quarta-feira, março 16, 2016

EM PROL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS «VETERANOS» DA ACADEMIA DE COIMBRA CORTAM GARRAIADA

O Conselho de Veteranos (CV) da academia de Coimbra revelou hoje que o programa da garraiada da Queima das Fitas poderá no futuro ser alterado a fim de salvaguardar os direitos dos animais.
Considerada ao longo do século XX como "abraço de Coimbra à Figueira da Foz", a garraiada, com a lide de toiros jovens na arena desta cidade, integra ano após ano o cartaz da Queima das Fitas dos universitários, levando milhares de jovens à Praia da Claridade.
Ainda não foram tomadas decisões, mas o 'dux veteranorum' João Luís de Jesus, que preside aos trabalhos do CV, disse hoje à agência Lusa que estão a ser ponderadas alterações ao programa que possam responder "ao que a sociedade está a questionar" nas actividades tauromáquicas.
João Luís de Jesus disse que o assunto foi abordado recentemente numa reunião promovida pela plataforma cívica "Não Lixes...", dinamizada pelo activista Fernando Jorge Paiva, que nos últimos anos tem procurado sensibilizar os organizadores e participantes da Queima e de outras festas académicas de Coimbra para a necessidade de mudar comportamentos, designadamente ao nível do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, com vandalismo, utilização de palavrões nos cânticos de rua e atentados contra o ambiente, como o lançamento de carrinhos de supermercados no rio Mondego.
O partido Pessoas Animais Natureza (PAN), que participou naquela reunião, anunciou hoje em comunicado que "acaba de abrir um diálogo positivo e construtivo" com o CV, que zela pela aplicação da praxe entre os estudantes da Universidade de Coimbra, sobre as actividades académicas em torno da garraiada.
"A cidade e a academia, à semelhança da iniciativa da sua congénere do Porto, podem também posicionar-se na linha da frente no que diz respeito ao bem-estar e à protecção animal", defende o PAN.
João Luís de Jesus confirmou à Lusa que "houve esses contactos" com os representantes do PAN presentes no encontro, quando "a sociedade está a ver com outro olhar" as actividades tauromáquicas.
Importa "fazer evoluir" o programa da garraiada na Figueira da Foz, com "uma solução para isso que terá de se ponderar", preconizou.
"Coimbra sempre se colocou na vanguarda das grandes transformações socioculturais e avanços civilizacionais vividos em Portugal", realça o PAN, concluindo que as práticas da garraiada colidem com "este quadro de pensamento e de actuação", quando na sociedade surgem "várias posições" contra manifestações de "violência gratuita para com os animais" associadas a eventos académicos.
*
Fonte: http://www.dnoticias.pt/actualidade/pais/574562-veteranos-de-coimbra-admitem-mudar-garraiada-para-proteger-direitos-dos-anim   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)