terça-feira, agosto 14, 2012

SEDE DA AURORA DOURADA EM ATENAS INCENDIADA

Agradecimentos a quem aqui trouxe uma notícia sobre a guerra que decorre em espaço grego: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2718266&seccao=Europa&success=1 (texto da notícia escrito sob o novo aborto ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa)
Uma sede do partido neonazi grego Aurora Dourada, em Atenas, foi hoje alvo de um incêndio criminoso, um dia depois do assassínio xenófobo de um jovem iraquiano no centro da capital, indicou uma fonte policial.
Situados no 4.º andar de um edifício do bairro de Pangrati, aqueles escritórios do Aurora Dourada -- que entrou no parlamento nas legislativas de Junho com 7 por cento dos votos -- estavam vazios na altura do ataque, precisou a mesma fonte.
Desconhecidos atearam fogo a líquido inflamável derramado junto à porta da sede, um "modus operandi" semelhante ao de dezenas de acções anti-sistema realizadas nos últimos anos em Atenas e atribuídas pela polícia ao movimento anarquista.
Num comunicado, o Aurora Dourada proclama a determinação em continuar "o combate nacional (...) até que a Grécia pertença novamente aos gregos".
A polícia admite que o ataque se tenha realizado como represália ao assassínio na véspera no centro de Atenas de um jovem iraquiano, esfaqueado por cinco "motards" que perseguiam estrangeiros e que continuam a ser procurados pelas autoridades.
O Aurora Dourada é suspeito de estar na origem de uma vaga de violência xenófoba que atingiu a Grécia nos últimos meses, acompanhada de uma retórica governamental anti-migrantes e da impunidade dos autores dos ataques.
O comissário europeu dos direitos humanos, Nils Muiznieks, apelou em Julho a Atenas para analisar a legalidade daquela formação, considerando-a "mais abertamente extremista e nazi nas suas opiniões que qualquer outro partido na Europa".

Um voto de solidariedade para os camaradas da Aurora Dourada, que lutam no bom combate.