O PENSAMENTO DE D. FRANCISCO DE ALMEIDA CONTRA O IMPÉRIO E A EXCESSIVA PROXIMIDADE COM ALÓGENOS
Carta que o primeiro vice-rei da Índia, D. Francisco de Almeida, escreveu ao rei D. Manuel, um dos documentos mais importantes da história portuguesa:
«Toda a nossa força seja no mar, desistamos de nos apropriar da terra. As tradições antigas de conquista, o império sobre Reis tão distantes não convem. Destruamos estas gentes novas (árabes, afgãs, etíopes, turcomanos) e assentemos as velhas e naturais desta terra e costa: depois iremos mais longe. Se o que queremos são os produtos da Índia, o nosso império marítimo assegurará o monopólio português contra o turco e o veneziano. Imponhamos pesados tributos, exageremos o preço das licenças (cartazes) para as naus dos mouros navegarem nos mares da Índia e isso as expulsará. Que tenhamos fortalezas ao longo da costa mas apenas para proteger as feitorias porq a verdadeira segurança delas estará na amizade dos rajás indígenas por nós colocados nos seus tronos, por nossas armadas defendidos. Substituamo-nos ao turco e abandonemos a ideia de conquista para não padecermos das moléstias de Alexandre.»
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/D._Francisco_de_Almeida
4 Comments:
Inquisição no sul do Brasil. Caça a quem cantar algo que parece racista, mas nunca o foi. Hoje, algo que parece ser já o é por decreto.
http://blogremio.blogspot.com.br
Marcão, de Porto Alegre.
Quero deixar aqui meu agradecimento por este blog existir.
Sempre que posso, leio e isto é fundamental para guiar-me por estas estradas cheias de labirintos que encontro na vida. Aprendi que em certos momentos a discrição é tudo. Minha fé nunca acabou. A chama sempre viverá. Jamais nos matarão.
Marcão de Porto Alegre.
A conquista alexandrina foi responsável pelo desenvolvimento do Helenismo.
Que há de negativo nisso, Caturo?
Negativo foi a tentativa de fusão étnica que Alexandre fez, isso é que foi negativo. Alexandre era um mundialista ou proto-mundialista.
Enviar um comentário
<< Home