A «PÁSCOA» LUSITANA - CELEBRAÇÃO DE NÁBIA E DEMAIS DIVINDADES
Ara de Marecos, onde se pode ler o ritual a Nábia Corona e demais Deidades |
Coloco aqui este artigo porque se trata de uma descrição sumária daquele que é talvez o único ritual indígena (lusitano, galaico) cuja inscrição é maioritariamente bem conhecida por parte dos estudiosos das religiões indígenas da Europa Antiga - poder-se-á eventualmente considerá-lo como uma «páscoa lusitana». Este ritual pode assim constituir uma ponte que permite, aos portugueses e galegos leais à parte mais sagrada da herança que trazem no sangue, estabelecer um elo com o Outro Mundo dos Deuses da nossa estirpe, Cujo culto desapareceu, mas que nada impede de reaparecer.
A inscrição da Ara de Marecos é uma das mais importantes da religião indígena lusitana, ou, mais precisamente, galaico-luso-romana: galaica e lusitana, porque foi encontrada mais ou menos na fronteira entre Galaicos e Lusitanos; romana, porque tem (pelo menos) uma Divindade latina, Júpiter, ao lado de Deuses indígenas, além de ser redigida em Latim.
Aqui se podem contemplar nomes de Deuses ibéricos citados juntamente com um nome de um Deus romano:
O(ptimae V(irgini) CO(ornigerae uel conservatrici)
ET NIM(phae) DANIGO/M NABIAE CORONAE VA/CA(m) BOVEM NABIAE AGNV(m)/ IOVI
AGNVM BOVE(m) LA/CT(endem) [...]VRGO AGNVM LIDAE (uel Idae) COR/(nigerae uel cornutae uel coronam)/ ANN(o) ET DOM(o) ACTVM V APR(ilis) LA/RGO ET MESALLINO
CO(n)S(vlibvs) CURATOR(ibvs)/ LUCRETIO VITULINO LUCRETIO SAB/INO POSTVMO
PEREGRINO
Tradução:
«À excelente virgem protectora e ninfa de Danigo Nabia Corona, uma vaca, um boi; a Nabia um cordeiro; a Júpiter um cordeiro, um vitelo; a [...]vrgo um cordeiro; a Lida (ou Ida) uma coroa (ou cornuda).
Procederam-se aos sacrifícios para o ano e no santuário (ou casa) no quinto dia dos idos de Abril sendo cônsules Largo e Messalino, foram ordenantes Lucrécio Vitulino, Lucrécio Sabino e Póstumo Peregrino.»
Procederam-se aos sacrifícios para o ano e no santuário (ou casa) no quinto dia dos idos de Abril sendo cônsules Largo e Messalino, foram ordenantes Lucrécio Vitulino, Lucrécio Sabino e Póstumo Peregrino.»
(Leia-se aqui algo mais sobre o Sacrifício entre os Lusitanos.)
Ora os idos de Abril calha a 13.
O ritual de NABIA aconteceria no quinto dia dos idos, e este quinto conta-se para trás, incluindo os dias do princípio e do fim da contagem, ou seja: o quinto dos idos de Abril é 9 de Abril.
Nesta inscrição, são dedicadas a várias Deidades - NABIA, JÚPITER, LIDA, e Outra(s) - algumas oferendas, o que poderá prender-se com uma celebração de fertilidade, verosimilmente típica da época, Abril, mês consagrado a VÉNUS, Deusa do Amor e da Fertilidade («Abril» vem de «Aprire», pois que «Abril» é o mês no qual a terra abre).
Os dias 7 e 8 de Abril foram celebrados pelos Germânicos antigos como datas da Easter, festa religiosa em honra de OSTARA, Deusa (saxã) da Primavera e da Lua.
Esta festividade saudava a chegada da Primavera à zona do norte da Europa, enquanto os Romanos, mais a sul, a celebravam no princípio de Março.
Se os Lusitanos e seus parentes indo-europeus da Ibéria vieram de uma região fria da Europa - Europa central, por exemplo - então faz todo o sentido que a celebração de NABIA fosse similar em essência à de OSTARA.
Jantai e/ou almoçai por isso lautamente, caros leitores, e oferecei previamente ao menos um brinde a Nábia, a Júpiter, a Lida... e a outra(s) Deidade do dia, que não conhecemos, de momento...
