quarta-feira, dezembro 30, 2015

PRESIDENTE TURCO CONDENA APELO À AUTONOMIA CURDA

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/12/29/erdogan-critica-apelo-a-autonomia-lancado-por-lider-pro-curdo/   (Artigo originariamente redigido sob o acordo ortográfico de 1990 mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)
*
O chefe de Estado turco classifica de “traição” o apelo à autonomia lançado por um dos líderes do HDP, Partido Democrático do Povo.
Recep Tayyip Erdogan não gostou de ouvir Selahattin Demirtas defender a criação de um Estado autónomo para os Curdos, este fim de semana, durante um congresso.
Esta Martes, e antes de partida para a Arábia Saudita criticou as declarações do líder pró-curdo, mas não só.
“Os últimos desenvolvimentos na Síria estão a alimentar a organização terrorista do Partido dos Trabalhadores do Curdistão contra a nossa unidade nacional. O braço armado do PKK na Síria pensa que as YPG, Unidades de defesa do Povo, estão a fazer avanços e querem trazê-las para o nosso país e isto está na origem do último incidente terrorista” afirma Erdogan.
O partido Partido Justiça e Desenvolvimento – do Presidente turco – venceu as legislativas de Novembro, mas precisa do apoio de outras forças políticas – entre elas o HDP- para alterar a Constituição e instaurar um regime presidencialista.
Ancara diz que mais de 200 militantes do PKK foram mortos na sequência da ofensiva militar desencadeada há cerca de duas semanas no sudeste do país.
Sem avançar números, representantes do Partido Democrático do Povo lembram que os confrontos com o exército, também, provocaram a morte de civis.

* * *

É um bom sinal que se fale cada vez mais em independência curda - e que o turco-mor esteja irritado com isso. Pode ser que esteja para nascer do caos ali reinante um novo país indo-europeu que, dada a sua natureza étnica e religiosa, uma vez que inclui uma minoria religiosa significativa de iazidis e até de mazdeístas (seguidores de Zaratustra ou Zoroastro), seria um aliado natural dos Europeus na região. Para um nacionalista europeu isto são evidentemente boas notícias, não só porque parecem indicar um futuro fortalecimento da segurança europeia mas também porque constituiria mais um triunfo do princípio do Nacionalismo: a cada Nação o seu Estado soberano.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

QUEM FORTALECEU A IDENTIDADE CURDA FORAM OS PROPRIOS TURCOS AO GENOCIDAR ELES COMO FEZ COM OUTROS POVOS SOB SEU CONTROLE

30 de dezembro de 2015 às 13:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

OS TURCOS FORAM OS ULTIMOS A ALI CHEGAREM

30 de dezembro de 2015 às 13:36:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

AO GENOCIDAR CURDOS OS CURDOS PERCEBERAM QUE OS TURCOS NÃO VOS CONSIDERAVA COMO PARTE DA NAÇÃO E OBVIAMENTE QUISERAM TER SEU PROPRIO CAMINHO

30 de dezembro de 2015 às 22:19:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home