segunda-feira, outubro 07, 2013

MUTAÇÃO GENÉTICA DE HÁ TRINTA OU CINQUENTA MILÉNIOS ESTARIA NA ORIGEM DA COR ALVA DOS POVOS DA EUROPA MERIDIONAL

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=3459036

Uma mutação genética ocorrida há entre 30.000 50.000 anos, depois da saída do 'homo sapiens' de África, pode ser a causa de os homens do sul da Europa terem a pele clara, revela um estudo.
A investigação, dirigida por Santos Alonso, da Universidade do País Basco (UPV/EHU), e com base em mais de 1.000 pessoas de diferentes zonas de Espanha, foi publicada na revista Molecular Biology and Evolution, informou hoje a universidade.
Os autores do trabalho explicam que o facto do ser humano ter uma pele mais ou menos escura e uma determinada cor de cabelo é determinado, em parte, pelo gene MC1R, cuja evolução no sul da Europa foi estudada pelos cientistas.
Aquele gene, que regula a síntese da melanina, é muito mais diversificado nas populações euro-asiáticas do que nas africanas.
Segundo o estudo, duas forças evolutivas actuaram sobre o gene MC1R no caso dos europeus do sul, uma pressão selectiva que tende a eliminar as mutações e uma mutação, a V60L, associada à pele clara e aos cabelos louros ou ruivos.
Os investigadores calculam que a mutação surgiu há 30.000-50.000 anos, ou seja, depois da saída do 'homo sapiens' de África e que a mudança pode ter sido muito benéfica para a adaptação ao novo ambiente, dado que a pele clara facilita a síntese da vitamina D, o que é necessário num meio onde a radicação ultravioleta é menor, em comparação com África.
«Os nossos dados reforçam esta ideia, mas deve continuar-se a investigar», disse Santos Alonso, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.
No entanto, a mutação também está associada a uma maior susceptibilidade ao melanoma, o tipo de cancro de pele mais perigoso.
«A vitamina D é necessária para o crescimento, é muito importante para a mineralização óssea adequada e o desenvolvimento do esqueleto, enquanto o melanoma é uma doença que aparece no período pós-reprodutivo», disse a investigadora Saioa Lopez.
Indicando que «a evolução parece favorecer a despigmentação à custa de um maior risco de sofrer de melanoma», a cientista considerou ser este «o preço a pagar para garantir a sobrevivência da (nossa) espécie».

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O escritor português José Luís Peixoto foi assaltado e agredido numa das ruas de Bissau, capital da Guiné-Bissau, ao princípio da noite de domingo, contou à agência Lusa o autor, que sofreu um ferimento ligeiro no rosto.


http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=3462840

7 de outubro de 2013 às 20:01:00 WEST  
Anonymous Sátiro said...

As teorias do Eu Socializado afirmam que a auto-imagem de uma pessoa não precisa ter relação com factos objectivos. Supondo que esta afirmação foi corroborada empiricamente por estudos científicos, a Filosofia pode questioná-la alegando que a formação social de uma tal auto-imagem pode facilmente colidir com a realidade objectiva. Assim, por exemplo, os pais que dizem que os seus filhos são lindos quando na verdade são feios estão a contribuir para a desgraça futura dos seus filhos: a maquilhagem estereotipa a beleza e esconde a fealdade sem a liquidar. Assistimos assim à produção em série de barbies, todas iguais umas às outras. Mas há uma consequência mais perigosa, de resto bem evidente em Portugal: a conspiração dos burros, cujas auto-imagens são reforçadas em rede fechada, contra as pessoas dotadas de dons objectivos! A auto-imagem sem suporte objectivo é uma ilusão perigosa...

7 de outubro de 2013 às 21:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

a 50 mil anos atras o planeta terra(incluindo a africa ) estava sob um extremo glacial,dado que sob estas condições a cor de pele nos humanos mais propícia para garantir a perpetuação da especie é a alva.logo, a teoria que os primeiros humanos eram de cor de pele escura não passa de falacia politicamente correta!

9 de outubro de 2013 às 00:11:00 WEST  
Blogger Unknown said...

a 50 mil anos atras o planeta terra(incluindo a africa ) estava sob um extremo glacial,dado que sob estas condições a cor de pele nos humanos mais propícia para garantir a perpetuação da especie é a alva.logo, a teoria que os primeiros humanos eram de cor de pele escura não passa de falacia politicamente correta!

o clima podia ser mais frio, mas no que isso altera o uv em baixas latitudes?..mais dias nublados?..duvido que um cromagnideo possa surgir no congo

9 de outubro de 2013 às 18:55:00 WEST  
Blogger Unknown said...

ate por que eles se baseiam em locais de geologia que preservam melhor fosseis e o homeland real-original nem sempre tem condições geológicas propicias a preservação

9 de outubro de 2013 às 18:56:00 WEST  
Blogger Unknown said...

além do mais no yt tem "humanoides" de 4 milhões de anos da época do chimpanzé..ou seja, eles sofismam claramente pre-humanoides arcaicos com humanoides a serio..antes do cromagnideo não haviam humanoides a serio, só proto-pigmoides, erectus eurasiáticos e neandertais e os neandertais ate tinham cérebro superior ao dos proto-pigmoides

9 de outubro de 2013 às 18:57:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home