terça-feira, dezembro 11, 2012

RECORDANDO UMA DAS PRIMEIRAS CLASSIFICAÇÕES RACIAIS MODERNAS

O sueco Lineu foi dos primeiros a estabelecer uma classificação das raças, que a seguir se lê:
 - Americanus: vermelho, colérico, direito; cabelo preto, liso, grosso; narinas largas, barba escassa; obstinado, alegre, livre; pinta-se com finas linhas vermelhas; regula-se pelos costumes.
- Asiaticus: pálido, melancólico, duro; cabelo preto, olhos escuros, severo, arrogante, avarento; veste-se com roupas largas; rege-se por opiniões.
- Africanus: preto, fleumático, relaxado; cabelo preto, frizado; pele sedosa; nariz chato, lábios túmidos; as mulheres são sem vergonha, lactam profusamente; astuto, preguiçoso, negligente; unge-se com graxa; rege-se pelo capricho.
- Europeaeus: branco, sanguíneo, muscular; cabelo longo, fluído; olhos azuis; gentil, aguda, inventivo, veste-se com roupas justas; rege-se pela lei (ou pela religião, segundo outra fonte).

A respeito do carácter atribuído aos negros, acho que nesse caso concreto o filósofo alemão Immanuel Kant tem mais razão - ao contrário de Lineu, afirma que o negro não é fleumático e sim sanguíneo, expansivo, e que fleumático, sereno, é o branco...

A classificação que acima se lê parece perfeitamente datada, de acordo com o contexto cultural da época. Não deixa todavia de ser interessante comparar o que dizia Lineu há mais de trezentos anos com o que na seguinte página se lê a respeito do modo de vida africano da actualidade: http://www.eupedia.com/forum/showthread.php?26016-African-Culture-compared-to-European


A respeito de Lineu:
Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu, e em Sueco após nobilitação Carl von Linné (Råshult, Kronoberg, 23 de Maio de 1707Uppsala, 10 de Janeiro de 1778) foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna". Foi um dos fundadores da Academia Real das Ciências da Suécia. Lineu participou também no desenvolvimento da escala Celsius (então chamada centígrada) de temperatura, invertendo a escala que Anders Celsius havia proposto, que tinha 0° como ponto de ebulição da água e 100° como o ponto de fusão.
Lineu era o botânico mais reconhecido da sua época, sendo também conhecido pelos seus dotes literários. O filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau enviou-lhe a mensagem: "Diga-lhe que não conheço maior homem no mundo."[1]; o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe escreveu: "Além de Shakespeare e Spinoza, não conheço ninguém entre os que já não se encontram entre nós que me tenha influenciado mais".[1] O autor sueco August Strindberg escreveu: "Lineu era na realidade um poeta que por acaso se tornou naturalista".[2]
É ainda o cientista da área das ciências naturais mais famoso da Suécia[3] e a sua figura pode ser encontrada nas actuais notas suecas de cem kronor.
Fonte: Wikipédia

9 Comments:

Anonymous Direita said...

deus...quanto fanatismo esquerdista naqueles comentarios. jesus.

"civilizatiıon starts with agriculture. agriculture starts with rivers. lack of water in africa, i believe, the beginning of problem. ın addition to that, i guess, abundance of animals for hunting let them live like small hunting tribes in a non-disturbing warm/hot climate for thousands of years.

now they must start from the very beginning."

ou seja,o negro não ergueu nenhuma civilização pois não há rios o suficiente pela africa subsariana ha fora.

alguém,realmente acredita nesta baboseira?


sim, o rio foi fundamental para a criação das primeiras civilizações,mas como fator de se acabar com o nomadismo e MAIS NADA.



11 de dezembro de 2012 às 04:05:00 WET  
Anonymous Direita said...

hmmm..."aprendi" lá no eupedia que sul africanos "neo nazistas" representam um grande perigo para a maioria não-branca dos sul africanos

é...o branco tomar conta do pais que construiu - a partir do nada - e deixar o negro viver por conta própria(como era no apartheid) é realmente um grande perigo para os negros.

11 de dezembro de 2012 às 04:43:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

O Lineu não devia gostar de olhos castanhos, eheh...
Mais do mesmo, é o que é.

11 de dezembro de 2012 às 10:25:00 WET  
Blogger Unknown said...

- Americanus: vermelho, colérico, direito; cabelo preto, liso, grosso; narinas largas, barba escassa; obstinado, alegre, livre; pinta-se com finas linhas vermelhas; regula-se pelos costumes.

