sábado, agosto 09, 2014

SOBRE A RELIGIÃO NACIONAL DA ABECÁSIA

Ruínas do templo de Lashkendar, na Abecásia


Terá começado nos anos oitenta a revitalização contemporânea da religião nacional abecásia, isto é, o Paganismo abecásio. De acordo com o censo de 2003, oito por cento (8%) da população da Abecásia adere a esta religião. A 3 de Agosto de 2012 o Conselho dos Sacerdotes da Abecásia foi formalmente constituído em Sukhumi. A possibilidade de fazer deste paganismo uma das religiões de Estado foi discutida nos meses seguintes.
Há quem diga que a religião tradicional dos Abecásios nunca foi completamente apagada; círculos de sacerdotes, cuja actividade teria sido mantida em segredo, conseguiram alegadamente transmitir o seu conhecimento tradicional e ritos nos tempos em que o Cristianismo e o Islão começaram a dominar a região e, também, quando os Soviéticos, anti-religião, exerceram o seu poder na área. Nos últimos anos deste domínio comunista, e sobretudo a partir dos anos noventa, com o colapso da União Soviética, a religião abecásia foi ressuscitada pelos esforços conjuntos dos sacerdotes e da população rural a reactivar rituais locais, além dos intelectuais urbanos que apoiaram o Paganismo como parte integral de um despertar da identidade cultural e étnica abecásia. Este retorno religioso ganhou ainda mais força a partir do conflito entre a Geórgia e a Abecásia. De início, alguns abecásios consideraram a guerra como uma espécie de castigo divino por terem negligenciado o culto cristão, mas com o avolumar das tensões mais e mais abecases começaram a associar a Cristandade Ortodoxa aos Georgianos e muitos começaram a rejeitá-la e a virar-se para os Deuses nativos. A vitória da Abecásia no confronto militar com a Geórgia em 1992-3 catalisou este reviver do Paganismo. Muitos abecases acreditam que o seu Deus nacional Dydrypsh lhes garantiu o triunfo. Desde então a religião nativa da Abecásia tem sido protegida pelas autoridades. Representantes oficiais do governo participaram no sacrifício de um touro em Outubro de 1993 realizado para agradecer a Dydrypsh a vitória sobre os Georgianos e desde então tem regularmente tomado parte nos rituais de adoração pagã.
Os mais importantes locais sagrados desta religião são os chamados Sete Santuários da Abecásia, tendo cada um deles o seu próprio clã sacerdotal. Os ritos começaram aí a ser solenemente restaurados nos anos noventa.
O aspecto mais curioso desta paganidade popular é que mesmo muitos dos que dizem cristãos, e até alguns dos muçulmanos, e até mesmo, pasme-se, alguns ateus, têm em casa santuários de raiz pagã e realizam aí oferendas, por vezes em honra de Divindades antigas, tais como o já referido Dydrypsh, bem como Anshchshchyua. É significativo que se oiça um muçulmano a dizer que «Alá é Deus para toda a gente, mas para nós o Deus principal é Dydrypsh, que habita na montanha Dydrypsh-nykha aqui perto.»
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Fontes:
http://www.wlu.ca/documents/6483/Christians_Go_home.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Abkhaz_neopaganism#cite_note-9
http://abkhazworld.com/aw/abkhazians/culture/652-the-religious-situation-in-abkhazia-by-aleksandr-krylov




4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sou contra tourada pra turismo mas a favor de matar touros pra deuses da minha cabeca nussa..

9 de agosto de 2014 às 22:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Por falar em pagãos do oriente médio, jihadistas matam centenas de pagãos curdos que se recusam a converter ao Islão no Iraque:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/08/jihadistas-obrigam-600-mil-civis-iraquianos-fugirem-de-suas-casas.html

10 de agosto de 2014 às 16:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Sou contra tourada pra turismo»

Pois quando os animais são torturados para prazer de uma assistência sádica, como acontece na tourada, eu também sou contra...
Por outro lado, os animais podem ser abatidos sem dor, tanto para consumo de carne como para cerimónias religiosas, como pode bem ter sido o caso neste exemplo da Abecásia. Pelo menos no contexto latino era assim que as coisas se passavam.

De qualquer modo não me lembro de alguma vez ter tido que era a favor do sacrifício de animais na actualidade...

10 de agosto de 2014 às 22:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E mas o texto parece claramente conivente e simpatizante com um renascimento ke engloba praticas primitivas..otimo resgatar o cerne pre cristao mas essa merda de matar animais e dispensavel..o proprio rig veda livro mais antigo da teologia arya parece nao ser a favor de tal

11 de agosto de 2014 às 03:32:00 WEST  

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