quarta-feira, março 26, 2014

NA ÁUSTRIA - PARTIDO ANTI-IMIGRAÇÃO À FRENTE NAS SONDAGENS

Fonte: http://newobserveronline.com/austrias-freedom-party-will-top-may-eu-election-new-poll-shows/
Na Áustria, o Partido da Liberdade Austríaco (Freiheitliche Partei Österreichs - FPO) está, com quarenta e dois por cento de intenção de voto, posicionado em primeiro lugar nas sondagens para as eleições europeias agendadas para 25 de Maio deste ano.
A sondagem parece estar a assustar os partidos do sistema. Alguns observadores dizem que o FPO não atingirá mais de trinta por cento - o que, ainda assim, constitui fortíssima votação.
De notar que nas eleições legislativas austríacas do ano passado o FPO alcançou 21.4% dos votos, e tem quarenta dos cento e oitenta e três assentos do Conselho Nacional, quatro dos sessenta e dois assentos do Conselho Federal e dois dos assentos austríacos no Parlamento Europeu. À Áustria correspondem dezoito assentos neste parlamento europeu, de 751 lugares.
O FPO é membro da Aliança Europeia para a Liberdade (EAF, em Inglês), grupo do Parlamento Europeu, do qual fazem também parte a Frente Nacional francesa, o Partido da Liberdade holandês, o Vlaams Belang («Interesse Flamengo»), os Democratas Suecos, o Partido Nacional Eslovaco e a Liga do Norte italiana.
Uma das sondagens levadas a cabo pelo sistema para perceberem o porquê do voto no FPO indica que em 2013 esta formação partidária recebeu trinta e três por cento dos votos da classe trabalhadora, enquanto o Partido Social-Democrata mais não conseguiu do que vinte e quatro por cento desse mesmo eleitorado.
Outra sondagem, conduzida por um dos maiores jornais de Viena de Áustria, indica que trinta e um por cento dos indivíduos com menos de trinta anos votaram no FPO, bem como trinta por cento dos cidadãos com menos de cinquenta anos. Os dois maiores partidos do sistema - o Socialista e o Conservador - têm apenas a maioria dos votos dos eleitores acima dos cinquenta anos de idade. Este mesmo jornal indica que o FPO teve o apoio de quarenta e nove por cento da classe trabalhadora, trinta e quatro por cento das donas de casa e trinta e cinco por cento dos proprietários de pequenos negócios.
O grande obstáculo do FPO, a chamada «equipa Stronach», parece ter caído por terra depois de o próprio Franz Stronach, milionário austríaco-canadiano já aqui referido, ter retornado ao Canadá.

E assim o FPO, que ficou em tempos algo queimado por ter participado num governo de coligação com os conservadores por estes terem aumentado os impostos, está, novamente, de vento em popa, porque o raio do povo já se sabe como é, quanto mais ouve os Nacionalistas em discurso directo, mais vota no Nacionalismo, motivo pelo qual quanto mais democrático é um regime mais poder dará às forças nacionalistas.