domingo, março 15, 2015

JIHADISTAS PODEM ESTAR A USAR REDES DE TRÁFICO HUMANO PARA REGRESSAR À EUROPA

As máfias de tráfico humano podem estar a utilizar a Espanha como plataforma para ajudar os jihadistas europeus provenientes da Síria a regressar aos seus países com passaportes e identidades falsas, informa o El País. Esta é a principal conclusão de um relatório policial especial da política espanhola, elaborado no final de 2014, antes dos ataques ao Charlie Hebdo, sobre a luta contra o terrorismo jihadista. O relatório destaca que os benefícios económicos para estas máfias são incomparavelmente superiores do que os relacionados com o tráfico de drogas e suspeita-se que a maioria destes benefícios estejam a ser utilizados para financiar o Estado Islâmico.
A maior parte dos jihadistas utiliza três rotas para entrar na Europa. A primeira é a rota africana, que chega a Melilha, um enclave espanhol no norte de África. A segunda é a rota da América do Sul, que começa na Turquia e Grécia e termina em Espanha, através da Venezuela ou do Brasil. A terceira rota termina no Reino Unido, mas também passa por países europeus. Tal como alerta o diário, trata-se de uma dupla ameaça: a proliferação das máfias de tráfico de pessoas perante a debandada de civis de zonas de conflito e a entrada de elementos terroristas e ex-combatentes europeus que regressam à Europa utilizando as mesmas redes.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.voxeurop.eu/pt/content/news-brief/4896114-jihadistas-usam-redes-de-trafico-de-pessoas-para-regressar-europa

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.minutodigital.com/2015/03/13/video-londres-matan-a-un-adolescente-de-una-punalada-para-robarle-su-bicicleta/

Adolescente morto a facadas para que roubem sua bicicleta. Em Londres.

Nossa, parece notícia do nosso dia a dia aqui no Brasil, mas se trata de Londres. Em Londres matam para roubar bicicleta. Tal qual aqui.

Pode-se pegar quantos elementos do terceiro mundo - entenda-se que este termo e uma forma de escamotear o termo correto para estas pessoas, uma vez que não é o solo que faz a pessoa - e levá-los para a Europa para que eles deixem de serem pobre. Mas não adianta, porque eles mesmos é que são a própria pobreza.

15 de março de 2015 às 23:40:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home