sexta-feira, março 18, 2016

CURDOS SÍRIOS PROCLAMAM CRIAÇÃO DE FEDERAÇÃO DEMOCRÁTICA

Nota: a imagem não é relativa a esta notícia, mostra apenas território curdo no norte da Síria

Curdos sírios anunciaram a criação de uma região federativa no norte da Síria, informou em Joves (17) a agência de notícias AFP.
“A região de Curdistão no norte da Síria adoptou o sistema federal”, disse o representante do Partido da União Democrática, Sihanok Dibo, depois da reunião na cidade de Rmeilan, no noroeste da Síria.
Os participantes da conferência anunciaram a criação do sistema democrático de Rojava e Síria do Norte. O representante do partido em Moscovo, Abd Salam Ali, disse que os limites da região ainda não estão determinados, agora inclui três cantões curdos e algumas regiões vizinhas.
“Entretanto, é possível não determinar os limites porque não visamos separar-nos da Síria. O principal neste sistema é o sistema de administração. O sistema federal é a melhor variante para a Síria. Ainda não foi inventado algo melhor, temos muitos exemplos – a Rússia e a Alemanha – são todas federações. É uma alternativa à ditadura anterior e à guerra civil”, disse Ali.
Damasco considerou ilegal a criação da região federativa. O governo “avisa contra qualquer tentativa de minar a unidade da Síria e a sua integridade territorial”.
A Coligação nacional da oposição síria também não apoiou a ideia.
“As tentativas de criar quaisquer formações ou regiões separadas privam os Sírios de direito de escolha”, diz-se no comunicado da Coligação nacional.
Segundo a Reuters, a Turquia ecoou a posição da oposição síria dizendo que os passos unilaterais que se baseiam na etnicidade são inaceitáveis.
Mais cedo o chefe da missão do Curdistão sírio em Moscovo, Rodi Osman, disse que a decisão sobre a federalização é uma resposta ao facto de que os Curdos não foram convidados para as negociações sobre a paz na Síria que se realizam em Genebra.
A conferência em Rmeilan juntou cerca de 200 participantes de todas as regiões do norte sírio. Representavam Rojava, bem como comunidades árabes, assírios, chechenos, turcomenos e outros de várias cidades sírias. Espera-se que a federação una comunidades nacionais e as suas milícias na luta contra islamistas do Daesh, Frente al-Nusra e outros grupos terroristas.
Há algum tempo, o Curdistão sírio proclamou a autonomia que é dirigida pelo Conselho Supremo dos Curdos. Por causa da guerra no território sírio os curdos estão cortados da parte restante da Síria. Damasco não reconhece a autonomia. Agora o governo de Bashar Assad não tem nenhuma influência na região. O Curdistão sírio é habitado por 4,6 milhões de pessoas, 2,5 milhões delas são da etnia curda.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160317/3844265/Siria-curdos-federacao.html#ixzz43CJsNrMJ

* * *

Merecem, nisto, os Curdos, a solidariedade dos nacionalistas europeus.
Nota: o emblema que acima se vê não é de uma organização nacionalista europeia, embora pudesse sê-lo.



2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Enquanto isso, a nós cá em Portugal e na Europa é-nos exigido que percamos a nossa identidade.

Publicidade de mensagem previsível mas sempre enojadora.

https://www.facebook.com/1070639959622424/videos/1138463662840053/

18 de março de 2016 às 01:34:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Cresce nas redes sociais um movimento convocando manifestações em todo o Brasil pelo fim da Rede Globo. O objetivo é pedir a cassação dos direitos de transmissão da TV dos Marinho. O protesto está agendado para ganhar as ruas no dia 1º de abril em frente aos prédios da emissora no país. A data foi escolhida por ser o Dia da Mentira e a data de início do golpe militar de 1964, apoiado pela Globo. Já há também um abaixo-assinado contra a emissora na internet.

A cassação da concessão de uma emissora é um processo simples, que pode ser feito por qualquer cidadão, instituição ou sindicato, perante a constituição. É feito e protocolado o pedido e enviado a presidente da República ou ao ministério das comunicações e quem dá a palavra final é o ministro das comunicações. Os motivos devem ser descritos e claros, e a decisão não pode ser recorrida.

https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/173619/Movimentos-articulam-ato-contra-concess%C3%A3o-da-Globo.htm

Parece que bastam 1,5 milhão de assinaturas. Se você está cansado das novelas alienantes, do deboche à fé Cristã, da manipulação de informações/jornalismo, da programação de luxúria e sensual, da imposição de ideias errôneas, da perseguição ideológica, entre outros ... é sua chance. Sua e de seus amigos. Repasse.

18 de março de 2016 às 02:05:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home