terça-feira, outubro 23, 2012

UMA EVENTUAL CENA DE CULTO DA ANCESTRALIDADE ÉTNICA DESTE EXTREMO OCIDENTE EUROPEU...



Ilustração de um ritual romano no contexto da coexistência celto-romana da Hispânia; desenho de autoria de César Figueiredo, publicado nas páginas 40-41 da edição História nº17 da revista Visão (Setembro de 2012), tendo por título «Portugal no Tempo dos Romanos».
Observe-se a presença de três celtas (com torques) e do lituus, aquela espécie de bastão recurvo em espiral no topo que o sacerdote oficiante empunha, com o qual é tão parecido o báculo usado pelos sacerdotes maiores do Catolicismo...
O lituus, de origem latina ou talvez etrusca, era usado para delimitar o espaço ritual no céu (durante a observação do augúrio, adivinhação pelo vôo das aves ou pelos raios). A este espaço ritual chama-se templum. O lituus era também um emblema dos áugures (sacerdotes praticantes do augúrio) como corpo sacerdotal.
O lituus é parecido com o «carnyx» gaulês, instumento musical mais tarde também adoptado pelos Romanos para música de procissão e corno sonoro do exército, ou trombeta de guerra.
 Pode ainda ver-se, na mão do sacerdote que está diante do altar e empunha o lituus, uma pátera, objecto usado para transportar e verter líquidos sacrificiais; há mais um oficiante, que segura um recipiente e está de cabeça coberta, à maneira romana («capita velata»), tal como o oficiante do lituus. Fora da imagem scanizada ficou o cordeiro sacrificado (e mais um celta com o seu torques...).

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estes estúpidos e falsos deuses pagãos eram tão poderosos que foram engolidos e exterminados pelo cristianismo. Um monte de merda feita
de pedra e madeira, só isso.

23 de outubro de 2012 às 15:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, li uma vez que há um povo que continuou a cultuar a religião pagã grega até os dias de hoje. Sabes qual o nome desse povo?

23 de outubro de 2012 às 17:23:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Talvez sejam os Kalash, do Paquistão, mas a ideia de que a sua etnia e religião são de raiz grega (originada pelas tropas de Alexandre Magno) está, creio, ultrapassada.

23 de outubro de 2012 às 18:25:00 WEST  
Anonymous Salustius said...

Excelente, este artigo. Foi pena que não tivesse apanhado esta revista.

24 de outubro de 2012 às 10:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Talvez possas encomendá-la. Deve haver exemplares não vendidos.

24 de outubro de 2012 às 15:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Estes estúpidos e falsos deuses pagãos eram tão poderosos que foram engolidos e exterminados pelo cristianismo.»

Ah, uma questão de poder, é assim que um adorador do «Deus» dos humildes «argumenta», ehehh... pois bem, se é com factos desses, então não há dúvidas - o «Deus» cristão é tão poderoso que afinal falhou a conquista planetária, foi rechaçado na Índia, na China, no Japão, e agora perde culto a olhos vistos em todo o Ocidente, uma vez que os montes de merda feitos de pedra e madeira que servem para prestar culto ao miserável crucificado vão desaparecendo ou sendo demolidos, um após o outro, enquanto o culto aos Deuses pagãos vai retornando. :)

26 de outubro de 2012 às 02:05:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home