sexta-feira, setembro 28, 2012

RÚSSIA ACUSA EUROPA E EUA DE TEREM CRIADO O CAOS NA SÍRIA

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta quinta-feira que os países ocidentais semearam o "caos" na Síria, apesar dos avisos da Rússia, informam as agências noticiosas locais. 
"Criaram uma situação de caos em muitos territórios e agora continuam essa política noutros países, incluindo a Síria", disse.
"Advertimos para agirem com cuidado, não impor nada pela força para evitar o caos e o que vemos agora? A situação é muito parecida com o caos", declarou o presidente russo.
Putin fez estas declarações durante uma visita à cidade de Ryazan, na região central russa.
A Rússia, aliada tradicional de Damasco, tem criticado a "ingerência" ocidental na Síria e tem bloqueado qualquer resolução que abra a porta a medidas contra o regime sírio no Conselho de Segurança da ONU, onde dispõe do direito de veto na sua qualidade de membro permanente.
O líder russo insistiu na posição do Kremlin em relação às mudanças ocorridas nos últimos dois anos no mundo árabe.
"A nossa posição consiste em contribuir para mudanças para melhor em todos os países, sem impor nada, sobretudo pela força", afirmou.
A Rússia defende que as mudanças devem vir de dentro e não por ingerência externa nos assuntos desses países, assinalou.

E que caos é esse, em concreto? «Caos» em Grego arcaico significa algo como «abertura», estado no qual tudo existe em potencial e nada está definido, ou seja, não há a presença da ordem e subsequentemente da forma. Foi realmente isto que o poder norte-americano, secundado pelo da Europa Ocidental, andou a fazer desde praticamente o princípio da chamada «Primavera Árabe» - a facilitar a destruição da ordem anterior, laica ditatorial, com abertura para que as forças do Islão fundamentalista tenham terreno livre para se imporem. Na Líbia, então, a intervenção da OTAN foi perfeitamente escandalosa, uma vez que a aniquilação directa e factual da Força Aérea líbia por parte da aviação britânica permitiu o triunfo final dos islamistas sobre o regime de Khadafi. Como já há mais de dez anos dizia Alexandre del Valle (in «Guerras Contra a Europa»), os EUA andam há muito apostados em tentar cimentar alianças com o mundo islâmico mais radical, numa míope campanha contra o poder russo, o que só tem dado como resultado a expansão islamista por todo o planeta.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"os EUA andam há muito apostados em tentar cimentar alianças com o mundo islâmico mais radical, numa míope campanha contra o poder russo"


sim, são tão burros que, pelos vistos, não aprenderam nada com o erro de 1979.
errar uma vez é humano, persistir no erro é B-U-R-R-I-C-E.

28 de setembro de 2012 às 02:49:00 WEST  
Anonymous Godusn said...

pois, isso ficou tao interessante! como pode as pessoas derrubam governos mais laicos e colocam aqueles mais fundamentalistas e isso esta ocorrendo muito! na síria a maioria dos rebeldes são fundamentalistas!

28 de setembro de 2012 às 16:43:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home