terça-feira, maio 03, 2016

IBÉRIA VOLTA A TER LINCES SELVAGENS A NASCER NA NATUREZA


A cena não acontecia há décadas:  quatro linces bebés nasceram fora de um ambiente de cativeiro, há cerca de 45 dias, nos Montes de Toledo, em Espanha. A notícia foi confirmada  hoje pelo Ministério da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Castilla-La Mancha. O nascimento é o ansiado resultado do projeto “Life+Iberlince” que, desde julho de 2014, tenta reintroduzir a espécie na Península Ibérica.  
Os bebés são filhos da fêmea Keres, um lince proveniente do centro de criação Zarza Granadilla, de Cáceres, posta em liberdade a 22 de Janeiro de 2015. O nascimento dos bebés na Natureza é uma “notícia muito aguardada para a conservação desta espécie, uma vez que já não se reproduzia nos Montes de Toledo durante há décadas e, portanto, é um marco para o projecto Iberlince Life”, disse o ministro da Agricultura, do Ambiente e do Desenvolvimento Rural,  Francisco Martínez Arroyo, citado pela Lusa.
A reintrodução do lince ibérico em Portugal iniciou-se em Mértola, em Dezembro de 2014. Por agora, há 16 linces a viver em liberdade no país, não se tendo, no entanto, registado nascimentos até à data. 
*
Fonte: http://www.sol.pt/Noticia/509248   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)