domingo, outubro 21, 2012

PROMESSA DE VITÓRIA NACIONALISTA DE EUSKADI

O espectro da crise promete condicionar as eleições de hoje no País Basco e na Galiza. A crer nas sondagens, os mais de milhão e meio de eleitores bascos deverão castigar a aliança governativa do Partido Socialista Basco (PSE) e do Partido Popular (PP), devolvendo o poder ao Partido Nacionalista Basco (PNV).
Aproveitando a pressão separatista na Catalunha e a revolta geral contra a austeridade ditada por Madrid, o líder do PNV, Iñigo Urkullu, sublinhou a questão nacionalista e prometeu criar um "País Basco como nação da Europa".
Segundo as últimas sondagens, os eleitores vão recompensar o PNV com a vitória, mas sem maioria (espelhada na conquista de cerca de 28 dos 75 assentos do Parlamento autónomo basco).
A segunda força deverá ser a coligação EH Bildu, que alinha partidos separatistas, entre eles os herdeiros do ilegalizado Batasuna, braço político da ETA.
A ser assim, o PSE de Patxi López, actual presidente do governo autónomo, e o PP acabarão como terceira e quarta forças políticas, desta vez sem representação suficiente para repetir uma aliança governativa.
Consciente das preocupações com o futuro económico da região, Urkullu prometeu criar consensos, pois só com "um acordo nacional" será possível "a reactivação económica e o emprego", afirmou.
De referir que, há somente uma semana, cerca de 30% dos eleitores diziam-se indecisos, o que poderá reflectir-se numa baixa taxa de participação. Em todo o caso, os eleitores separatistas tendem a ser mais fiéis, pelo que uma elevada abstenção pode ser mais um factor a favorecer PNV e EH Bildu.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nacionalistas a sério ou do tipo minho-timorenses?

21 de outubro de 2012 às 23:16:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home