segunda-feira, agosto 08, 2016

ERDOGAN DECLARA ESTAR PRONTO PARA APROVAR A PENA DE MORTE

Discursando para uma multidão que se reuniu neste domingo (7) na orla de Istambul para demonstrar a "unidade turca" após a tentativa de golpe ocorrida no país em meados de Julho, o líder turco Recep Tayyip Erdogan prometeu restabelecer a pena de morte, que está suspensa na Turquia há mais de dez anos.
A manifestação concentrou-se na área de Yenikapi. Durante o seu discurso, altamente emocional, Erdogan prometeu limpar o país de todos os adeptos de Fethullah Gulen, um clérigo exilado nos EUA que as autoridades turcas culpam pela tentativa de golpe.
O presidente afirmou que atende as demandas do povo ao reintroduzir a pena capital para os participantes do motim, e observou que iria assinar tal lei, se o parlamento a adoptasse.
"Toda a gente sabe que o poder neste país, sem nenhuma dúvida, pertence ao povo, e ele [o povo] está exigindo a pena de morte", disse Erdogan, segundo a agência de notícias turca Anadolu. "Ao mesmo tempo, a autoridade que poderia considerar tal exigência é a Grande Assembleia Nacional [Parlamento turco]. Se o Parlamento tomar a decisão, os procedimentos subsequentes são bem conhecidos. Se este processo chegar à promulgação de uma lei, eu afirmo abertamente — vou assiná-la", acrescentou o presidente turco.
De acordo com algumas estimativas, mais de um milhão de pessoas tomaram as ruas de Istambul neste domingo. O evento também foi transmitido em grandes telas ao ar livre montadas em todas as 81 províncias do país, segundo a imprensa local.
A reunião foi assistida até mesmo pelos principais partidos da oposição, evento inédito há décadas na Turquia. O presidente do Partido Republicano do Povo, Kemal Kilicdaroglu, disse que o golpe fracassado abriu a porta para a "reconciliação" das forças políticas do país e para a emergência de uma nova "grande Turquia".
Em 15 de Julho um grupo de militares rebeldes tentou derrubar o governo de Erdogan. A tentativa de golpe deixou 246 civis mortos e mais de 2.000 feridos, segundo os dados oficiais.
A última sentença de morte aplicada na Turquia foi em 1984. Duas décadas depois, Ancara aboliu a pena capital na tentativa de cumprir com as normas da União Europeia para a posterior incorporação do país ao bloco. 
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160807/5969707/erdogan-pena-morte-golpe-turquia.html


1 Comments:

Blogger Afonso de Portugal said...

Camarada, não sei se já divulgaste algum destes casos por aqui, mas parece que os pugilistas dos jogos olímpicos andam a dar uma de "refugiados" lá no Brasíu...

Caso 1 (enriquecedor marroquino):

https://www.publico.pt/desporto/noticia/pugilista-marroquino-detido-por-assedio-sexual-1740405

Caso 2 (enriquecedor namibiano)

http://www.dn.pt/desporto/rio-2016/interior/pugilista-da-namibia-detido-por-assedio-sexual-na-aldeia-olimpica-5327639.html

https://www.publico.pt/desporto/noticia/mais-um-boxer-detido-por-tentativa-de-violacao-1740644

...até estou surpreendido pelo facto de os mé(r)dia terem divulgado. Não devem ter reparado bem na cor dos protagonistas!

8 de agosto de 2016 às 21:55:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home