domingo, fevereiro 22, 2015

ITÁLIA PÕE TROPAS NAS RUAS COMO RESPOSTA À AMEAÇA DO CALIFADO

Autoridades de segurança italianas disseram que vão colocar 5000 soldados em Roma e outros locais sensíveis e potenciais alvos ao redor do país, depois de o Estado Islâmico ter declarado que vai invadir a capital de Itália e tomar o Vaticano.
Tropas guardarão também escolas judaicas, sinagogas e residências diplomáticas.
No início desta semana, Quilliam, um think tank britânico anti-terrorismo ligado ao CFR, divulgou um relatório afirmando que o Estado Islâmico planeia atravessar o Mediterrâneo do Norte de África e atacar a Europa.
De acordo com o The Telegraph , os combatentes ISIS prometem conquistar a Líbia e usá-la como "porta de entrada" para  tomarem a Europa.
Na quinta-feira o IS disse que vai inundar a Europa com 500.000 migrantes combatentes provenientes da Líbia num ataque "psicológico" contra o Ocidente. As alegações do relatório Quilliam é de que combatentes determinados do ISIS vão fingir serem migrantes em numerosos navios de imigração ilegais que rotineiramente viajam entre a Líbia e na Europa.
Ministro dos Negócios Estrangeiros italiano Paolo Gentiloni disse ao parlamento que ISIS está a vontade a alinhar com as milícias islâmicas na Líbia.
"Existe um risco evidente de uma aliança que está sendo forjada entre grupos locais e o Daesh ou ISIS e é uma situação que tem de ser acompanhada com o máximo de atenção", disse Gentiloni MPs.
"Estamos diante de um país com um vasto território e instituições falidas e que tem consequências potencialmente graves, não só para nós, mas para a estabilidade e sustentabilidade dos processos de transição nos países africanos vizinhos."
"O tempo à nossa disposição não é infinito e estamos em perigo de o perder em breve."
Gentiloni, no entanto, deixou claro que a Itália não deve responder militarmente contra ISIS na Líbia.
"Dizer que estamos na linha de frente não significa anunciar aventuras nem cruzadas", disse ele.
*
Fonte: http://undhorizontenews2.blogspot.pt/2015/02/italia-mobiliza-tropas-temendo-isis.html

* * *

Nada de surpreendente para quem há anos tem prestado atenção às notícias que dão conta do desenvolvimento islamista em todo o mundo.