segunda-feira, outubro 21, 2013

MATANÇA DE ANIMAIS NA DINAMARCA PROSSEGUE...

Persiste nas Ilhas Faroe, politicamente pertencentes à Dinamarca, a tradição, com mais de mil e duzentos anos, da matança das baleias quando estes primeiro se aproximam da costa, na Primavera. Nesta ocasião toda a população local se prepara para a festa, que se realiza ao ar livre e leva à chacina de mil a dois mil e quinhentos animais, de modo tal que as águas da baía ficam tingidas de vermelho.
Constitui este ritual uma espécie de iniciação dos jovens do sexo masculino na idade adulta.
Argumentam os defensores da tradição que se trata antes de mais nada de uma questão de tradição, além de oferecer utilidade à população, que vive muito mais da pesca e portanto da caça aos animais marinhos do que da agricultura ou qualquer outra actividade económica.
Argumentam contra tal posição os que defendem os direitos dos animais, salientando a crueldade e demora do método de abate dos animais, e fazendo notar que há muito o próprio ministro da Saúde dinamarquês avisa publicamente contra o eventual consumo de carne de baleia, por se considerar que esta já possui elevadas doses de mercúrio e outras substâncias altamente nocivas ao organismo humano...
É provável que quem se opõe à continuidade deste costume tenha razão na sua argumentação. Mas já se sabe como a impunidade sanguinária constitui sempre uma tentação, que só a lei férrea pode contrariar.



1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma tradição herdada dos Vikings.

22 de outubro de 2013 às 06:47:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home