segunda-feira, outubro 01, 2012

REPORTAGEM DO PÚBLICO SOBRE A AURORA DOURADA

É um edifício estreito num bairro degradado, mas lá dentro respira-se confiança, daquela inabalável, sobretudo quando é recentemente adquirida. O PÚBLICO visitou a sede do partido neonazi que tem 18 deputados no Parlamento grego e viu nele a explicação para o seu sucesso meteórico.
A porta de entrada é estreita e pequena demais para os dez porteiros/seguranças que ali estão em amena cavaqueira. Vestem-se todos com t-shirts pretas justas da marca alemã Pitbull, para mostrar as horas investidas no ginásio. Falam em voz alta, a rir alto das piadas uns dos outros, enquanto dão palmadas nas costas e nos braços, todos tatuados, de quem estiver mais perto.
Quando o PÚBLICO se lhes dirige e pergunta, em inglês, se é possível falar com alguém do partido para agendar uma entrevista, os sorrisos transformam-se em sobrancelhas franzidas. “Eeeeh… espere aqui!”, diz um deles e entra no edifício.
Nos quinze minutos que passam até o porteiro voltar com novidades tentamos começar conversa com os porteiros que ficaram à entrada. Foi um esforço vão: poucos falam inglês e, os que falam, mostram-se pouco disponíveis para conversar com um jornalista estrangeiro.
Falar com o porta-voz do Aurora Dourada, Ilias Kasidiaris, estava fora de questão. Semanas atrás, este tinha agredido em directo uma deputada do partido comunista grego num debate televisivo e estava, paradoxalmente, a evitar fazer declarações públicas.
O porteiro volta e diz num inglês esforçado para esperarmos mais um pouco. Os minutos seguintes são passados a observar os graffiti de suásticas, do logótipo do Aurora Dourada e do slogan “Grécia para os gregos”, repetido intensivamente na longa parede que separa a rua da estação de comboios de Larissa.
De repente, ouve-se uma voz grave a cumprimentar os seguranças. O jornalista olha e vê que é Kasidiaris, o porta-voz da Aurora Dourada. Em vez dos habituais fato e gravata, agora que já é deputado no Parlamento grego, veste calças de ganga e uma t-shirt preta, da qual sobressaem os braços, onde tem tatuado o logótipo do partido neonazi num e a bandeira grega no outro. Sobe, com ar de quem tem pressa.
O porteiro encarregue de falar com o PÚBLICO torna a descer e diz “Eeeeh… olhe, suba comigo”. Sobem-se ao todo três andares até ao piso cimeiro do edifício.
No primeiro andar, estão empilhados caixotes, cada um com algo escrito em grego. “O que é que guardam aqui?”, pergunta o jornalista. “Eeeeh… guardamos comida e roupa para dar a gregos”, responde, nunca abrindo mão do “eeeh…”, que os gregos usam para preencher os segundos em que ainda não sabem bem o que dizer.São estes os caixotes que o Aurora Dourada leva em carrinhas para várias praças, comprometendo-se a dá-los a cidadão gregos. De bilhete de identidade em bilhete de identidade, a Aurora Dourada sobe de popularidade entre os gregos por causa destas acções. Numa sondagem recente, de 7 de Setembro, publicada no jornal grego To Pontiki, 10,5% dos inquiridos disseram que se voltasse a haver eleições, votariam no Aurora Dourada – o que significaria uma subida de votos, após o já impressionante resultado de 7% nas últimas eleições, em Junho.No segundo andar, voltamos a ver, entre outras pessoas, o porta-voz do partido, Ilias Kasidiaris, a falar com Nicholaos Michaloliakos, o fundador e secretário-geral do Aurora Dourada.
Michaloliakos, 54 anos, fundou o partido em 1993, após ter pertencido a outros partidos da extrema-direita. Falar do Aurora Dourada sem falar do seu presidente é como falar da Alemanha nazi e não saber quem foi Hitler. Quando o PÚBLICO o vê, Michaloliakos está a um quarto de hora de começar o discurso ansiado pelas quase 200 pessoas que se encontram no terceiro andar à sua espera.
No último piso vemos, numa escala menor, aquela que é a verdadeira base eleitoral da Aurora Dourada. Vêem-se sobretudo idosos, a maior parte mulheres. Muitas destas sentem-se inseguras nos bairros onde vivem e sempre viveram.
O perigo, dizem, à semelhança do discurso da Aurora Dourada, vem sobretudo dos imigrantes, na sua maioria africanos ou árabes. Assim, pedem ajuda a grupos de militantes do Aurora Dourada, os mesmos que estão a guardar a porta do prédio, que se oferecem para ajudá-las a ir às compras e a levantarem dinheiro do multibanco de forma segura. Estes “grupos de militantes” têm duas designações, dependendo da opinião de quem fala. Os eleitores e simpatizantes do Aurora Dourada chamam-lhes “vigilantes”. Aqueles que se opõem ao partido de Michaloliakos chamam-lhes “milícias”.(...)
Enquanto volta a esperar pelo porteiro que prometeu arranjar alguém do partido para agendar uma entrevista, o PÚBLICO vê também muitos homens de meia-idade, barba cerrada, pêlos do peito a fugir para fora da gola e roupas gastas, roupas de quem já não compra outras há muito tempo. São a cara da classe baixa e média-baixa. Tempos houve em que pensavam que eram parte de uma classe média sólida e estável, que pela frente só tinham melhorias. Assim foi, também, com a Grécia geral, e com Atenas em particular, quando era uma das cidades mais in da Europa, aliando a História com a vida cosmopolita.
Apesar de estarem em maioria, não é só velhinhas e homens da classe baixa e média-baixa que o PÚBLICO vê entre aqueles que, daqui a pouco, se levantarão e aplaudirão o presidente do Aurora Dourada quando este entrar na sala. Vêem-se também crianças, adolescentes, mulheres cheias de jóias e outras, por volta dos 20 anos, que se vestem com calças de ganga justas, saltos altos, tops reduzidos com decotes generosos e unhas cor-de-rosa. Já ninguém olha para eles com suspeita e muito menos com surpresa.
Os tempos em que o Aurora Dourada era visto como um partido à margem da vida política, de radicais lunáticos, são parte do passado. Hoje o partido tem 18 deputados no Parlamento grego e, por isso, têm uma plataforma notável para espalhar a sua mensagem anti-imigração e nacionalista.
(...)

