terça-feira, março 05, 2013

PORTUGUESES NOS EUA NÃO QUEREM SER DADOS COMO «HISPÂNICOS»

Agradecimentos a quem aqui trouxe esta página http://survey.constantcontact.com/survey/a07e72knw3jhd9t907i/results a mostrar os resultados de uma sondagem feita nos EUA à comunidade portuguesa sobre se esta achava bem ser incluída entre os Hispânicos. Note-se que, em termos meramente utilitários, haveria para estes emigrantes portugueses alguma vantagem em serem considerados como hispânicos, ou seja, como parte de uma minoria étnica, usual e cada vez mais protegida e privilegiada, no espírito da discriminação positiva. Convém a este propósito recordar que, como já aqui foi dito, os Sírios nos EUA, que lutaram durante anos para serem considerados como brancos, no tempo em que ser branco era útil, exigiram mais recentemente deixarem de estar incluídos entre os brancos...
Ainda assim, os portugueses nos EUA, apesar de muitos deles terem consciência de que, literalmente falando, até são hispânicos, porque os Hispânicos são simplesmente os autóctones da Hispânia ou Ibéria (Hispânia é o topónimo usado pelos Romanos, Ibéria é topónimo helénico), ainda assim não quiseram ficar no rol dos que os ianques, por ignorância e/ou desinteresse pela Europa, costumam dar como designação dos mestiços e afins da fronteira com o México para baixo.
 
Um louvor aos emigrantes portugueses nos EUA é devido, qualquer que seja a decisão dos ianques a respeito do tema. E que, se puderem, retornem ao seu país de origem, que em Portugal é que os Portugueses são soberanos e não dependem da classificação étnica de ninguém.