segunda-feira, junho 23, 2014

CANADÁ RESTRINGE CONTRATAÇÃO DE TRABALHADORES ALÓGENOS E REFORÇA PRIORIDADE PARAS OS NACIONAIS

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3984934&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas   (texto originalmente redigido sob o novo aborto ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
* * *
As empresas em locais com uma alta taxa de desemprego não vão poder utilizar o programa de trabalhadores estrangeiros temporários, anunciou hoje o governo federal canadiano.
Estas proibições destinam-se a áreas com os salários baixos, como é o caso do ramo da hotelaria, serviços de restauração e comércio de retalho.
Não será permitido às empresas tentar contratar trabalhadores estrangeiros para atingir o limite agora imposto pelo governo. A medida não será aplicável a empresas com menos de dez trabalhadores, ou de curta duração, não renováveis. 
As recandidaturas de contratos de trabalhadores estrangeiros temporários, que sucediam de dois em dois anos, vão passar a efectuar-se anualmente. A taxa da denominada avaliação de mercado do trabalho vai aumentar de 275 para mil dólares (678 euros). 
"O nosso governo tem sido claro quanto aos canadianos terem prioridade nos empregos disponíveis. Estas reformas globais e equilibradas restabelecem o objectivo original do programa de trabalhadores estrangeiros temporários, como o último recurso para os empregadores quando não há canadianos qualificados para ocupar os postos de trabalhos disponíveis", disse o ministro do Emprego, Jason Kenney. 
O governante disse ainda que as alterações vão representar uma significativa redução do número de trabalhadores temporários estrangeiros no Canadá e melhorar a informação no mercado de trabalho, reforçando a aplicação de multas. "Sancionaremos severamente aqueles que infringirem as regras", frisou.  
O governo canadiano também anunciou que vai divulgar no primeiro trimestre de cada ano o nome dos trabalhadores estrangeiros com as candidaturas aprovadas, bem como o nome das empresas com autorização para os contratar. 
A duração do tempo que um trabalhador estrangeiro temporário de baixo salário pode trabalhar no Canadá está a ser reduzida para um total acumulativo de quatro para dois anos.  
O governo também anulou o congelamento de contratação de trabalhadores estrangeiros temporários no sector da restauração.  

Um bom exemplo, sem sombra de dúvida, este que vem do Canadá. Podia e sobretudo devia fazer escola em toda a Europa, tanto pela questão ética da coisa como, até, pelas suas consequências práticas óbvias - redução imediata do desemprego autóctone.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande... Agora que quase metade dos canadianos são não-brancos, restringe-se lá um cado da imigração...

24 de junho de 2014 às 00:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Algo me diz que logo a "solução" proposta pela elite será transformar os "temporários" em cidadãos "permanentes"... Já vimos disso antes...

24 de junho de 2014 às 00:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quase metade dos Canadianos são não brancos? Exagero. Mais de setenta por cento é de origem europeia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Canada#Demographics

24 de junho de 2014 às 02:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois um em 3 se replicando como cancro em um pais ke ha poucas decadas era tipo uma suica de montanhas e bochechas rosadas e bem pouco mesmo..em uma ou duas geracoes viram metade ou mais..

24 de junho de 2014 às 15:25:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home