. Se pimenta no olho dos outros é refresco, porque é que se vai estar a proibir a caça? Pois...

23 de outubro de 2016 às 20:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Que chatice, proibir fazer mal aos outros não dá jeito nenhum. Se pimenta no olho dos outros é refresco, porque é que se vai estar a proibir a caça? Pois..."

não tens argumentos.

defendes a liberdade do povo e o contrário.

A titulo de exemplo, eu sou contra a praxe, quando fui estudante passei mal por causa desses atrasados mentais, mas apesar disso, não acho que o estado deva proibir a praxe, têm de ser as pessoas a acabar com isso pela sua própria determinação e vontade, aliás, eu agradeço ter passado pela praxe porque isso fez-me ver a merda que é a massa que entra no ensino superior, na maioria covardes, fracos e parvos. Não admira que das faculdades só saiam carneirinhos.....

o IPCB de castelo branco acabou com a praxe, entre outros estabelecimentos,

Francamente, os caçadores metem-me nojo, mas apesar disso, acho que tem de ser a evolução natural da sociedade a acabar com esse comportamento.
E não sei o que se passa contigo e se de facto compreendes o mundo à tua volta, não sei se sabes, mas em Portugal o porte de armas ´quase impossível, e se forem a acabar neste fase com a caça, tens simplesmente toda a população desarmada e no cenário actual de invasão islamica e com a economia e o contexto mundial a riscar no vermelho é bem possível um cenário de falha total. Sem armas a população fica indefesa.

Sem armas numa cidade és uma pessoa completamente indefesa e frágil, numa situação de caos total só mesmo os deuses te vão valer.

Na Europa há uma "explosão" de inscrições em organizações de caça para se contornar a legislação que impede o armamento da população e tu de forma ingénua alinhas no discurso do sistema e tornaste em mais um opressor sem te dares conta.

Há muitas formas de desarmar uma população, os pretextos são variados: direitos humanos, acidentes com crianças, psicos à solta, terrorismo, violência doméstica, acabar com o crime e os direitos dos animais.....

Não há meios valores e meios princípios, ou tens princípios e valores ou não!

deixa essas ideias ridículas estúpidas de lado, vives uma situação de colapso quase eminente da sociedade e andas preocupado com coisas que são completamente secundárias.

O que te vai servir uma sociedade com certos progressos aqui e ali se o alicerce da civilização esta cada vez mais podre..

Todas essas coisas são importantes DEPOIS de se assegurar o fundamental, o fundamental é a sobrevivência física dos europeus e das suas nações.

Isto tudo, foi para te demonstrar como uma situação em que alguém bem intencionado pensa estar a fazer algo positivo, acaba porém por prejudicar ainda mais o país.

Só te digo isto, se as coisas atingirem um ponto extremo, as populações das cidades Portugueses vão ser exterminadas, no interior e meio rural as coisas vão ser menos fáceis porque há milhares e milhares de homens armados com o nível de testosterona bem alto.


23 de outubro de 2016 às 23:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Que chatice, proibir fazer mal aos outros não dá jeito nenhum. Se pimenta no olho dos outros é refresco, porque é que se vai estar a proibir a caça? Pois..."

ok, então a evolução de milhões de anos em que o homem foi caçador, esta-lhe nos genes, isso vai acabar por decreto... brilhante

e não me venhas falar da escravatura coiso e tal que também terminou por decreto, porque qualquer pessoa sabe perfeitamente que a escravatura continua, mas agora de forma mais sofisticada de camuflada, mas ela existe e é bem real.

brincar às experiências sociais tem custos, e a ultima brincadeira vai sair muito caro ao ocidente, o fim do modelo patriarcal da sociedade e a implantação de um modelo igualitário e feminista significa o fim da civilização ocidental. Em todos os países ocidentais não há um único com taxa de substituição geracional acima de 2,1.

Todos sem excepção estão no caminho da extinção demográfica. Aliás, se retirares as crias dos imigrantes não europeus, não deve haver um único país europeu com a taxa acima de 1,5.

Em portugal é de 1,2 e sem os imigrantes de África e america latina, provavelmente será menos de 1.

