sábado, novembro 29, 2014

É PROVÁVEL QUE OS CÃES COMPREENDAM O QUE OS HUMANOS LHES DIZEM

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2014-11-28-Caes-compreendem-o-que-lhes-dizemos
*

Os cães entendem realmente o significado das palavras de ordem e não apenas a entoação, revela um estudo britânico.

Investigadores da  Escola de Psicologia da Universidade de Sussex fizeram uma experiência com 250 cães para ver como respondiam a comandos de voz, com palavras e entoações diferentes. Concluíram que, tal como os seres humanos, os cães também usam diferentes partes do cérebro para processar o que ouvem.
Victoria Ratcliffe, uma das autoras do estudo publicado esta semana na revista científica  Current Biology,  diz que "embora não consigamos determinar quantitativamente o que os cães percebem do que dizemos, podemos afirmar que reagem tanto às informações verbais como às não verbais que lhes transmitimos e que estas são processadas em diferentes regiões do cérebro".
Analisaram a forma como os cães respondiam à frase do dono "anda". Ao ser dita num tom familiar, os cães usaram o hemisfério esquerdo e viraram-se para a direita, o que indica que reconheceram o que foi dito. Pelo contrário, se a palavra fosse dita com uma entoação ou velocidade diferentes da que estavam habituados, os cães não conseguiram processá-la como se tratasse de um som familiar e olharam para a esquerda.
O co-autor do estudo David Reby explica que "os nossos resultados são interessantes porque mostram que os cães processam o que ouvem nos dois hemisférios do cérebro, tal como os seres humanos".
O cérebro humano "divide" o discurso que ouve em várias partes: o significado das palavras, o tom em que são ditas e as emoções que lhe são transmitidas. O cérebro do cão não é tão complexo, mas é possível concluir que também usa o hemisfério esquerdo para processar o conteúdo da palavra e o direito a entoação.