terça-feira, setembro 17, 2013

PARTIDO NACIONAL DEMOCRATA ALEMÃO MANDA A POLÍTICOS IMIGRANTES CARTA DE DESPEDIDA E «BILHETE» DE VOLTA PARA CASA



NPD afirma que a influência política de migrantes pode ser considerada "crime"; agremiação costuma ser associada ao nazismo.
Candidatos de origem migrante que disputam as eleições para o Parlamento alemão estão recebendo cartas do partido de extrema-direita NPD (Partido Nacional Democrata Alemão) com ameaças e uma “passagem de volta” para o lugar de “onde vieram”. A carta foi divulgada na página do Facebook do presidente regional do partido em Berlim, Sebastian Schmidtke.
Segundo o jornal Der Tagesspiegel, diversos políticos do Partido Verde já receberam a correspondência. Nela, o NPD afirma que chega a ser “crime” a influência deles na política alemã.
“Seu caso de imigração entre os alemães (...) poderia ser considerado crítico. A sua influência política no grupo étnico dos alemães poderia ser talvez considerada crime, pois é proibido manipular os estados físicos e mentais de um grupo étnico, diz o texto.
A carta é acompanhada de uma “passagem de volta” da Alemanha para “casa”, com embarque “imediato” e “sem escalas”. A empresa aérea do ticket falso chama-se "Rückflug Airlines" (Linhas Aéreas Voo de Volta).
“Migrar também é emigrar”, continua a carta. “Vemos aí uma solução prática. (…) Nós preferimos que o senhor se mude emigrando.“ O final do texto ainda abusa da ironia. “Com a sua emigração, o senhor passaria de migrante para filantropo. (...) Desejamos tudo de bom para o resto da sua vida e, em todo caso, um óptimo voo para casa!”
Segundo o Tagesspiegel, o director do Partido Verde na cidade, Daniel Wesener, denunciou o facto à polícia e ao Ministro do Interior de Berlim e pediu providências.
O NPD já foi investigado várias vezes por conta de suas posições que se aproximam do nazismo (corrente com a qual o partido nega qualquer relação). No mês passado, a agremiação provocou polémica ao apoiar abertamente o fechamento de uma colónia de refugiados num bairro da periferia de Berlim. A polícia precisou ser chamada para evitar uma invasão ao prédio.

Surpreende pela positiva, o NPD, ao enunciar um princípio fundamental da salvaguarda identitária, ainda que o faça em linguagem aparentemente extremada - efectivamente, a influência de gente de um grupo étnico sobre outro grupo étnico no sentido de enfraquecer as barreiras identitárias deste último pode ser considerada como uma infiltração de carácter hostil, sendo ou não propositadamente hostil, mas tendo, indubitavelmente, um efeito negativo, desagregador, em última análise destruidor, sobre a etnia infiltrada.