MEMÓRIA EUROPEIA - RESTAURAÇÃO DO CULTUS DEORUM EX PATRIA
Palatua
Neste dia em que os Romanos honravam Janus, Deus dos Inícios, Bruma, a Deusa do Inverno, Sol Indiges (culto latino do Sol) e Palatua, Deusa protectora da cidade e dos rebanhos, eventualmente equivalente à lusitana Trebopala, o Imperador Juliano declarou no ano de 361 e.c. a tolerância religiosa, isto é, a permissão de todos os cultos, acabando assim com a perseguição estatal ao Paganismo; declarou também a restauração do culto aos Deuses Nacionais (Cultus Deorum Ex Patria), iniciando assim um curto período de florescimento religioso europeu.
Esta data é pois duplamente simbólica naquilo que mais fundamentalmente caracteriza o Ocidente - dum lado, a diversidade religiosa, do outro, o culto das suas Deidades ancestrais.
Os cristãos, entrincheirados no poder político desde Constantino, tinham imposto a sua religião em todo o Império, e Juliano, enquanto teve de dividir o Império com o seu primo, Constâncio, ocultou a sua preferência pelo Paganismo. No entanto, em 360 e.c. os Gauleses e Germanos do exército romano estacionado na Gália incitaram-no à revolta e, tendo-o em grande consideração, ergueram-no contra Constâncio, que nesse momento se encontrava na parte oriental do Império.
Assim que se tornou no único Imperador de Roma, Juliano proclamou a restauração da religião ancestral.
Viria a morrer no ano de 363, em combate contra os Persas. Pensam uns que terá sido atingido por um dardo persa; acreditam outros que quem o assassinou foi um dos cristãos do seu próprio exército, pois que nem todos os soldados romanos eram pagãos.
Juliano marchou contra a corrente. Numa época em que a moda era a cara rapada, Juliano usava barba, à maneira dos antigos filósofos, como o imperador Marco Aurélio... Num mundo progressivamente dominado pelo credo do crucificado, ele ousou restaurar os cultos antigos. Homem de grande cultura, recebeu na sua infância os ensinamentos, quer dos cristãos, quer dos pagãos, e sempre preferiu estes últimos. Situava-se, filosoficamente, no âmbito neo-platónico, com influências do estoicismo.
Após a sua morte os cristãos retornaram ao poder, e a força da cruz oriental só voltou a ser abalada em 394, ano da revolta de Arbogast, general de origem franca que levou Eugenius ao poder, embora por pouco tempo.
A filosofia deste imperador amaldiçoado pelos cristãos como apóstata pode condensar-se nas seguintes palavras: «A primeira coisa que devemos ensinar é a reverência aos Deuses. Porque é apropriado que nós façamos o nosso serviço aos Deuses como se Eles próprios estivessem presentes em nós e nos contemplassem, e, mesmo que não sejam vistos por nós, podem dirigir o Seu olhar, que é mais poderoso do que qualquer luz, tão longe quanto os nossos pensamentos mais profundos».
Para quem quiser ler algo sobre o percurso deste imperador, há esta valiosa página. E aqui podem ler-se alguns dos textos religiosos escritos por Juliano - duas orações.
Recomenda-se também, vivamente, o romance histórico «Juliano», de Gore Vidal.
20 Comments:
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/portugal-privilegia-religiao-discrimina-ateus-livres-pensadores
LINCE IBÉRICO REINTRODUZIDO EM PORTUGAL EM 2014
O lince-ibérico deverá ser reintroduzido em Portugal já no próximo ano. A primeira libertação, no nosso país, de exemplares desta espécie ameaçada nascidos em cativeiro deverá ocorrer no primeiro semestre de 2014, provavelmente no Alentejo, de acordo com informações avançadas pelo Governo esta quinta-feira. À margem do 3.º Seminário Internacional sobre Coelho Bravo e 1.º Seminário LIFE+ Iberlince, que estão a decorrer até ao dia de hoje no Baixo Alentejo, Miguel Castro Neto, secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, disse à Lusa que estão a ser estudadas "diferentes localizações para perceber qual será a melhor para libertar em Portugal o lince-ibérico no primeiro semestre de 2014". Esta libertação acontecerá no âmbito do programa luso-espanhol de conservação da espécie e, segundo Castro Neto, será a "primeira vez" que são reintroduzidos no habitat natural animais nascidos em cativeiro no nosso país. A região "mais provável" para acolher os animais será o Alentejo, antecipou o governante, que afiançou que a libertação deverá acontecer, eventualmente, na Zona de Protecção Especial de Mourão/Moura/Barrancos, visto que se trata de "uma área histórica de ocorrência e com bastantes condições para a reintrodução da espécie em Portugal".
