quarta-feira, janeiro 30, 2013

MUSSOLINI RECEBEU APOIO DO REINO UNIDO

Uma notícia de há alguns anitos mas que continua a ter algum interesse: http://www.guardian.co.uk/world/2009/oct/13/benito-mussolini-recruited-mi5-italy
No Reino Unido, documentos arquivados mas revelados em 2009 indicam que Benito Mussolini, o criador do Fascismo e líder da Itália fascista, um dos pilares das Forças do Eixo, começou a sua caminhada na política em 1917 com o auxílio de uma espécie de salário semana de cem libras... pago pelo MI5, o famoso serviço secreto britânico.
O italiano era nessa altura um jornalista de trinta e quatro anos, aparentemente apostado em ajudar a Itália a continuar a lutar ao lado dos aliados na I Guerra Mundial publicando propaganda no seu jornal, o Il Popolo d'Italia. O seu salário foi autorizado por Sir Samuel Hoare, parlamentar e representante do MI5 em Roma, dirigindo um grupo de cem agentes da inteligência britânica em Itália.
Segundo diz o historiador de Cambridge Peter Martland, «o aliado menos confiável do Reino Unido na guerra da altura era a Itália, depois de a Rússia revolucionária sair do conflito. A Mussolini pagaram-se cem libras por semana desde o Outono de 1917 pelo período de um ano para que se mantivesse a campanha pró-guerra - o equivalente a seis mil libras por semana na actualidade

E seis mil libras, cambada leitora, é bem mais de seis mil euros...

Mussolini, para além de garantir a Hoare que continuaria a publicar propaganda a favor da continuação da Itália na guerra, também mandaria os seus veteranos do exército espancar os protestantes pacifistas em Milão, veteranos estes que seriam os precursores dos Camisas Negras, espécie de tropa urbana fascista. Segundo Martland, «a última coisa que a Grã-Bretanha queria eram greves pacifistas que paralisassem as fábricas em Milão. Era muito dinheiro para pagar a um jornalista, mas comparado com o dinheiro que a Grã-Bretanha estava a gastar na guerra diariamente, eram trocos.» Martland alvitra ainda, embora admitindo não ter provas, que Mussolini, conhecido mulherengo, gastou muito desse dinheiro com as suas amantes.
Depois do armistício, Mussolini começou a sua caminhada para o poder, alegadamente auxiliado por fraude eleitoral e violência dos Camisas Negras, tendo assim vindo a estabelecer a sua ditadura fascista em meados dos anos vinte.

O mais surpreendente é que o auxílio britânico a Mussolini não parou por aí...
´
Efectivamente, Mussolini voltou a contactar com o seu financiador em 1935. Hoare, que era então o secretários dos Negócios Estrangeiros, assinou o pacto Hoare-Laval, que concedia à Itália o controlo sobre a Abissínia. Martland diz, a propósito, que enquanto não há razões para presumir que Mussolini e Hoare fossem amigos, o que parece verdade é que o político inglês tinha grande afeição pela nação italiana.
O pacto Hoare-Laval tornou-se impopular no Reino Unido, forçando Hoare a demitir-se. Mussolini construiu entretanto a sua aliança com a Alemanha de Hitler, entrando na II Guerra Mundial em 1940, mas dessa feita contra os Aliados, como se sabe.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nao me surpreenderia! Mussolini asam como Franco e Salazar era verdadeiras fraudes! Alem de nao terem apoiado a Alemanha firmemente ainda era araciais! Foram vacilantes ambíguos, traíram e abondonaram a Alemanha. Nunca fizeram nenhuma consideração sobre raça, estirpe e etnia.....

31 de janeiro de 2013 às 00:07:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Alem de nao terem apoiado a Alemanha firmemente ainda era araciais!"


sim, pelo menos o Salazar e o Franco eram.
já o Mussolini, dou de barato que era mais racializado, mas nunca com o mesmo rigor e determinação da Alemanha NS.

é injusto dizer que Mussolini não apoiou a Alemanha, já o Salazar e o Franco é justíssimo, andaram ali na corda bamba, em cima do muro e a fazer jogo de cintura...e, no fundo, no fundo, eles sentiam-se diferentes e distantes da Alemanha NS.

31 de janeiro de 2013 às 18:32:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«Nao me surpreenderia! Mussolini asam como Franco e Salazar era verdadeiras fraudes! Alem de nao terem apoiado a Alemanha firmemente ainda era araciais! Foram vacilantes ambíguos, traíram e abondonaram a Alemanha. Nunca fizeram nenhuma consideração sobre raça, estirpe e etnia.....«

Isso não é verdade. Eram nacionalistas e estiveram do mesmo lado sobretudo na Guerra Civil espanhola (vai te informar), mas também na 2º guerra mundial. Ainda nem o o adolfo pensava chegar ao poder já o dux italiano falava da importância de preservar a identidade europeia. E todos fizeram considerações.

31 de janeiro de 2013 às 20:54:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

"Isso não é verdade. Eram nacionalistas e estiveram do mesmo lado sobretudo na Guerra Civil espanhola (vai te informar), mas também na 2º guerra mundial. Ainda nem o o adolfo pensava chegar ao poder já o dux italiano falava da importância de preservar a identidade europeia. E todos fizeram considerações."


«In the sixteen years of Benito Mussolini's dictatorship prior to this, there had not been any race laws»

http://en.wikipedia.org/wiki/Manifesto_of_Race

1 de fevereiro de 2013 às 11:13:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home