domingo, janeiro 31, 2016

RECONHECIMENTO OFICIAL DE MAIS UM GRUPO RELIGIOSO PAGÃO NOS EUA


Na semana passada, o Templo da Teofania de Atena e Apolo, nova organização religiosa helenista, tornou-se oficialmente numa «entidade legalmente religiosa e incorporada em Washington, D.C.». A fundadora e sacerdotisa Gwendolyn Reece tem andado a trabalhar para isto desde há dois anos, depois de receber instruções das suas Divindades, segundo diz. O processo estrutural não está ainda finalizado, mas o que existe já é visível.
No anúncio público do sucedido, Reece afirma: «Estou a responder a um apelo destes dois Grandes, isto não é sobre mim... estou a trabalhar em estabelecer isto para que me sobreviva.» Conta também que foi na sua segunda visita à Grécia que recebeu de Apolo a mensagem de criar um espaço sagrado em Washington; esta inspiração tornou-se mais clara em Atenas e em Delfos, acrescentando Reece que recebeu «augúrios» em forma de águias. Segundo a sacerdotisa, «Eles [as Divindades] estão muito interessados no nosso mundo. São seres reais e querem-Se relacionar connosco. Têm uma agenda tal como nós temos uma agenda.»
Explica do seguinte modo a razão da escolha do nome da sua iniciativa: «A Teofania era um festival anual em Delfos no qual Apolo retornava da Sua estadia nas terras escondidas e Se fazia directamente conhecido e visível às pessoas. Uma "teofania" é quando uma Deidade Se faz directamente manifesta e visível a um mortal. Apolo escolheu este termo porque Ele e Atena estão a retornar para Se fazerem mais uma vez directamente conhecidos pela humanidade. A Teofania luta para servir estes Grandes, fornecendo estruturas através das quais os mortais possam ter experiências directas com Eles à medida que retornam. Querem estar em relação próxima connosco uma vez mais.»
Segundo a sua exposição dos objectivos do grupo, a Teofania terá três diferentes «linhas de actividade» - ritual público, para o bem da polis ou Estado, trabalho oracular e restauração da tradição filosófica neo-platónica no contexto pleno, pagão, o que pouco ou nada tem acontecido desde que em 529 o imperador Justiniano I fechou a academia de Atenas e o pensamento neo-platónico foi usurpado e absorvido pela Cristandade.
*
Fonte: http://wildhunt.org/2016/01/new-hellenic-temple-theophania-forms-in-nations-capital.html?fb_action_ids=1152230941456806&fb_action_types=og.likes

Sítio internético da Teophania de Atena e Apolo: http://theophaniadc.org/

* * *

De uma maneira ou doutra, ou de todas, a verdadeira religião do Ocidente retorna a pouco e pouco, tendo no seu seio espaço para todo o tipo de pessoas, como convém a uma religião de cariz nacional, mesmo quando não seja entendida como nacional e sim como mera questão de escolha ou inspiração pessoal. O potencial da diversidade está, de qualquer forma, sempre presente.


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo, se ainda nao leste algures por ai, penso que vais gostar deste artigo http://hypescience.com/analises-filogeneticas-sugerem-que-contos-de-fadas-sao-muito-mais-velhos-do-que-se-pensava/

31 de janeiro de 2016 às 23:50:00 WET  
Blogger Caturo said...

Obrigado, já aqui foi publicado: http://gladio.blogspot.pt/2016/01/contos-de-fadas-tem-arcaica-origem-indo.html

mas haverá aqui mais qualquer coisa sobre isso. Obrigado, de qualquer modo. (y)

1 de fevereiro de 2016 às 21:05:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home