As ironias da vida têm-me levado a tomar posições em defesa da memória de Álvaro Cunhal. Deus sabe que nunca fui um reverenciador nem um sacerdote. Além de Deus, há mais quem saiba, e de bem perto. E também conheça as posições privadas e públicas que tomei, a seu tempo, e que não enjeito, sobre essa figura histórica e algumas das suas decisões. O que me tem movido não é a vontade de acorrer a uma trincheira que não é a minha e que tem muito quem a defenda, melhor ou pior que eu. Indigna-me é o ataque soez, cheio de despeito, a pequena calúnia dos medíocres que nunca lhe suportaram os rasgos heroicos, nem a excelência das suas qualidades. a insinuação rasteirinha ditada pelo ressentimento. Álvaro Cunhal foi uma figura humana falível e vulnerável ao erro como todos nós. Mas não merece (não merecemos) este coro repisado de mesquinha malevolência.
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/britanicos-sentem-se-enervados-pela-presenca-de-muculmanos-em-igrejas-anglicanas-2779/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/Gra-Bretanha-reconheceu-a-cientologia-como-religiao-3320/
http://portuguese.ruvr.ru/2013_12_12/Puitn-R-ssia-n-o-permitir-supremacia-militar-sobre-ela-1532/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/na-catalunha-foi-marcada-data-do-referendo-sobre-independencia-3149/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/instituto-de-munique-reeditara-livro-de-hitler-7323/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/Putin-revelou-a-principal-prioridade-da-R-ssia-no-s-culo-XXI-0888/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/Putin-contrapos-valores-tradicionais-a-trevas-caoticas-3835/
http://portuguese.ruvr.ru/2013_12_12/Presidente-da-Ucrania-quer-assinar-acordo-com-a-UE-7124/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/Putin-pela-primeira-vez-desde-1991-R-ssia-registra-crescimento-natural-da-popula-o-1190/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/Putin-R-ssia-n-o-imp-e-o-seu-protetorado-3633/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/autoridades-espanholas-proibirao-a-catalunha-referendo-sobre-independencia-0404/
http://portuguese.ruvr.ru/news/2013_12_12/Israel-suspende-migra-o-de-bedu-nos-5551/
O papa Francisco é simpático, até, mas a Igreja Católica está morta.
https://www.youtube.com/watch?v=XlIBYtodrUI#t=48
Caturo, os Clannad são celtas?
Obrigado.
Sim, são, obviamente.
Essa de discriminar ateus sempre senti.
Sou Gnóstico voltado para as religiões antigas, desprezo a Igreja e as suas especulações teológicas, adoro o paganismo e o taoísmo, gosto de algumas coisas do judaísmo (aproveita-se a Cabala) e do sufismo, mas ICAR?
Sempre cantei aos quatro ventos a minha opção e sempre fui visto e tratado como um louco.
Portugal é um país estranho, 90% da população diz-se católica mas praticantes quantos são? Quase ninguém.
A religião ou se leva a sério ou não se tem nenhuma.
Pois, mas aqui é tudo assim. Curiosamente lembro-me de ler uma entrevista a uma jovem alemã a viver no Bairro Alto que disse que «os Portugueses fazem tudo a fingir». Em Portugal, a sociedade, pelo menos a urbana, senão também um pouco a rural (que é cada vez menor) está fortemente dessacralizada.
Enviar um comentário
<< Home