terça-feira, março 01, 2016

GOVERNO DO ZIMBABUÉ RECUSA AUXÍLIO ALIMENTAR SE ISSO IMPLICAR A ACEITAÇÃO DO CASAMENTO HOMOSSEXUAL

Robert Mugabe já tem uma tradição de aparecer nas notícias por más razões e esta não é excepção. O ditador do Zimbabué, que tem 92 anos e governa o país há 36, deu uma festa de aniversário sumptuosa num país que sofre com escassez de alimentos e que está a tentar reunir fundos para comprar comida – e disse que recusará auxílio se isso implicar aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
No início do mês, Mugabe declarou um estado de calamidade na sequência da seca e o governo pediu a ajuda de empresas e associações de caridade para obter 1400 milhões de euros para comprar comida e salvar da fome quase um quarto da população do país, que tem cerca de 14 milhões de pessoas. Na festa de aniversário, contudo, o Presidente frisou que não aceitaria ajuda caso esta viesse com imposições. “Se a ajuda for dada sob o princípio de que temos de aceitar casamentos gay, então essa ajuda que fique onde está, é ajuda podre, ajuda suja”, afirmou. 
A festa, que decorreu este sábado ao ar livre, começou com 92 balões a serem largados, incluiu bolos gigantescos para milhares de pessoas (um dos quais com o continente africano e uma foto de Mugabe) e um longo discurso do Presidente. Segundo os relatos da imprensa britânica, as celebrações rondaram os 800 mil euros.
No discurso, Mugabe lamentou as más colheitas agrícolas, uma consequência da seca, e assegurou que a população terá alimentos. “Estamos a fazer o nosso melhor para alimentar a nossa nação. Sim, precisamos de mais fundos para comprar [comida]. Seguramente vamos ultrapassar esta fase difícil”, afirmou, segundo o jornal zimbabueano The Herald. “Tenho a certeza de que todos seremos bem alimentados”, acrescentou, já na fase final da intervenção.
Em Fevereiro do ano passado, um outro discurso de Mugabe correu as notícias. O ditador tropeçou e caiu ao descer o último degrau do pódio. O Governo tentou que o deslize não fosse conhecido, mas as imagens espalharam-se pela Internet e acabaram por servir para paródias de todo o tipo.
*
Fonte: http://www.publico.pt/mundo/noticia/mugabe-recusa-ajuda-para-comida-se-isso-implicar-aceitar-casamentos-gay-1724718

* * *

Falta saber quando é que as forças da Esquerda militante vão organizar protestos «espontâneos» diante da embaixada do Zimbabué contra quem «deixa» o seu próprio povo morrer à fome em nome de uma teimosa «homofobia»...