quarta-feira, setembro 12, 2012

DESTRUIÇÃO DE LIVRARIAS DE ALEXANDRIA - AGOSTO DE... 2012

No dia 7 de Agosto de 2012 as livrarias situadas na rua do Profeta Daniel, de Alexandria, foram destruídas por ordem do Ministério do Interior. A incursão, que teve lugar pouco antes do amanhecer, foi considerada por alguns cibernautas como produto da influência da Irmandade Muçulmana, que, segundo os ditos observadores, iniciou uma cruzada contra a cultura. Destarte, as autoridades destruíram quiosques e livros, causando danos a colecções de valor incalculável e ao património cultural da Nação.
Alguns representantes da cultura egipcia expressaram a sua indignação pelo sucedido e culpam directamente o governo do País por promover estes ataques contra o rico património cultural do país. Em contrapartida, outros apoiaram a destruição dos livros “apóstatas”.

«Estranho», o silêncio de toda a elite intelectual me(r)diática do Ocidente, perante este evidente, até ostensivo, simbolo do ódio à cultura, que a elite intelectual reinante tanto gosta de atribuir aos fascistas, enquanto habitualmente louva a alegada abertura e desenvolvimento cultural do mundo islâmico nos seus bons tempos...
E digo simbolo ostensivo do ódio à cultura, não apenas porque a queima de livros ficou, nos meandros intelectuais dominantes, como exemplo arquetipico da repulsa pelo pensamento livre, mas também porque a destruição de livros em Alexandria por motivos religiosos tem em si mesmo um simbolismo histórico ímpar, desde as destruições de bibliotecas nesta cidade por parte de hordas cristãs e muçulmanas. Cá pelo burgo, nem piu sobre este pequenito grande episódio da tão propagandeada «Primavera Árabe»...


6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«simbolo do ódio à cultura, que a elite intelectual reinante tanto gosta de atribuir aos fascistas»


"The Khmer Rouge asked anyone wearing glasses to step to one side. They were shot. In their perverted belief system, anyone with glasses was an intellectual, to be killed."

http://www.torontosun.com/2011/12/09/horrifying-legacy-of-khmer-rouge

12 de setembro de 2012 às 21:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Achei que devias saber que o Geert Wilders foi o grande derrotado.

12 de setembro de 2012 às 21:28:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Deixou de bater tanto na iminvasão e na islamização, exagerou no discurso «anti-europeísta»... lixou-se.
Desta vez, claro.

12 de setembro de 2012 às 22:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O discurso anti-europeísta de Geert Wilders não tem mal nenhum.

12 de setembro de 2012 às 23:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"exagerou no discurso «anti-europeísta»"

"Anti-europeísta" ou "anti-UE"? Não há diferenças?

13 de setembro de 2012 às 02:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Khmer Vermelho perguntou alguém usando óculos para passar para o lado. Eles foram baleados. Em seu sistema de crenças de pervertido, alguém com óculos foi um intelectual, para ser morto."

na china tambem houve isso na "revolução" cultural

13 de setembro de 2012 às 02:48:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home