segunda-feira, fevereiro 01, 2016

GOVERNO PÀF AUMENTOU SALÁRIOS DE ADMINISTRADORES EM CENTO E CINQUENTA POR CENTO

O Governo liderado por Pedro Passos Coelho aprovou em Outubro o aumento do salário de três membros do conselho de administração da entidade reguladora da aviação civil em cerca de 150%.
De acordo com os dados avançados pelo "Jornal de Notícias", na sequência desta decisão do anterior Executivo a remuneração mensal do presidente Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), subiu de 6030 euros para 16.075, o salário do vice-presidente aumentou de 5499 euros para 14.468 euros e o da vogal passou de 5141 euros para 12.860.
Segundo o mesmo jornal, estes aumentos estiveram até agora em segredo apesar de a lei exigir a sua divulgação pública, ao abrigo da lei-quadro das entidades reguladoras, que estabelece que devem ser disponibilizados numa página electrónica dados como o "valor das componentes do estatuto remuneratório aplicado" aos membros dos órgãos entidades reguladoras. O "JN" indica que até esta domingo o site da ANAC não disponibilizava nem aquela informação nem qualquer acta da comissão de vencimentos.
Recorde-se que esta lei não proíbe o pagamento de remunerações desta ordem a membros de entidades reguladoras, mas indica que para a definição destes montantes deve ser levada em consideração "a conjuntura económica, a necessidade de ajustamento e de contenção remuneratória em que o país se encontre e o vencimento mensal do primeiro ministro como valor de referência". Actualmente, o primeiro ministro recebe cerca de 6200 euros.
O jornal recorda ainda que este aumento de vencimentos surge depois de a própria indigitação do Conselho de Administração da ANAC ter assumido contornos controversos. Isto porque as nomeações de Luís Ribeiro (presidente), Carlos Seruca Salgado (vice-presidente) e Lígia Fonseca (vogal) "não agradaram à Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (Cresap) nem à Comissão de Economia e Obras Públicas da Assembleia da República".
*
Fonte: http://expresso.sapo.pt/economia/2016-02-01-Governo-PSD-CDS-aumentou-gestores-publicos-em-mais-de-150   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

Note-se que há até suspeita de corrupção neste caso, conforme aqui se diz: http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-02-01-Salarios-de-tres-gestores-publicos-triplicaram


* * *


Só é possível num país em que o povo se deixa tratar abaixo de cão e que, demitindo-se do seu direito democrático de exigir, aceita passivamente o que a classe política resolva fazer. Desta maneira, a classe política habitua-se a fazer destas e doutras, aumentando o fosso sócio-económico, empobrecendo mais e mais a população enquanto enriquece a si própria ou seus associados da elite reinante.


1 Comments:

Anonymous separatista-50-50 said...

A Política com um Novo Paradigma


-» O CONTRIBUINTE NÃO PODE IR ATRÁS DA CONVERSA DOS PAROLIZADORES DE CONTRIBUINTES - estes, ao mesmo tempo que se armam em arautos/milagreiros em economia (etc), por outro lado, procuram retirar capacidade negocial ao contribuinte!!!
.
-» Mais, quando um cidadão quando está a votar num político (num partido) não concorda necessariamente com tudo o que esse político diz!
-» Leia-se, um político não se pode limitar a apresentar propostas (promessas) eleitorais... tem também de referir que possui a capacidade de apresentar as suas mais variadas ideias de governação em condições aonde o contribuinte/consumidor esteja dotado de um elevado poder negocial!!!
[ver blogs « Concorrência a Sério » e « Fim-da-Cidadania-Infantil »]

2 de fevereiro de 2016 às 21:25:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home