E tudo por culpa do povinho, que cada vez vota mais nos «nazis» e não percebe que fazer isso é pecado à luz da Boa e Sã Doutrina da Santa Madre Igreja Anti-Racista e Multiculturalista dos Últimos Dias do Ocidente!... O povinho olha para a AD e não se horroriza nem se benze nem diz valha-me São Martinlutherking!!, vade retro Satanitler!!... Não foi devidamente evangelizado pela Boa Nova Antirra, este povinho!!!

44 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«São a cara da classe baixa e média-baixa. »

E a classe baixa? Vota no Syriza?

1 de outubro de 2012 às 20:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

viva o aurora , viva o pnr !

1 de outubro de 2012 às 21:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os jornalistas são mesmo uns fdps antifas, a dizer que o logótipo do Aurora Dourada é nazi quando na verdade é um símbolo grego da antiguidade.

1 de outubro de 2012 às 21:38:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É a própria raiz da suástica.

1 de outubro de 2012 às 23:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É um símbolo derivado da suástica ou gamadion já na Antiguidade.

1 de outubro de 2012 às 23:19:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«São a cara da classe baixa e média-baixa. »

«E a classe baixa? Vota no Syriza?»

Mas será que tu não leste nem sequer a própria frase que comentaste? Não lês lá «classe baixa», logo a seguir a «a» e imediatamente antes de «e»?

1 de outubro de 2012 às 23:21:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"É um símbolo derivado da suástica ou gamadion já na Antiguidade."

http://en.wikipedia.org/wiki/Meander_%28art%29

Não estou a ver nada disso.

2 de outubro de 2012 às 00:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Força Aurora Dourada, força PNR!

2 de outubro de 2012 às 01:33:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«The two areas are divided by a band with a meander (or swastika motif)--a design often associated with Trojan and middle eastern cultures.»

http://www.bluffton.edu/~sullivanm/italy/rome/arapacis/arapacis.html

2 de outubro de 2012 às 01:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"The meander motif took its name from the river Meander, a river with many twists, mentioned by Homer in Iliad. The motif is also known as Greek key or Greek fret.



Meander was the most important symbol in Ancient Greece, symbolizing infinity or the eternal flow of things. Many temples and objects were decorated with this motif, and it is considered that there is a connection with the Cretan labyrinth – indeed - a labyrinth can be drawn using a Greek key.



Meander symbolizes as well the bonds of friendship, of love and devotion and that’s the reason it’s often given as marriage gift. It can symbolize as well the four cardinal points, the 4 seasons, waves – especially in the round version of it, or snakes, among others."

http://www.culturetaste.com/Meander-Greek-Key-History-and-Meaning-66.html

Não estou a ver.

