sexta-feira, junho 15, 2012

VI CONGRESSO TRANSFONTEIRIÇO DE CULTURA CELTA

Ponte da Barca acolhe, nos próximos dias 15 e 16 de Junho, o VI Congresso Transfronteiriço de Cultura Celta, promovido pela autarquia barquense, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, o Instituto de Estudos Celtas/Espanha, o Instituto de Estudos de Cultura Celta/Portugal e o Cenfipe - Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação.
O evento conta com uma plêiade de prestigiados especialistas portugueses e espanhóis, cujas aportações científicas contribuirão para a promoção do património material e imaterial da região, o estudo, a reflexão e o debate sobre a herança celta no Noroeste Peninsular.
O Congresso contará com a presença de especialistas de várias áreas: História, Etnografia, Psicologia, Cultura Clássica, Etnomusicologia, Direito e Sociologia. As diversas vertentes serão exploradas por especialistas nacionais e internacionais: António Melo (Universidade Católica Portuguesa/Braga, Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos); Barreto Nunes (Investigador); Brochado de Almeida (Universidade do Porto); Fernando Alonso Romero (Universidade de Santiago de Compostela); Francisco Álvares (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos); João Ferreira do Amaral (Investigador e Professor Catedrático do ISEG); João Carlos Major & Luís Saraiva (Universidade Católica Portuguesa/Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos); José Domingues (Universidade Lusíada do Porto); Mário Correia (Etnomusicólogo) e Ramón Sainero (Instituto de Estudos Celtas e UNED - Madrid).
O evento científico, cuja realização se reparte, alternadamente, entre Espanha e Portugal, desde 2006, propõe a simbiose entre as diversas áreas científicas e comunidades académicas, tendo contribuído para a identificação, preservação e conservação do património material e imaterial de toda a área geográfica, criando sinergias entre municípios transfronteiriços e universidades nacionais e internacionais.
(...)
Vassalo Abreu, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, defende que “o congresso de Cultura Celta é já uma referência de Ponte da Barca, cujo sucesso das edições anteriores representa um contributo sério para o desenvolvimento local, para o conhecimento do património, para desenvolvimento de massa crítica em torno da herança cultural celta no Norte de Portugal e da Galiza e, naturalmente, para o turismo cultural”.

PROGRAMA: 15 e 16 de Junho
15 de Junho
14 horas: Sessão de abertura marcada
14.30h: Início dos paineis
21.30h: Espectáculo/ “Interceltismo: Uma expressão de Celtitude” - Etnomusicólogo Mário Correia.
16 de Junho
9h às 13 h: Painéis
14h: DESTAQUE/ Visita guiada ao concelho de Ponte da Barca: Memórias com História.

36 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tipo, isso é em cima do minho?..

baixo minho ocidental, medio minho central ou alto minho oriental?..

15 de junho de 2012 às 02:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

parece baixo minho oriental no mapa..alguem confere ae?..

15 de junho de 2012 às 02:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, estava a ver este vídeo e aí é dito que o nome Paulo vem do nome do Deus Apolo. É verdade? Veja o minuto 2:05.

http://www.youtube.com/watch?v=Q2ZlncJWx80&list=UUPHXtAKuUXPOwdEUzMgSD0A&index=8&feature=plcp

15 de junho de 2012 às 05:11:00 WEST  
Anonymous DIREITA said...

mas o povo não era racista,caturo?

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2158753/Far-Right-Greek-party-says-throw-immigrants-children-hospitals-streets.html#ixzz1xhTkKkwy


apos ler,no link acima, estes cometários perdi as esperanças

15 de junho de 2012 às 06:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

seria mais legal se fosse em viana do castelo, na foz do minho, mas blz..jeje

15 de junho de 2012 às 17:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

vila praia de ancora..nem sabia que existia essa localidade..é aí que fica a tal foz?..

15 de junho de 2012 às 18:01:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«apos ler,no link acima, estes cometários perdi as esperanças»

Podem repetir a mesma merda as vezes que quiserem, que eu repito sempre a resposta: já expliquei colhões de vezes que o público que comenta nos jornais de modo algum pode ser considerado como exemplificativo do grosso da população real. O homem comum trabalha durante o dia e nas horas livres vê televisão, bebe com os amigos ou faz outra coisa qualquer. Os que andam pelos blogues e jornais a comentar são minoria - a minoria de militantes políticos.

Agora repitam lá a mesma merda que costumam dizer e depois queixem-se de «censura» se eu demorar um mês ou um ano a responder à mesmíssima merda do costume em vez de estar uma tarde inteira a dizer o que disse na tarde inteira do dia anterior e direi na tarde inteira do dia seguinte.

15 de junho de 2012 às 19:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

exacto, alem disso os jornais tendenciosos só aprovam posts politicamente correctos..

15 de junho de 2012 às 19:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Agora repitam lá a mesma merda que costumam dizer e depois queixem-se de «censura» se eu demorar um mês ou um ano a responder à mesmíssima merda do costume em vez de estar uma tarde inteira a dizer o que disse na tarde inteira do dia anterior e direi na tarde inteira do dia seguinte

esse "direita" é meio suspeito..varias vezes ja disse coisas que parece ser agente do inimigo..claro que nem sempre, mas as vezes..por exemplo quando ele disse "qual o problema" de metade dos tugas supostamente serem ex-aryas do pos-rotas..

