segunda-feira, fevereiro 08, 2016

OPOSIÇÃO SÍRIA DIZ QUERER INCLUSÃO DOS CURDOS NAS NEGOCIAÇÕES INTERNAS SOBRE O CONFLITO NA SÍRIA

A delegação da oposição síria insiste na inclusão da minoria Curda nas conversações internas sobre o conflito sírio, em Genebra. A informação é de um membro da oposição síria, Qadri Jamil, que conversou com a agência Spunik nesta terça-feira (2).
O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, que estabeleceu um prazo de seis meses para as negociações, que começaram em 29 de Janeiro, não convidou a minoria curda para as negociações internas da Síria.
"Até agora eles não foram convidados, mas a nossa delegação insistirá sobre a sua inclusão nas negociações. Vamos insistir que o enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, os convide", disse Qadri Jamil.
Ele ressaltou que os curdos são uma "parte integrante da delegação da oposição para as negociações". 
A Turquia opôs-se activamente à participação curda no diálogo, citando a sua postura ligando facções curdas sírias aos separatistas curdos no seu sudeste. Entre os países que têm influência no conflito, a Rússia e os Estados Unidos posicionam-se a favor de incluir os curdos sírios nas negociações.
*
Fonte: http://br.sputniknews.com/mundo/20160202/3467038/oposicao-siria-insiste--inclusao-curdos-genebra.html#ixzz3zWnuqIe5

* * *

Curioso - as duas maiores potências do globo dizem querer a inclusão dos Curdos nas negociações, até a oposição síria afina por esse diapasão, mas a ONU faz a vontade à Turquia...
Estarão na verdade os EUA a fazer jogo duplo e a apoiar a Turquia em jogadas de bastidores ou será que o lóbi islâmico já chegou a este estágio de poder a nível internacional?