é absurdo este sistema, é óbvio que as mulheres ao serem emancipadas desta forma extrema e absurda não têm incentivo a ter filhos, ainda por cima com um estado providencial como este, por conseguinte, as mulheres mandam cagar o dever natural que têm de dar à luz crianças e o homem é impotente perante esta situação, mais, o homem deixou de ser necessário segundo este modelo.

Em suma, este "modelo" não vai durar muito tempo, sem imigração e uma invasão externa estaria destinado a fracassar por destruição demográfica. Mas a coisa vai ter outro rumo, a derrota vai ser através de uma invasão directa de povos,

nós somos mamíferos, somos uma espécie que tal como as outras necessita de se reproduzir e segundo o modelo Darwin, o modelo igualitário é impraticável.

23 de outubro de 2016 às 23:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«defendes a liberdade do povo e o contrário.»

Não, só a primeira.


«A titulo de exemplo, eu sou contra a praxe, quando fui estudante passei mal por causa desses atrasados mentais, mas apesar disso, não acho que o estado deva proibir a praxe, têm de ser as pessoas a acabar com isso pela sua própria determinação»

Isso é, na melhor das hipóteses, mera ingenuidade. Claro que um tipo lúcido e sem merdices não vai na fita. Mas poucos conseguem defender-se disso e muitas vezes são chantageados e (ou por ingenuidade ou por estupidez) acabam por alinhar. E tu, porque é que não marcaste posição?


«Francamente, os caçadores metem-me nojo, mas apesar disso, acho que tem de ser a evolução natural da sociedade a acabar»

É isso que está a acontecer. Há cada vez mais gente a favor dessa proibição. Em Democracia é assim que as coisas funcionam.

24 de outubro de 2016 às 23:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«em Portugal o porte de armas ´quase impossível, e se forem a acabar neste fase com a caça, tens simplesmente toda a população desarmada e no cenário actual de invasão islamica e com a economia e o contexto mundial a riscar no vermelho»

Alto aí, cuidado com os alarmismos. Claro que há uma iminvasão em curso mas quando se exagera no catastrofismo o discurso perde relevância porque deixa de ser convincente. Não estás já agora a perceber que a quase total impossibilidade de porte de arma diz respeito não apenas aos brancos mas também aos imigrantes não brancos. Ouve as notícias e verás que muitos delinquentes não brancos são detidos por «posse de arma proibida» e assim. A maior parte da população portuguesa é branca de origem europeia e não há, para já, um risco de guerra civil racial em todo o país...

24 de outubro de 2016 às 23:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«ok, então a evolução de milhões de anos em que o homem foi caçador, esta-lhe nos genes, isso vai acabar por decreto...»

O homem também sempre matou o semelhante... quer isso dizer que o homicídio deve ser legalizado porque «é natural»? Brilhante...



«e não me venhas falar da escravatura coiso e tal que também terminou por decreto,»

Venho venho. A escravatura na Europa e em todo o Ocidente acabou. Aliás, acabou em todo o mundo, por imposição ocidental. Continua a existir, mas isso acontece apesar da lei e não dentro da lei - e em qualquer lado é denunciada, perseguida e punida. Não há comparação possível entre isto e o que acontecia há meros duzentos anos. Hoje está fora de questão haver escravos, pelo menos na cultura ocidental, que é disso que se fala.


«a implantação de um modelo igualitário e feminista significa o fim da civilização ocidental»

De modo algum. O igualitarismo é inerente à própria civilização ocidental. Já está na forja há milénios.


«Em todos os países ocidentais não há um único com taxa de substituição geracional acima de 2,1.»

Isso nada tem a ver com a igualdade, muito menos com as armas... o país mais masculino do mundo é o Japão e também este está com problemas de natalidade, e a um ponto tal que já há quem aproveite para falar em imigração lá por aqueles lados.
De resto, a população não pode crescer indefinidamente. O problema do Ocidente não é a baixa natalidade dos Europeus, é a alta natalidade dos imigrantes - a concorrência etno-demográfica. Mas isso resolve-se com um travão à iminvasão - e nada mais é necessário. De resto, o aumento da automatização do trabalho diminuirá a existência de postos de trabalho, o que não permitirá um grande crescimento populacional, para já. Acresce que, em caso de real necessidade populacional, ninguém impede a criação de seres humanos em laboratórios...

25 de outubro de 2016 às 00:11:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home