2 de outubro de 2012 às 01:42:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Estou eu:

A swastika border is one form of meander, and the individual swastikas in such a border are sometimes called Greek keys. There have also been swastikas found on the floors of Pompeii.[36]

http://en.wikipedia.org/wiki/Swastika#Greco-Roman_antiquity

2 de outubro de 2012 às 01:49:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A symbol or ornament in the form of a Greek cross with the
ends of the arms at right angles all in the same direction,
and each prolonged to the height of the parallel arm of the
cross. A great many modified forms exist, ogee and volute as
well as rectilinear, while various decorative designs, as
Greek fret or meander, are derived from or closely associated
with it.

http://dictionary.die.net/gammadion


2 de outubro de 2012 às 01:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isto:

http://kak.ru/i/magazine/articles/29/kak29-007-329px.jpg

É bem diferente disto:

http://4.bp.blogspot.com/-Qy1GevGnhig/T9ofmE1Z3uI/AAAAAAAABfQ/jKnvp-fbp-o/s1600/Ephesus+Theater+meander+symbols,+turkey.jpg

2 de outubro de 2012 às 02:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Na verdade é parecidíssimo - é precisamente o mesmo símbolo em variante diferente, tal como isto:

http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=File:HinduSwastika.svg&page=1

e isto:

http://www.proswastika.org/page.php?6.42

2 de outubro de 2012 às 02:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E a semelhança disto

http://www.bluffton.edu/~sullivanm/italy/rome/arapacis/0083.jpg

com isto

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rhodes_meander_hg.jpg

é evidente.

2 de outubro de 2012 às 02:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"What do Greek keys mean?

Various claims have been made for what a Greek key means. There may be a connection with the labyrinth where Theseus fought the Minotaur. A Greek bowl in the British museum shows Theseus dragging the Minotaur from the labyrinth, which is indicated by a Greek key frieze. You can make a Cretan or classical maze using a Greek key (see right), and many mazes have Greek keys embedded in a design, especially Roman mazes.

Other suggested meanings are stylised waves, snakes, symbolizing the bonds of love, friendship and devotion, eternal life, the four cardinal points, the meander of life, creative energy, the four seasons, etc. Take your pick! I prefer the waves. There are curved forms of Greek keys which look very like seawaves. This pattern Curved Greek key is on the shield of Philip, father of Alexander the Great. The shield also has a more conventional Greek key pattern. This website only describes the square forms."

Não, estou a ver.

2 de outubro de 2012 às 02:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Na verdade é parecidíssimo - é precisamente o mesmo símbolo em variante diferente, tal como isto"

São dois símbolos diferentes, e não há nada que prove que o gammadion surgiu do meandro grego.

2 de outubro de 2012 às 02:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

gammadion

o nome ate se parece com o da suastica (cruz gamada pagã)

2 de outubro de 2012 às 02:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

quando dois desses simbolos se interpõem formam uma suastica - ja havia disso na antiguidade

2 de outubro de 2012 às 02:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pelo contrário, são parecidíssimos, e é bem provável que o meandro grego derive da gamadion. De facto, tudo indica que se trata de uma simplificação da mesma.

2 de outubro de 2012 às 02:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"É um símbolo derivado da suástica ou gamadion"


pois. de gamadion é que vem a palavra "gamada", de cruz gamada.

2 de outubro de 2012 às 06:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Isto:

http://kak.ru/i/magazine/articles/29/kak29-007-329px.jpg

É bem diferente disto:

http://4.bp.blogspot.com/-Qy1GevGnhig/T9ofmE1Z3uI/AAAAAAAABfQ/jKnvp-fbp-o/s1600/Ephesus+Theater+meander+symbols,+turkey.jpg"



olha, já eu vi e acho rigorosamente igual :)

2 de outubro de 2012 às 06:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isso é como dizer que um carácter chinês veio da letra A porque é parecido com esta quando a verdade é que o carácter chinês foi criado independentemente do alfabeto ocidental.

2 de outubro de 2012 às 10:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não lês lá «classe baixa», logo a seguir a «a» e imediatamente antes de «e»?"

Tinha lido classe média. Foi do sono.

2 de outubro de 2012 às 11:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"olha, já eu vi e acho rigorosamente igual :)"

Agora mete lá os óculos nos olhos e diz-me se é rigorosamente igual.

2 de outubro de 2012 às 19:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"E a semelhança disto

http://www.bluffton.edu/~sullivanm/italy/rome/arapacis/0083.jpg

com isto

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Rhodes_meander_hg.jpg

é evidente."

Não é evidente já que o padrão grego não se cruza enquanto o outro sim.

2 de outubro de 2012 às 19:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

A semelhança é evidente sim, pelo carácter claramente análogo dos traços sim e pela sequência geral dos mesmos.

3 de outubro de 2012 às 00:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Isso é como dizer que um carácter chinês veio da letra A porque é parecido com esta quando a verdade é que o carácter chinês foi criado independentemente do alfabeto ocidental»

Não, a comparação é absurda, enquanto não aparecer num mesmíssimo contexto cultural o caracter chinês e a letra A. A proximidade entre o meandro e a gamada não é apenas de ordem estética mas também de contexto cultural, que é o mesmo.

