quarta-feira, novembro 26, 2014

LÍDER DO PNR QUER QUE HAJA MAIS «FIGURÕES» A SEREM JULGADOS

Fonte: http://www.pnr.pt/discursos/inocencia-so-podem-estar-brincar/   (texto a itálico)
*
(...)
Felizmente, no meio de tanta imundice, ainda há juízes com coragem e espaços de actuação livres dos tentáculos dos poderosos.
(...)
deveriam lá estar muitíssimos mais. O país está a saque e as próximas gerações endividadas por culpa de corruptos e ladrões deste calibre. Vamos, então, presumir inocência? Pelo contrário!
Os verdadeiros Portugueses não podem esquecer as trafulhices da Moderna, da Lusófona ou da Independente. Nem os casos danosos do BPP, BPN e BES. Nem as negociatas ruinosas das PPP e das vendas, ao desbarato, a interesses privados ou estrangeiros, de sectores vitais à nossa soberania e economia. Nem os casos de corrupção dos submarinos e de tantos outros que têm vindo à tona nos últimos anos. Fora aqueles que nem sonhamos…
Cabe ao Português comum não presumir inocência, coisíssima nenhuma, dos detentores de cargos públicos que têm pilhado o erário público, imposto sacrifícios e injustiças sociais às actuais gerações, e penhorado as futuras gerações por causa de tanto roubo e corrupção.
Cabe ao Português comum exigir responsabilidades, reclamar a punição de todos os culpados e nunca mais lhes confiar o seu voto!
* * *
Efectivamente os culpados existem e é preciso que sejam castigados. A Democracia exige-o, aliás, quanto melhor funciona a Democracia, mais os dirigentes são vigiados e devidamente punidos caso prevariquem. É mesmo por isso que quanto mais democrático for um país, menos corrupto se torna.