segunda-feira, maio 12, 2014

AURORA DOURADA AUTORIZADA A PARTICIPAR NAS ELEIÇÕES EUROPEIAS

Agradecimentos ao camarada RC por me ter dado a conhecer esta notícia: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3857102
O Supremo Tribunal da Grécia autorizou o partido neonazi Aurora Dourada a concorrer às eleições europeias de dia 25, anunciou o advogado da formação política.
"Esperávamos esta decisão. Tínhamos fé na justiça grega", declarou à AFP o advogado Pavlos Sarakis.
A autorização surgiu apesar de estarem a decorrer investigações criminais contra o partido político, do qual seis juristas, incluindo o líder, se encontram detidos a aguardar julgamento.
Quase todos os 18 juristas do Aurora Dourada estão sob investigação da justiça grega por crimes graves alegadamente cometidos nos últimos dois anos, durante a ascensão do partido.
Segundo a lei grega, os candidatos apenas são impedidos de concorrer a eleições se forem condenados por um crime, não se estiverem sob investigação.
Ainda não há data para o início dos julgamentos.
A lista do partido para as eleições europeias não inclui nenhum dos deputados. Dois dos candidatos são dois oficiais do exército reformados.
O Aurora Dourada é acusado de ataques a opositores políticos e dos homicídios de um migrante paquistanês e de um cantor de 'rap' de esquerda, de nacionalidade grega, no ano passado.
Objectos nazis e fascistas foram encontrados na casa de um responsável do partido, no início deste ano.
O Aurora Dourada afirma-se vítima de perseguição pelo governo de coligação, conservador, liderado por Antonis Samaras, por recear a popularidade do partido.
Para contornar uma possível interdição em relação às eleições europeias, previstas para 18 e 25 de Maio, o partido criou recentemente um partido-irmão, chamado Aurora Helénica, mas já anunciou entretanto que esta segunda estrutura será relegada para segundo plano.
O primeiro-ministro grego defendeu esta semana que o partido neonazi deve ser derrotado através da ideologia e não banido, e insistiu que não tentará influenciar o sistema judiciário sobre esta matéria.
Antes um partido menor na política grega, o Aurora Dourada conquistou popularidade no início da crise da dívida grega, explorando a revolta generalizada contra a imigração e as medidas da austeridade.
O partido conquistou sete por cento dos votos nas eleições nacionais de 2012, mas as sondagens apontam agora para um resultado de cerca de oito por cento, enquanto os principais partidos têm entre 18 a 20 por cento das intenções de voto.

E assim se vai contornando mais uma canalhicezita do sistema, que arranjou um processo sem provas contra militantes do partido, isto segundo o secretário-geral do governo grego, que o confessou em privado, como aqui se viu http://gladio.blogspot.pt/2014/04/na-grecia-secretario-geral-do-governo.html, sem que se provasse que estava a ser forçado a dizê-lo...

Sic itur ad astra, «deste modo se chega à excelência», pela via democrática, até ver. 


2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ah a democracia "autorizou" mas não é a tal aberta a todos??

12 de maio de 2014 às 11:45:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Claro que é. Por isso mesmo é que autorizou... a Democracia triunfou, desta vez.

12 de maio de 2014 às 17:16:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home