3 de outubro de 2012 às 00:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, a comparação é absurda, enquanto não aparecer num mesmíssimo contexto cultural o caracter chinês e a letra A. A proximidade entre o meandro e a gamada não é apenas de ordem estética mas também de contexto cultural, que é o mesmo."

Não, o que é absurdo é dizer-se que o meandro derivou da suástica quando não há nenhumas provas disso. O que é provável é os dois símbolos terem surgido separadamente.

3 de outubro de 2012 às 11:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Até este site antifa não diz que o símbolo do Aurora Dourada é relativo à suástica.

http://www.loeser.us/flags/hate.html

"The group favored the use of two symbols: the meander (an ancient Greek decorative pattern)..."

3 de outubro de 2012 às 11:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"A semelhança é evidente sim, pelo carácter claramente análogo dos traços sim e pela sequência geral dos mesmos."

É tão semelhante quanto o r é semelhante ao s.

3 de outubro de 2012 às 11:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

*caracter

3 de outubro de 2012 às 15:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Outra péssima comparação. O S é todo ele arredondado, ao contrário do R, que tanto na versão minúscula como na maiúscula tem uma haste vertical. Acresce que mesmo a semelhança que possa haver entre ambos não surpreende, visto que são ambos sinais de um mesmo alfabeto...

3 de outubro de 2012 às 16:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Até este site antifa não diz que o símbolo do Aurora Dourada é relativo à suástica.»

Pois, mas um dos sites que eu trouxe diz que o meandro vem da suástica - e dou incomparavelmente mais crédito a um site científico-cultural do que a um site antifa.

3 de outubro de 2012 às 16:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Não, o que é absurdo é dizer-se que o meandro derivou da suástica»

Não, o absurdo é garantir que não derivou, quando tudo indica o contrário - a semelhança dos traços e similar utilização de ambos os signos.

3 de outubro de 2012 às 16:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pois, mas um dos sites que eu trouxe diz que o meandro vem da suástica - e dou incomparavelmente mais crédito a um site científico-cultural do que a um site antifa."

Não, o site que tu trouxeste simplesmente diz que se chama suástica a certas partes de um meandro, isso não é o mesmo que dizer que o meandro deriva da suástica.

4 de outubro de 2012 às 09:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não, o site que eu trouxe diz mesmo que o meandro vem da suástica.

4 de outubro de 2012 às 17:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não diz.

4 de outubro de 2012 às 20:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Não, o absurdo é garantir que não derivou, quando tudo indica o contrário - a semelhança dos traços e similar utilização de ambos os signos."

Não há semelhança entre o meandro escolhido pela Aurora Dourada e a suástica, e depois não se pode dizer que o meandro deriva da suástica quando nenhum dos seussignificados possíveis passam pela suástica, como os sites que eu trouxe aqui afirmam.

4 de outubro de 2012 às 20:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Outra péssima comparação. O S é todo ele arredondado, ao contrário do R, que tanto na versão minúscula como na maiúscula tem uma haste vertical. Acresce que mesmo a semelhança que possa haver entre ambos não surpreende, visto que são ambos sinais de um mesmo alfabeto..."

Não é, já que o padrão do gamadion é em S mas o padrão de Rhodes é em R, então como é evidente pelas letras S e R serem bastante diferentes uma da outra, os dois padrões são bem diferentes um do outro.

4 de outubro de 2012 às 21:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

padrão arapacis invés de padrão gamadion era isso que eu queria dizer.

4 de outubro de 2012 às 21:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Não diz.»

Diz.

6 de outubro de 2012 às 01:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"Não, o absurdo é garantir que não derivou, quando tudo indica o contrário - a semelhança dos traços e similar utilização de ambos os signos."

«Não há semelhança entre o meandro escolhido pela Aurora Dourada e a suástica,»

Há.


«e depois não se pode dizer que o meandro deriva da suástica quando nenhum dos seussignificados possíveis passam pela suástica,»

Errado. Pode e deve dizer-se que o maendro deriva da suástica não apenas pela semelhança entre ambos os sinais mas também pelo contexto em que ambos foram usados, como se indica nos links que eu aqui trouxe.

6 de outubro de 2012 às 01:13:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«Não é, já que o padrão do gamadion é em S»

Não, a Gamadion é geometrizada nos exemplos que aqui trouxe.


«mas o padrão de Rhodes é em R, então como é evidente pelas letras S e R serem bastante diferentes uma da outra,»

Por isso mesmo é que é absurdo dizer que são iguais ou que um derivou do outro, como eu disse acima...

6 de outubro de 2012 às 01:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home