DESCOBERTO MAIS UM TÚMULO CELTA
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://pt.euronews.com/2015/03/06/arqueologos-descobrem-tumulo-de-principe-celta/ - página com vídeo incorporado
*
Arqueólogos franceses acreditam ter descoberto o túmulo de um príncipe celta do século V antes de Cristo na região francesa de Aube, no leste.
A descoberta aconteceu em Outubro mas apenas agora foi revelada.
Os peritos afirmam ser o mais importante achado daquele período desde 1953, quando na Borgonha foi encontrado o túmulo de Grave, face ao tamanho e a quantidade de artefactos preciosos.
* * *
É curioso observar, no curto vídeo da página, que um dos objectos encontrados no túmulo celta do século V - ainda na primeira Idade do Ferro celta, a de Hallstatt - é uma enócoe ou jarra grega, cujos pormenores são descritos nesta página (em Castelhano, paciência, e não tenho tempo para a traduzir): http://terraeantiqvae.com/profiles/blogs/descubren-en-francia-un-excelente-caldero-de-bronce-en-una-nueva-#.VPyprnysW9W. Esta jarra contém uma imagem de Diónisos, Deus helénico do Êxtase e do Vinho. Na página em Castelhano lê-se ainda que o objecto mais impressionante encontrado no montículo, de quarenta metros de diâmetro, foi um enorme caldeirão de bronze, ou grego ou etrusco, decorado com uma representação de Aqueloo, o Deus-rio que na Mitologia atacou em forma de touro o herói Hércules.
O achado confirma o facto de que o contacto mercantil entre o mundo céltico e o Mediterrâneo clássico era já uma realidade nesta época tão recuada, indicando até, segundo diz o texto, um processo de aculturação da elite céltica gaulesa sob influência cultural da civilização clássica. Em busca de escravos, metais preciosos e produtos (incluindo o âmbar), os comerciantes do Mediterrâneo entraram em contacto com as comunidades celtas continentais. Os que dominavam os meios naturais de comunicação, especialmente na zona de interflúvio ou confluência de rios de Loire-Sena-Saône-Reno-Danúbio, beneficiaram deste tráfico, adquirindo as suas elites numerosos bens de prestígio.
15 Comments:
O Imperador Augusto e as suas leis eugénicas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Jus_trium_liberorum#cite_note-4
«The jus trium liberorum, meaning “the right of three children” in Latin,[1] was a privilege rewarded to Roman citizens who had borne at least three children or freedmen who had borne at least four children.[2] It was a direct result of the Lex Iulia and the Lex Papia Poppaea, bodies of legislation introduced by Augustus in 18 BCE and 9 CE, respectively.[3] These bodies of legislation were conceived to grow the dwindling population of the Roman upper classes. The intent of the jus trium liberorum has caused scholars to interpret it as eugenic legislation.[4]»
Os EUA, junto com vários políticos europeus, começaram o conflito ucraniano e a Rússia foi forçada a reagir à situação que surgiu, disse numa entrevista ao jornal austríaco Tiroler Tageszeitung o ex-presidente tcheco Vaclav Klaus.
Leia mais: http://br.sputniknews.com//mundo/20150308/372797.html#ixzz3TsPqv6IZ
O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, atacou esta segunda-feira as críticas sobre a forma como trata os requerentes de asilo, afirmando que está "farto de receber lições" por parte da ONU......Camberra envia os requerentes de asilo que alcançam as suas costas de barco para centros de detenção na ilha de Manus, na Papua Nova Guiné, e para o remoto estado de Nauru, no Pacífico, rejeitando-lhes a possibilidade de se estabelecerem na Austrália, políticas que os defensores dos direitos humanos e dos refugiados condenam.....
