quarta-feira, abril 16, 2014

JORNAL ALEMÃO LANÇA PETIÇÃO PARA RETIRAR «TANQUES SOVIÉTICOS» DO MEMORIAL DE BERLIM

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_04_15/Bild-alem-o-pede-para-remover-T-34-sovi-ticos-do-memorial-em-Berlim-1558/
De acordo com o site do jornal alemão Bild, este órgão de imprensa encaminhou ao Bundestag uma petição para retirar os tanques T-34 representados no Memorial aos Soldados Soviéticos, erguido no Tiergarten, no centro de Berlim.
A publicação chama a atenção dos parlamentares alemães para a contradição entre o passado e o presente: referindo-se à actual actuação russa nas fronteiras da Ucrânia, afirma que os tanques soviéticos "não podem estar ao pé do Portão de Brandemburgo, quando os tanques russos estão ameaçando a Europa democrática".

É triste e sintomático que um jornal de entre os maiores do mais poderoso país da Europa Ocidental use ou seja forçado a usar um discurso destes para justificar a retirada de um símbolo que, mais do que alegadamente contradizer uma acção política actual do seu país de origem, constitui, objectivamente, a memória materializada de uma derrota e de uma ocupação por força estrangeira. Esta seria a principal razão para retirar da mais emblemática praça da capital os monumentos alusivos aos vectores de invasão levada a cabo pelo inimigo estrangeiro - mesmo que se achasse que o inimigo tinha ideologicamente a razão do seu lado (que não tinha, digo eu, mas isso é outro assunto). 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu acredito que o mais correto é que esses monumentos sejam retirados de Berlim. É inaceitável que ainda estejam por lá. Não os tanques como tb o símbolo da foice e do martelo que tem nesse memorial, bem como o monumento ao soldado soviético. Tais monumentos devem ser retirados em ambos memoriais em Berlim dedicados aos soldados soviéticos.

16 de abril de 2014 às 19:44:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home