segunda-feira, julho 22, 2013

LEMBRAR A BATALHA DO CERCO DE BELGRADO - MAGNA VITÓRIA EUROPEIA CONTRA O ISLÃO

O cerco de Belgrado de 1456 teve lugar no curso da expansão do Império Otomano através dos Balcãs. Após a queda de Constantinopla, em 1453, o sultão otomano Murad II reuniu os seus recursos com o objectivo de subjugar o Reino da Hungria. Para tanto, precisava de conquistar a cidade fortificada de Nándorfehérvár (actual Belgrado), na confluência dos rios Danúbio e Sava. João Corvino (János Hunyadi), um nobre húngaro com grande experiência militar, era o encarregado da defesa da cidade. Na hora mais crítica, milhares de camponeses cristãos, transformados em cruzados pelas pregações do monge franciscano João Capistrano vieram socorrer a cidade.
No dia 15 de Julho João Corvino conseguiu abrir um caminho através do bloqueio fluvial à cidade, garantindo a chegada de reforços aos sitiados.2 Durante a noite do dia 21 para 22 a guarnição conseguiu resistir ao assalto das forças otomanas, que tentavam tirar proveito das brechas abertas nas muralhas pelo fogo de sua artilharia. O assédio acabou por se transformar numa grande batalha durante a qual um contra-ataque cristão varreu o acampamento otomano, compelindo o sultão Murad II (ferido) a levantar o cerco e recuar.

O que entretanto é curioso é que, como informa a Wikipedia em Inglês, os referidos camponeses arregimentados por João Capristano escaparam ao seu comando, bem como à liderança de János Hunyadi, e, na gana do ataque e do saque, aterrorizaram o Turcalhame, que fugiu então em debandada: