FILME «HÉRCULES - A LENDA COMEÇA»
«Hércules - A Lenda Começa», película estreada há duas semanas, baseia-se, como o título indica, no mito de Hércules, ou Héracles, para referir o seu nome helénico, o mais popular herói da Grécia. O enredo pende para o fraquito e os últimos dez minutos podiam bem ser sobejamente melhores. O lugar-comum da luta final entre o herói e o maior vilão era perfeitamente escusado, sobretudo quando é especialmente pouco verosímil que um latagão semi-divino capaz de deitar colunas de pedra abaixo com cada braço e usar blocos de pedra como chicote ainda teria dificuldades em enfrentar um maduro já nos seus cinquenta anos e sem qualquer ascendência sobre-humana. Pareceu a seguir que a namorada do herói iria morrer, o que abriria portas para que depois se mostrasse o herói, Hércules, a juntar-se à dita jovem numa vida pós-morte, na imortal bem-aventurança olímpica, pois que é mesmo isso que diz o mito, ou seja, no Olimpo os Deuses dão a Hércules a jovem Hebe, personificação da eterna juventude. Quer dizer, pareceu a mim, o desfecho foi bem mais «terra-a-terra»...
Claro está que se fosse feito um filme sobre o tema a respeitar integralmente a mitologia o resultado seria uma longa-metragem interdita a menores de dezasseis anos... Hércules é bestial, em ambos os sentidos do termo - e tem piada que a palavra conheceu popularmente a mesma evolução, e com basicamente o mesmo sentido, que «brutal», vocábulo mais juvenilmente actual - mata o professor de música porque se irrita ao não saber tocar um instrumento, mais tarde acaba por ter de realizar doze estrondosas tarefas para compensar o crime de num momento de loucura assassinar a mulher e os filhos... Ao saber aceitar as consequências dos seus actos e pagar por elas acabou, no mito, por se tornar útil ao povo. Isto em termos mitológicos. Na Religião, Hércules veio a ser das Entidades mais adoradas no mundo clássico, configurando-se até como o grande símbolo do Paganismo resistindo ao Cristianismo. De qualquer modo, o seu mito dificilmente poderia servir para um filme dito familiar. Sucede que, ao contrário do que vai permanecendo estabelecido, um filme da temática do Fantástico não precisa de ser «familiar», como se viu com o sucesso de «Watchmen» (intitulado «Os Guardiões» em Portugal). Mas pronto, é verdade que convém moderar um bocado a violência quando se quer incutir nas crianças um gosto pelo tema. Isso não desculpa, de qualquer modo, banalidades e pimbalhices.
Recomendo, ainda assim, que se veja o filme, especialmente se se tiver crianças. Diverte, por pouco que seja. E, de uma perspectiva nacionalista, um filme baseado na herança ancestral europeia merece sempre ser visto, desde que, bem entendido, não transmita mensagens contrárias ao ideário nacionalista, é claro que eu teria de dizer isto. No seu todo, «Hércules - A Lenda Começa» é mais positivo que negativo: respeita a Religião helénica (o que não era muito comum nas produções dos anos sessenta, por exemplo), desta feita o mau da fita é que é o ateu (ao contrário do que aconteceu por exemplo com «Tróia») e ao longo de toda a película não parece haver, que me lembre pelo menos, uma cedência à discriminação «positiva» que exige que haja uma carita «de cor» em qualquer filme de brancos...
21 Comments:
Caturo disse...
«(...) ao longo de toda a película não parece haver, que me lembre pelo menos, uma cedência à discriminação «positiva» que exige que haja uma carita «de cor» em qualquer filme de brancos...»
Bolas, por momentos assustaste-me! É que pensei que te estavas a referir a este filme que ainda não estreou:
http://www.imdb.com/media/rm4283222784/tt1267297?ref_=tt_ov_i
Não ver aqui nenhum alógeno teria sido extremamente preocupante! Ehehehe...
Pois, esse é outro, que provavelmente estreia este ano. Eventualmente será muito mais publicitado. Escolherem um samoano para fazer o papel de herói grego é mais uma barracada ianque politicamente correcta, embora nalgumas imagens o dito pareça a modos que sul-europeu, com o cabelo comprido liso disfarça um bocado...
Este comentário foi removido pelo autor.
"http://www.imdb.com/media/rm4283222784/tt1267297?ref_=tt_ov_i"
Pois. Esses olhos orientalizados (puxados) do Dwayne é o que mais deixa este "Hércules" com aspecto não grego (e não branco certamente). Mas com exepção a isto, confesso que até penso que o aspecto dele calhou melhor no papel do herói grego do que este Kellan Lutz, já que o Dwayne é mais forte e mais moreno.
Ó Caturo, e queres tu convenbcer-me a votar no PNR... deves estar mas é maluco.
http://www.youtube.com/watch?v=XHp4Rg-GWHc
E agora, o que é que queres? Aguenta. O partido tem de continuar a existir, no futuro pode mudar, como já mudou antes, e há muita gente no interior do partido que não concorda com isso. Mas para que esta plataforma nacionalista, a única existente e possível, continue a singrar, precisa de votos.
