NUM EM TEMPOS LAICO E MODERADO PAÍS ISLÂMICO - MULHER QUEIXA-SE DE VIOLAÇÃO E É PRESA POR INDECÊNCIA
Fonte: http://expresso.sapo.pt/tunisina-violada-pela-policia-acusada-de-indecencia=f757452#ixzz28FbNmXri
Uma mulher de 27 anos, que apresentou queixa contra dois polícias por violação, foi hoje ouvida por um juiz que decidirá se irá julgá-la ou não por "indecência".
O caso suscitou uma onda de indignação entre a sociedade civil e a mobilização de movimentos de direitos das mulheres na Tunísia, numa altura em que está em curso uma alteração da Constituição e que se receia que o partido Ennahda, que lidera a coligação governamental, possa enfraquecer os direitos das mulheres.
Enquanto a audição decorria, centenas de mulheres expressaram a sua revolta pelo caso.
A mulher, que ocultou o rosto à saída do tribunal, diz que três polícias a interceptaram a 3 de setembro, quando se encontrava num carro com o noivo, e que dois deles a violaram na parte detrás da viatura, enquanto o terceiro levou o seu noivo até a uma caixa de multibanco para lhe extorquir dinheiro.
A polícia nega as acusações, argumentando que o casal foi encontrado a ter um comportamento indecente.
A mulher diz que foi só após ter apresentado queixa contra os polícias que estes declararam que a encontraram numa "posição imoral" com o seu noivo.
O noivo, que também ocultou o rosto à saída do tribunal, está igualmente acusado de comportamento indecente. "Este é um caso que envergonha a Tunísia", declarou Ahlem Belhadj, advogado de defesa e presidente da Associação Tunisina das Mulheres Democratas.
Faïza Skandrani, líder da organização para Igualdade e Paridade, declarara à estação de TV Al Jazeera que o caso é importante, porque é a primeira vez que uma mulher, que acusa a polícia de a ter violado, leva o caso a tribunal, quando as autoridades estão a tentar fazê-la desistir, envergonhando-a publicamente.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home