sexta-feira, novembro 28, 2014

MAIORIA DOS CONSUMIDORES PORTUGUESES DÁ PREFERÊNCIA AO PRODUTO NACIONAL

Seis em cada dez consumidores preferem comprar produtos portugueses, sendo o azeite e o vinho as categorias mais procuradas, com mais de 93% a escolher a produção nacional, revela um estudo sobre hábitos de compra e portugalidade.
O inquérito, coordenado pela professora do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), Helena Martins Gonçalves, vai ser apresentado hoje no Fórum Portugal Sou Eu, onde será feito um balanço dos dois anos de aplicação deste programa que visa valorizar a oferta nacional.
O estudo indica que 59% dos consumidores “tenta comprar produtos portugueses sempre que existam”, 28% preferem comprar portugueses “apenas para algum tipo de produtos” e apenas 13% dizem ser indiferente o país onde é feito o produto.
Em 13 das 17 categorias de produtos mais compradas, a escolha recai sobretudo na produção nacional, com destaque para o azeite e vinho (93,1% versus 0,9% de compras estrangeiras), pão, doçaria e pastelaria (91,3% vs. 1,5%), fruta e legumes (86,6% vs. 3%), peixe, carne e derivados (85,5% vs. 1,8%) e queijo (84,3% vs. 3,4%).
As compras estrangeiras predominam nos artigos electrónicos, ‘software’ e telemóveis (56,5% vs. 2,4%), electrodomésticos (47,1% vs. 7,1%), higiene e cosmética (30,7% vs. 22,9%) e vestuário (28,4% vs. 24,5%).
Quanto à frequência de compra, 53,7% dos respondentes afirmaram adquirir produtos portugueses “muitas vezes”, 26,8% “algumas vezes”, 8,9% disseram não ter essa preocupação, 8,7% declararam comprar “sempre” e 1,9%, “raramente”.
O estudo indica ainda que o vinho, o azeite, o peixe, o pastel de nata/Belém e o bacalhau são os produtos mais associados à “portugalidade”.
O inquérito foi feito por via telefónica e electrónica a pessoas de ambos os sexos, com 16 anos ou mais, residentes no território nacional, tendo sido validadas 1.301 respostas, das quais 52,5% de mulheres, sendo o erro da amostra de 2,7% para um intervalo de confiança de 95%.
O programa Portugal Sou Eu, uma parceria entre o Estado e as associações empresariais, foi lançado há dois anos “com o objectivo de valorizar a oferta nacional”.
Conta actualmente com 2.547 produtos qualificados de 319 empresas aderentes, estando ainda outras 900 empresas inscritas a aguardar a qualificação dos seus produtos. No total, o programa representa já 1.856 milhões de euros em volume de negócios.
O Portugal Sou Eu, que resulta de uma parceria entre o Estado e as associações empresariais contou com um investimento de 3,9 milhões de euros entre 2013 e 2014, dos quais 85% financiados com fundos comunitários, estando neste momento em curso o prolongamento do programa.
O balanço vai ser feito hoje no Fórum Portugal Sou Eu que terá na sessão de encerramento o ministro da Economia, António Pires de Lima, o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.
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Fonte: http://observador.pt/2014/11/27/seis-em-cada-dez-consumidores-dao-preferencia-produtos-nacionais/   (artigo originariamente escrito sob o novo acordo ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
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Bom sinal, surpreendente, num país onde se costuma pensar que a população prefere sempre o que é estrangeiro. Por outro lado não é impossível que a estatística tenha sido feita com especial boa vontade para mostrar bons resultados na sequência da campanha estatal Portugal Sou Eu.


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Na verdade ate ca no merdil os referenciais mores de vinho e azeite sao dai ate nos nomes vinho do porto azeite beira alta galo com cores dai tem ate vinagre com nome do minho..e olha ke o merdil tem o unico vinho semi ekuatorial do mundo com 2 safras ao ano

29 de novembro de 2014 às 03:49:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Bases cubanos disponíveis para russos em 2016

http://port.pravda.ru/desporto/28-11-2014/37683-bases_cubanos-0/

29 de novembro de 2014 às 11:43:00 WET  

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