sexta-feira, fevereiro 28, 2014

MAIS DUAS CENTENAS DE ALÓGENOS ENTRAM NA EUROPA PELO FLANCO MAIS A SUL - MELILA

Foi o segundo grande grupo de imigrantes a conseguir passar a fronteira esta semana: 214 pessoas vindas da África Subsariana chegaram esta sexta-feira de manhã ao Centro de Acolhimento Temporário de Melilla, enclave espanhol em Marrocos.
“Houve uma noite de vigilância intensa na fronteira ao longo da qual se foram detectando vários grupos de centenas de imigrantes que pareciam aproximar-se da vala e logo desapareciam”, diz a delegação do Governo no enclave.
Alguns grupos, reagrupados do lado marroquino, lançaram “todo o tipo de objectos, pedras, paus e garrafas contra os agentes da guarda civil”. Há um guarda com ferimentos ligeiros – um imigrante foi detido por ter atingido o agente com um pau – e houve imigrantes tratados a cortes que fizeram nas mãos e nos pés ao passar o triplo gradeamento com sete metros de altura que divide Espanha de Marrocos.
Mais de 300 homens tentaram cruzar a fronteira, 214 conseguiram passar e estão agora no centro de acolhimento – segundo o seu director, Carlos Montero, ouvido pela Rádio Nacional de Espanha, o centro, com capacidade para 480 pessoas, acolhe agora mais de 1300. Montero admitia que o número de chegadas pudesse ir aumentando ao longo do dia.
Enquanto atravessavam a pé a cidade, alguns imigrantes “entoaram cânticos de festejo”, diz o governo local.
A última chegada de um grupo grande de imigrantes tinha acontecido na segunda-feira, quando uma centena de pessoas conseguiu saltar a vala.
As últimas semanas têm sido marcadas por muitas tentativas de entrada de imigrantes em Melilla mas também em Ceuta, o outro enclave espanhol em Marrocos.
No início do mês, pelo menos 15 homens morreram quando tentaram chegar a Ceuta a nadar. A resposta das forças espanholas nesse dia desencadeou uma polémica, com grupos de defesa dos direitos humanos a acusar os agentes de dispararem balas de borracha. O Ministério do Interior proibiu entretanto a Guarda Civil de disparar balas de borracha na fronteira.
As autoridades espanholas consideram que estas tentativas de passagem em grupo em Ceuta e Melilla, as únicas duas fronteiras terrestres da Europa com o Magrebe, são “o método de entrada mais preocupante pelo seu potencial desestabilizador, pela capacidade de provocar alarme social e pelo risco de causar violência”.
Os governos das duas regiões autónomas e o executivo de Madrid já exigiram à União Europeia que se envolva mais nesta situação. Melilla e o Governo de Mariano Rajoy defendem mudanças na lei para permitir as “devoluções imediatas” de imigrantes que conseguem dar o salto. O ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, já propôs a Marrocos accionar “um mecanismo coordenado através do qual se procederia à devolução imediata dos que entrem de forma violenta ou flagrante” nas duas cidades.
A oposição socialista criticou esta intenção e contrapôs com uma proposta apresentada no Congresso para que se retire o arame farpado das duas fronteiras.
De Bruxelas Madrid quer mais cooperação e mais dinheiro. A "imigração ilegal", considerou o Ministério do Interior num comunicado recente, é “um assunto da responsabilidade de todos os membros da UE”. Espanha defende que “os países que sofrem uma maior pressão migratória e que assumem mais responsabilidades” devem contar “com a solidariedade real, política e económica do conjunto” da União.
Segundo o Ministério do Interior, 4235 pessoas entraram de forma irregular em Ceuta e em Melilla ao longo de 2013, números que reflectem um aumento de 48% face ao ano anterior.
Fontes policiais citadas pelo El País estimam que perto de 30 mil pessoas vindas da África Subsariana estejam em Marrocos à espera de poderem entrar na Europa. Os que têm mais meios económicos costumam apostar por pagar a máfias e fazem a viagem de barco, mas a maioria dos que já chegaram a Marrocos deverão tentar passar pelas fronteias dos dois enclaves espanhóis.
Fonte: http://www.publico.pt/mundo/noticia/mais-de-200-imigrantes-entram-no-enclave-espanhol-de-melilla-1626556

E a União Europeia, que faz?
Debilita ainda mais a capacidade de defesa das fronteiras espanholas, fazendo por lhes limitar a capacidade de actuação e até intimidar as suas autoridades, para que os alógenos possam entrar mais facilmente, que é o mesmo que quer a principal esquerda espanhola, que é igual às outras esquerdas todas do mundo, ou seja, quer abertamente contribuir para destruir as mais elementares barreiras defensivas diante do Amado Outro:

A comisaria de Interior, Cecilia Malmström, ha anunciado este miércoles que se reunirá el próximo lunes en Bruselas con el ministro del Interior, Jorge Fernández Díaz, para abordar los incidentes del pasado 6 de febrero en Ceuta -en los que murieron 15 inmigrantes- y ha dejado claro que no dudará en tomar medidas contra España si se confirma que la actuación de la Guardia Civil vulneró la legislación de la UE.
“Primero hay que aclarar lo que ocurrió realmente. Si se ha vulnerado la legislación española, corresponde a las autoridades españolas actuar. Si ha habido una vulneración de la legislación europea -de lo que hay signos- deberemos adoptar las medidas normales. Podría ser un procedimiento judicial”, ha explicado Malmström durante una entrevista a la radio pública sueca.“No dudaré en actuar si la investigación muestra que ha habido una vulneración de las leyes de la UE”, ha resaltado la comisaria de Interior. Malmström ha vuelto a mostrar su indignación por el uso de pelotas de goma contra los inmigrantes que trataban de llegar a Ceuta desde Marruecos.
“No se les apuntó directamente, pero ello creó tal pánico que 15 personas se ahogaron. Esto es, por supuesto, totalmente inaceptable”, ha dicho. Además, la comisaria de Interior ha señalado que los inmigrantes podrían haber solicitado asilo y que España estaba obligada a tramitar cualquier demanda de protección internacional. “Inmediatamente me puse en contacto con las autoridades españolas y pedí una investigación y explicaciones.
Espero que lo hagan. Es un tema que se está debatiendo mucho en España en estos momentos y voy a tener una reunión con el ministro el lunes”, ha apuntado. Ese día se celebra en Bruselas una reunión de ministros del Interior de la UE. Malmström ha explicado que, en su carta de respuesta, Fernández Díaz le ha comunicado que ya se ha iniciado una investigación sobre los incidentes en Ceuta y que espera discutir la cuestión personalmente con ella.
Fonte: http://www.alertadigital.com/2014/02/26/cornuda-y-apaleada-por-europa-bruselas-amenaza-con-sancionar-a-espana-por-los-incidentes-en-ceuta/

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mandei-te o link do video noutro dia mas não meteste no blogue

28 de fevereiro de 2014 às 20:09:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home