quarta-feira, dezembro 30, 2015

CELEBRAÇÃO SOLSTICIAL DE INVERNO EM STONEHENGE







Na velha Albion, cerca de cinco mil pessoas reuniram-se em Stonehenge a 22 de Dezembro para celebrar o solstício de Inverno.

Havia entre os presentes quem celebrasse o evento no local há já trinta anos. 
Dizem os especialistas que o alinhamento de pedras em Stonehenge sugere que o monumento pré-histórico megalítico foi feito por quem dava mais importância à celebração do solstício de Inverno que a à do solstício de Verão. Encontraram-se na área restos ósseos de porcos, o que indica que aí haveria festa importante a meio da estação fria.


O número de pagãos nem Inglaterra e em Gales cresceu mais de noventa por cento entre 2001 e 2011 - de 42533 para 80998, de acordo com números oficiais, isto é, os censos. Os mesmos censos indicam que o número de cristãos no mesmo país decresceu, no mesmo período, de 72% para 59%, correspondendo a menos 4.1 milhões de pessoas.
A especialista em matérias religiosas Elizabeth Oldfield comentou o fenómeno à Sky News: «Para quem foi educado no Cristianismo na atmosfera de uma evolução da cultura - se estiver à procura de algo mais fresco e procura novas opções - então o Paganismo pode ser algo para explorar. Está centrado no indivíduo e é muito uma questão de prática da própria pessoa, da sua própria relação com a natureza e a habilidade para fazer disso o que se quiser. Não há de facto demasiadas regras, nem demasiada estrutura, nem demasiada autoridade.»
*
Fonte: http://news.sky.com/story/1610390/thousands-celebrating-winter-solstice