sexta-feira, junho 24, 2016

Lues, 28 de Abril de 2778 AUC

NACIONALISTAS ESCOCESES QUEREM NOVO REFERENDO PARA DECIDIR SE FICAM OU SAEM DO REINO UNIDO

"A opção por um segundo referendo deve estar em cima da mesa e está em cima da mesa", disse, acrescentando que a legislação para uma nova auscultação da população, após o referendo realizado em 2014, será preparada quando o parlamento escocês aprovar a sua realização.
Sturgeon lamentou o resultado do referendo, em que 52% dos britânicos apoiaram o 'Brexit', a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), e assegurou que fará "todos os possíveis" para manter a Escócia na UE.
Ao contrário da Inglaterra e de Gales, a Escócia votou maioritariamente a favor da permanência na União, pelo que o Governo autónomo considera que será retirada à força do bloco comunitário.
"Da forma como estão as coisas, a Escócia enfrenta a perspectiva de ser retirada da UE contra a sua vontade. Considero que isso é democraticamente inaceitável", declarou.
A líder independentista assinalou que o 'brexit' supõe "a alteração material de circunstâncias" que o seu Governo requeria para admitir um segundo referendo, pelo que este "deve estar e está em cima da mesa".
Além disso, Sturgeon disse que pedirá ao Governo central que permita ao executivo de Edimburgo estar informado e envolvido em todos os passos da negociação para a saída do Reino Unido da União Europeia, depois de ser formalmente invocado o artigo 50.º do Tratado de Lisboa.
A responsável pedirá também uma reunião com o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.
O Governo do Partido Nacionalista Escocês (SNP, na sigla em inglês), liderado então por Alex Salmond, convocou um referendo sobre a independência da região a 18 de Setembro de 2014, em que os independentistas foram derrotados com 45% dos votos, contra os 55% que apoiaram a manutenção da unidade do Reino Unido.
Na sua intervenção desta Vernes, a primeira-ministra escocesa recordou que nessa consulta a independência foi derrotada em parte porque os partidários da união conseguiram convencer os Escoceses de que deixar o Reino Unido significaria que a Escócia ficaria fora da União Europeia, o que acabará agora por acontecer.
"Isto significa que há uma alteração material e significativa das circunstâncias em que a Escócia votou contra a independência em 2014", afirmou.
Por outro lado, Sturgeon defendeu que o voto favorável ao 'brexit' se deveu sobretudo ao descontentamento dos cidadãos com os cortes do Partido Conservador e o abandono do Partido Trabalhista.
*
Fonte: http://www.jn.pt/mundo/interior/escocia-quer-novo-referendo-para-sair-do-reino-unido-5246715.html   (Artigo redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

Pode ser que seja desta que a mais setentrional das nações célticas, Escócia ou aliás Alba, seu nome na sua língua nativa, consiga aproveitar agora a deixa para alcançar a sua independência...
Mais uma vez se mostra que a União Europeia até tem o seu lado positivo...


1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ENGRAÇADO QUE NO ESLAVICO O NOME BIELO TAMBEM SIGNIFICA ALB-

24 de junho de 2016 às 22:11:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home