segunda-feira, maio 26, 2014

NA HOLANDA - DEMOCRACIA DÁ MAIS FORÇA À EXTREMA-DIREITA

Sim, afinal o Partido da Liberdade não só não perdeu posição como até ganhou. O partido do «racista» Geert Wilders, que antes das eleições desagradou à hoste anti-racista quando declarou que era preciso reduzir o número de marroquinos na Holanda. Foi neste partido que o povo votou mais do que votava antes.

Fonte: http://www.publico.pt/mundo/noticia/wilders-o-pai-da-alianca-de-extremadireita-sobe-para-segundo-na-holanda-1637471
O holandês Geert Wilders, que se juntou a Marine Le Pen para lançar a ideia de criar uma aliança europeia de partidos de extrema-direita, parecia ser o grande fiasco destas eleições, quando foram divulgadas as sondagens à boca das urnas, na quinta-feira à noite: teria ficado em quarto lugar, quando o seu Partido da Liberdade, anti-islão e anti-imigração, antes era dado como vencedor. Mas afinal, terá ficado em segundo lugar, ex-aequo com o D66, um partido progressista.
A associação com Marine Le Pen tornou-se tóxica demais para Wilders, disseram os analistas, prevendo que ficaria apenas com três eurodeputados em vez dos cinco previstos, e que a sua aliança extremista ficaria dificultada. Afinal deverá ter quatro.
Além disso, é discutível considerar quem é mais tóxico para quem. Se Marine Le Pen se tem esforçado para limpar a Frente Nacional francesa das associações anti-semitas e do racismo mais descarado do pai, este continua a irromper, imparável – como na semana passada, quando disse que uma epidemia do vírus hemorrágico Ébola poderia resolver os problemas de imigração em França “em três meses”.
Wilders culpou a descida da sua votação na Holanda, que antes das eleições se previa que chegasse aos 34%, aos comentários de Le Pen pai.
Mas o próprio Wilders, cujas declarações activismo anti-islão chocam – e fazem com que viva com segurança 24 horas por dia – pode ter estado na origem de um conflito diplomático com a Arábia Saudita, por causa de autocolantes anti-islâmicos do seu Partido da Liberdade, que têm por base o que parece ser a bandeira daquele país. O ministro dos Negócios Estrangeiros revelou que a Holanda podia ser alvo de sanções sauditas por causa deles.


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quatro? Então caiu afinal, pois tinham cinco. Mas enfim, melhor do que o quarto lugar que se pensou que ficariam antes.

26 de maio de 2014 às 17:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E realmente, está aqui uma notícia. O PVV tinha 5 deputados e agora caiu para 4, mas enfim, ainda não está mau:

http://euobserver.com/tickers/124342

26 de maio de 2014 às 17:37:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home