"Pois, esse é outro, que provavelmente estreia este ano. Eventualmente será muito mais publicitado. Escolherem um samoano-africano para fazer o papel de herói grego é mais uma barracada ianque politicamente correcta, embora nalgumas imagens o dito pareça a modos que sul-europeu, com o cabelo comprido liso disfarça um bocado..."
Fixed
African-American male actors
African-American professional wrestlers
American football defensive linemen
His father is of Black Nova Scotian (Canadian) origin
A MÃE QUE É DE SAMOA
NORDS ESTÃO MAIS PERTO DE MEDS QUE ALIENS SUB-NOSTRATICOS
ELES SEMPRE QUISERAM JOGAR OS MEDS NA LAMA
SE VC´S QUE DIZEM LUTAR PELA NOSTRATIA FAZEM O JOGO DELES, ENTÃO NÃO HA MESMO SALVAÇÃO..TUDO VAI ACABAR NO LAMAÇAL PODRE DELES
"Ó Caturo, e queres tu convenbcer-me a votar no PNR... deves estar mas é maluco.
http://www.youtube.com/watch?v=XHp4Rg-GWHc"
Eu ouvi isso em directo e afinal não estava a alucinar, ele disse mesmo isso. Se o PNR não é racionalista então não faz diferença nenhuma e é merda do mesmo saco, de qualquer forma o Caturo tem razão, não havendo melhor tem de se aproveitar a merda que mesmo assim é menos má.
"Pois. Esses olhos orientalizados (puxados) do Dwayne é o que mais deixa este "Hércules" com aspecto não grego (e não branco certamente). Mas com exepção a isto, confesso que até penso que o aspecto dele calhou melhor no papel do herói grego do que este Kellan Lutz, já que o Dwayne é mais forte e mais moreno."
exacto, este é um dos filhos da puta que te anda a lamber a piça.
ahahaha, só os mais broncos é que te apoiam.
Caturo disse...
«Ó Caturo, e queres tu convenbcer-me a votar no PNR... deves estar mas é maluco.
http://www.youtube.com/watch?v=XHp4Rg-GWHc»
Já todos sabemos há muitos anos que há uma corrente minho-timorista no seio do PNR. Mas isso não significa que todos os militantes e apoiantes do PNR pensem da mesma forma.
A questão é que, conforme bem sublinhou o dono deste blogue, se os racialistas se demitirem todos de apoiar o partido e de tentarem impôr a sua corrente no interior do partido, então o PNR acabará mesmo por se transformar num partido 100% minho-timorista.
E depois os racialistas portugueses ficarão sem nada............
É exactamente isso. Às vezes custa a perceber como é que há gente que não percebe o óbvio e depois nasce naturalmente a suspeita de que certas pessoas são estúpidas, ou então têm inveja, isto quando não forem antifas baratitos a fingirem que são nacionalistas para desmobilizar o pessoal. E o que se aplica ao PNR aplica-se igualmente aos demais partidos nacionalistas ou pelo menos anti-imigração que existem pela Europa fora e que, sendo ou não dirigidos por nacionalistas etnicistas, pelo menos constituem uma plataforma para levar a água ao moinho dos Nacionalistas: travar a imigração e desenvolver a consciência identitária, contribuir para tornar a agenda nacionalista socialmente dominante, «mainstream», como actualmente sói dizer-se.
Até nisso és mentiroso, ó meu monte de fezes que atraca de popa. Tu nunca me apoiaste.
"Pois. Esses olhos orientalizados (puxados) do Dwayne é o que mais deixa este "Hércules" com aspecto não grego (e não branco certamente)."
Pois. É o que muitos dizem sobre povos Urálicos, "se não tivessem os olhos puxados até poderiam ser nórdicos" e tals... Como esta mulher Sami:
http://i.imgur.com/KJxww.jpg
Mas certamente que não é bem assim, e um samoano como grego é mas uma deturpação politicamente correcta...
eu vi o HNO na apresentação do MON, que parece ser uma formação mais "adequada" para o pensamento dele, mas pelos vistos o tipo não desgruda do PNR.
de qualquer forma, mesmo que o PNR esteja perdido, pode ser que o movimento que o Mário Machado anda a tentar legalizar, chamado NOS, seja qualquer coisa de jeito.
eu sei que tem lá integrantes do MON, mas não são só eles, nem sobretudo eles.
exacto, este é um dos filhos da puta que te anda a lamber a piça.
ahahaha, só os mais broncos é que te apoiam.
OLHOS PUXADOS ELE DISSE..O OLHO DO NIGGER É AQUELE OLHO NEGROIDIZADO EXCESSIVAMENTE ABERTO TIPICO DESPROPORCIONAL HORRIVEL DE PEIXE MORTO
Enviar um comentário
<< Home