“Penso que os australianos estão fartos de receber lições das Nações Unidas, particularmente atendendo ao facto de travarmos os barcos e de ao fazê-lo impedirmos mortes no mar”, disse Tony Abbott, aos jornalistas, quando questionado sobre as críticas....
http://observador.pt/2015/03/09/pm-australiano-cansado-de-licoes-da-onu-sobre-politica-para-requerentes-de-asilo/
http://www.minutodigital.com/2015/03/05/el-parlamento-europeo-elije-a-cecile-kyenge-kashetu-para-dirigir-la-politica-inmigracion-de-la-union-europea/
http://www.minutodigital.com/2014/09/17/musulmanes-cortan-los-pechos-de-las-muchachas-cristianas-secuestrados-en-siria-e-irak/
O Gladius, infelizmente, tornou-se um sítio um bocado sensaborão. A decisão de os comentários estarem sujeitos à tua aprovação prévia matou completamente o debate e transformou o teu blogue num sítio onde vais publicando umas merdas que pescaste nos sítios do costume ou que algum dos leitores (que ainda os tens, incluindo eu) te mandou e também numa caixa de ressonância da direcção do teu partido.
Mas é assim, o blogue é teu, tu fazes o que entendes.
"¿No vemos los franceses que los rusos son hermanos? ¿No vemos lo que les debemos?"
http://actualidad.rt.com/actualidad/168515-francia-rusia-eeuu-resistencia-imperio
Ministro da Defesa da Grécia lança um alerta: "Se eles [os líderes europeus] nos atacarem, iremos atacá-los também a eles". Como? "Uma onda humana vai migrar para Berlim", diz Panos Kammenos.
http://observador.pt/2015/03/10/ministro-grego-se-a-europa-nao-ceder-sera-inundada-por-gregos-e-jihadistas/
Ministro grego: “Se a Europa não ceder, será inundada por gregos e jihadistas”
http://observador.pt/2015/03/10/ministro-grego-se-a-europa-nao-ceder-sera-inundada-por-gregos-e-jihadistas/
O ministro da Defesa da Grécia, Panos Kammenos, diz que todos os dias há novos imigrantes ilegais a chegar ao país e que cerca de 10 mil estão, neste momento, detidos em centros de acolhimento e detenção espalhados pela Grécia. Estas pessoas, entre as quais o líder dos Gregos Independentes diz haver membros da jihad islâmica, podem fazer de Berlim a sua casa dentro de poucas semanas caso a Europa não ceda nas negociações com Atenas.
http://observador.pt/2015/03/10/ministro-grego-se-a-europa-nao-ceder-sera-inundada-por-gregos-e-jihadistas/
Membros do Aurora Dourada vão a julgamento a 20 de abril na Grécia
http://observador.pt/2015/03/09/membros-do-aurora-dourada-vao-a-julgamento-a-20-de-abril-na-grecia/
EUA destacam 3000 militares para exercício da NATO no Báltico
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=5935274&postID=3866401125169033905&page=0&token=1425991202439
«Mas é assim, o blogue é teu, tu fazes o que entendes.»
Que consideres «umas merdas» as notícias e artigos que aqui se publicam, enfim, é uma opinião. Quanto ao resto da crítica é injusta. Se andas aqui há muito tempo tinhas obrigação de já ter percebido que se não houvesse aqui moderação o aborto brasuca enchia todas as caixas de comentários com pelo menos cem bitaites por hora, tornando particularmente difícil qualquer diálogo e desencorajando os leitores de sequer clicarem para ver um só comentário que fosse. Já para não falar das toneladas de publicidade «spam» que aqui vêm parar.
No que toca a ecoar o que diz o PNR, enfim, é novamente uma opinião como outras, incluindo as de quem já aqui veio dizer mui indignadamente que «o PNR diz uma coisa e o Caturo sempre a dizer outra!» ou coisa assim.
«O Gladius, infelizmente, tornou-se um sítio um bocado sensaborão.»
A propósito, onde é que está o teu blogue para vermos como é que se faz?
Caturo, caga no brasuca.
Enviar um comentário
<< Home