- Asiaticus: pálido, melancólico, duro; cabelo preto, olhos escuros, severo, arrogante, avarento; veste-se com roupas largas; rege-se por opiniões.

discordo dos eufemismos, o preto é instavel mesmo e o eurasiano menos instavel; o rege-se por opiniões quer dizer o que?..ele quis dizer na forma negativa ou positiva?..as roupas largas do norte da china antiga se devia a antropometria norte-mongoloide mais pura; se ele fosse mesmo "racista" não teria descrito os americoides tão positivamente

11 de dezembro de 2012 às 18:54:00 WET  
Blogger Unknown said...

sim, o rio foi fundamental para a criação das primeiras civilizações,mas como fator de se acabar com o nomadismo e MAIS NADA.

isso é pretexto; no congo existe o caudaloso rio congo, o zambeze onde asiaticos na idade media entraram e ergueram feitorias tipo a da ex-rodhesia onde se encontrou produtos da asia medieval tipicos..ate e registra que os tugas encontraram arabes naquela costa do canal de madagascar..veja que ate ilhas proximas do continente eles não atingiram..cabo verde era vazia..as canarias na latitude caucasoide era habitada pelos guanches brancos..os asiaticos tiveram de habitar madagascar primeiro senão ainda estaria vazia..os actuais dali ja são os ex-nativos absorvidos por pretos que os franceses levaram pra la; tiveram de usar embarcações alheia..hehe..tipo os piratas somalis e outros ladrões de tecnicas brancas..veja que os caraibas sairam do meio da amazonia e colonizaram as ilhas do caribe..veja que os polinesios sairam do se da asia e chegaram a ilha de pascoa no pre-lixo, antes de absorverem melanesios e talvez usarem eles como servos; veja que ate na densa selva da amazonia longe de desertos e rios houveram proto-civilizações tipo a marajoara e cia..veja que no planalto mexicano e nos andes peruanos não tem nenhum rio caudaloso..o amazonas nasce no peru mas so começa a ficar caudaloso na amazonia e não no alto..ou seja, é tudo pretexto mesmo..

11 de dezembro de 2012 às 19:01:00 WET  
Blogger Unknown said...

11 de Dezembro de 2012 4:43:00 WET

sim, a ex-boeria não tinha nada quando os brancos chegaram..os pretos roubaram tudo o que os brancos ergueram ali e muitas ex-cidades ja parecem selvas de criminalidade tipo detroit e cia..bem tipico..hehe..e os mais fdp´s são os xhosas e zulus que representam metade da merda dali..a meia duzia da ex-boeria foi burra ao não deixar aqueles do leste virarem um país tipo moçambique do sul; iam perder a saida pro indico, mas ao menos ainda teriam mais da metade do que ergueram do zero-nada..era melhor ter importado mão de obra da asia, mas o kemp ja dizia que eles quiseram economizar e acabaram com prejuizo muito maior..achavam que a guerra fria ia durar pra sempre e que os eua nunca iam abandonar eles com medo das gulags na zona ex-tuga na zona da ex-moscou..não estavam preparados pra queda da urss e não sabiam que os eua teriam dois pesos e duas medidas; uma com eles e outra com israelixo..abandonaram eles mas continuaram chupando os judeus..por que na hierarquia kosher os niggers e os judeus vem antes..e o resto que se foda..as vezes se infiltram em pseudo-movimentos secundarios que so servem pra subsidiar eles triplamente, duplamente, et cetera..

11 de dezembro de 2012 às 19:09:00 WET  
Blogger Unknown said...

O Lineu não devia gostar de olhos castanhos, eheh...
Mais do mesmo, é o que é.

porra, ja imaginou se todo eurasiano tivesse olho escuro, a merda chata que ia ser?..ainda bem que existem os povos nords e nordalps; só não se sabe ate quando infelizmente - adm´s now

11 de dezembro de 2012 às 19:10:00 WET  
Blogger Unknown said...

uma vez quando era proto-adolescente uma mina disse: eu queria que os teus olhos reflectissem mais fotons por que só assim eu não enjoaria em tanto te olhar..tipo, ela tava meio desesperada na epoca e na proto-adolescencia vc ainda tem meio que traços infantis mais delicados e tal, então minha auto-estima quando ouviu isso foi ao teto como poucas vezes - lmao

11 de dezembro de 2012 às 19:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

«O Lineu não devia gostar de olhos castanhos, eheh...
Mais do mesmo, é o que é.»

Era sueco, e sendo sueco tomava o tipo nórdico como referencial da raça branca.

12 de dezembro de 2012 às 20:02:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home