É de louvar que a banda Sangre Cavallum tenha dedicado uma música a esta Deidade, como a seguir se pode ouvir:
Ainda outra, esta dos jovens Azagatel:
Adenda:
A romana DIANA pode bem ter sido considerada equivalente à lusitana/galaica NÁBIA, no dizer do arqueólogo Cardim Ribeiro, neste seu artigo http://ifc.dpz.es/.../publicaci.../30/23/04cardimribeiro.pdf, do qual retiro o seguinte trecho referente a NÁBIA:
«(...) Porventura estaríamos perante uma deusa triforme — e trifuncional — correspondente ao protótipo indo-europeu que poderemos designar como de tipo Ártemis, ou seja, simultaneamente celeste (sendo a Lua), vinculada à aretê (sendo uma virgem guerreira) e fecunda (a deusa também é ninfa).
Esta divindade, quando consagrada em todas as vertentes da sua complexa personalidade, recebia uma oferenda composta por três diferentes animais, cada qual correspondente a um diferente nível funcional.
É isto que podemos ver, por exemplo, na invocação saguntina a Diana Maxuma, a quem se oferece vaccam, ovem albam, porcam (CIL II2, 14, 292).5
O início da ara de Marecos traduz uma situação basicamente idêntica, constituindo aliás, na nossa opinião, um dos mais sólidos argumentos para se aceitar a hipótese expendida por Melena 1984, 244-245, quanto à inclusão de Nabia no referido arquétipo de deusa trifuncional, em paralelo com Diana e com Ártemis.
Em Marecos a deusa é sucessivamente invocada como: O(ptimae) V(irgini) Co(nservatrici)6 et Nim(phae)7 Danigom, Nabiae Coronae, que recebe vacca(m) bovem; e Nabiae sem quaisquer epítetos, à qual se sacrificou agnu(m). (...)»
A romana DIANA pode bem ter sido considerada equivalente à lusitana/galaica NÁBIA, no dizer do arqueólogo Cardim Ribeiro, neste seu artigo http://ifc.dpz.es/.../publicaci.../30/23/04cardimribeiro.pdf, do qual retiro o seguinte trecho referente a NÁBIA:
«(...) Porventura estaríamos perante uma deusa triforme — e trifuncional — correspondente ao protótipo indo-europeu que poderemos designar como de tipo Ártemis, ou seja, simultaneamente celeste (sendo a Lua), vinculada à aretê (sendo uma virgem guerreira) e fecunda (a deusa também é ninfa).
Esta divindade, quando consagrada em todas as vertentes da sua complexa personalidade, recebia uma oferenda composta por três diferentes animais, cada qual correspondente a um diferente nível funcional.
É isto que podemos ver, por exemplo, na invocação saguntina a Diana Maxuma, a quem se oferece vaccam, ovem albam, porcam (CIL II2, 14, 292).5
O início da ara de Marecos traduz uma situação basicamente idêntica, constituindo aliás, na nossa opinião, um dos mais sólidos argumentos para se aceitar a hipótese expendida por Melena 1984, 244-245, quanto à inclusão de Nabia no referido arquétipo de deusa trifuncional, em paralelo com Diana e com Ártemis.
Em Marecos a deusa é sucessivamente invocada como: O(ptimae) V(irgini) Co(nservatrici)6 et Nim(phae)7 Danigom, Nabiae Coronae, que recebe vacca(m) bovem; e Nabiae sem quaisquer epítetos, à qual se sacrificou agnu(m). (...)»
6 Comments:
Caro Caturo, pela mesma simbologia de fertilidade e ressurreiçao da vida na Pascoa temos os ovos (símbolo do enbriao), as amendoas em forma de ovo cuja arvore irá florir e o coelho também ele símbolo de fecundidade.
A Páscoa é mais uma celebraçao que os católicos nao sabendo nada, roubatam do paganismo. Ao menos q tentassem entender o cristianismo esoterico mas isso nunca ira acontecer pq destruiria a instituição montada em mentiras e violações selvagens q é o q é i cristianismo.
Miguel Alexandre.
O balneário russo no mar Negro Sochi, a sede principal para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, bateu o recorde mundial de esqui de biquíni: mais de 1.000 participantes simultaneamente desceram da encosta da estação de esqui Rosa Khutor
Leia mais: http://br.sputniknews.com/esportes/20160409/4087483/sochi-recorde-esqui-biquini.html#ixzz45Qt3a7ur
A questão da introdução de moeda única no âmbito da União Econômica Euroasiática tem que ser examinada no futuro mais próximo, declarou o vice-primeiro-ministro do Quirguistão, Aaly Karashev.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/noticias/20160408/4072413/economia-uniao-euroasiatca-moeda.html#ixzz45QtyKrgF
«A Páscoa é mais uma celebraçao que os católicos nao sabendo nada, roubatam do paganismo»
Nisto sim, sem dúvida.
Considerando que a Páscoa cristã veio da Páscoa judaica...facepalm
E que sacou elementos ao Paganismo, porque não os conseguia extirpar ou porque resolveu usurpá-los para melhor se implantar no seio do povo...
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