15 de junho de 2012 às 19:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

'Podem repetir a mesma merda as vezes que quiserem, que eu repito sempre a resposta: já expliquei colhões de vezes que o público que comenta nos jornais de modo algum pode ser considerado como exemplificativo do grosso da população real.'

Isso sem falar da censura que os jornais na internet fazem contra os que pensam de modo 'politicamente incorrecto' demais.

16 de junho de 2012 às 01:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"apos ler,no link acima, estes cometários perdi as esperanças"

Pois, mas porquê? Se considerarmos que o Aurora Dourada é mais radical que outros partidos nacionalistas (como PVV, BNP e FN), os comentários mais positivados foram até bem equilibrados. Vê lá melhor.

16 de junho de 2012 às 02:02:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«http://www.youtube.com/watch?v=Q2ZlncJWx80&list=UUPHXtAKuUXPOwdEUzMgSD0A&index=8&feature=plcp»

Nunca tinha ouvido essa. O que sei é que Paulo em Latim significa «Pequeno».

16 de junho de 2012 às 14:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo, afinal Endovélico era um Deus lusitano-galaico ou não? Aqui na Wikipedia diz que sim, mas já vi tu dizeres que era um Deus céltico apenas.

http://en.wikipedia.org/wiki/Endovelicus

16 de junho de 2012 às 17:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Só há inscrições dedicadas a Endovélico na região de Terena, Alentejo. Não as há na área lusitana propriamente dita, que é das margens do Tejo para cima.

Isto sem prejuízo da ligação étnica entre ambos os Povos, note-se... simplesmente não há vestígios do culto a Endovélico fora da localidade acima referida.

16 de junho de 2012 às 18:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Só há inscrições dedicadas a Endovélico na região de Terena, Alentejo. Não as há na área lusitana propriamente dita, que é das margens do Tejo para cima."

Mas mesmo não havendo inscrições, não há nenhuma outra boa prova de que Endovélico era cultuado por lusitanos e galaicos? Ou o que é dito na Wikipedia (que Endovélico pertencia à mitologia lusitana e galaica) são apenas hipóteses?

16 de junho de 2012 às 18:48:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não conheço mais prova nenhuma.

16 de junho de 2012 às 18:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Isto sem prejuízo da ligação étnica entre ambos os Povos, note-se... simplesmente não há vestígios do culto a Endovélico fora da localidade acima referida."

Bem, mas neste artigo da Wikipedia diz que os romanos espalharam o culto de Endovélico para outras regiões do Império. Será que foram então os romanos que levaram o culto de Endovélico aos lusitanos e galaicos na verdade?

16 de junho de 2012 às 18:53:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pode ter acontecido, e era bom que houvesse provas disso, mas, até agora, não foram mesmo encontrados quaisquer vestígios do culto a Endovélico fora da zona do Alandroal.

16 de junho de 2012 às 19:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Podem repetir a mesma merda as vezes que quiserem, que eu repito sempre a resposta: já expliquei colhões de vezes que o público que comenta nos jornais de modo algum pode ser considerado como exemplificativo do grosso da população real»


Já explicaste, mas sem provas concretas o que tu dizes tem a mesma validade que o que qualquer outra pessoa diz.

17 de junho de 2012 às 15:46:00 WEST  
Anonymous DIREITA said...

já expliquei colhões de vezes que o público que comenta nos jornais de modo algum pode ser considerado como exemplificativo do grosso da população real.

e porque não?aquele é um jornal tido como "conservador" , pelo menos seu público parece ser.
seja como for, estes comentários ,respeitadas as proporções,fazem jus aos resultados eleitorais ingleses - onde o bnp não passa de 3%!

18 de junho de 2012 às 00:18:00 WEST  
Anonymous DIREITA said...

Pois, mas porquê? Se considerarmos que o Aurora Dourada é mais radical que outros partidos nacionalistas (como PVV, BNP e FN), os comentários mais positivados foram até bem equilibrados. Vê lá melhor.


o estranho é que os melhores positivados seguintes fazem criticas ao partido aurora dourada!

18 de junho de 2012 às 00:21:00 WEST  
Anonymous DIREITA said...

esse "direita" é meio suspeito..varias vezes ja disse coisas que parece ser agente do inimigo..claro que nem sempre, mas as vezes..por exemplo quando ele disse "qual o problema" de metade dos tugas supostamente serem ex-aryas do pos-rotas


este meu comentário esta dentro de um contexto.se você fosse mais espertinho entenderia qual o objetivo( o mesmo que fez com que alemães convidassem Mario machado para um encontro nacionalista) do mesmo!


alias,

18 de junho de 2012 às 00:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

este meu comentário esta dentro de um contexto.se você fosse mais espertinho entenderia qual o objetivo( o mesmo que fez com que alemães convidassem Mario machado para um encontro nacionalista) do mesmo!

alias,

sim, essa tua birra com os sul-tugas dizendo que o mario machado é mouro e blablabla..o mario machado pode não ser o mais arya dos aryas, mas dizer que ele é mouro já é exagero..mas claro, se fosse brasileiro esse blog ja diria que ele é dos atlas no pos-rotas..jeje..ps: eu entendi o contexto, apenas tentei arrancar algo de ti e pelo visto te saisses bem em tua suposta taqyia..jeje..por isso agora continua no suposta..ainda não tenho nenhuma prova solida para te acusar..era ela que queria arrancar em tal momento, vc que parece não ter entendido o lance..hihihi

18 de junho de 2012 às 17:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"o estranho é que os melhores positivados seguintes fazem criticas ao partido aurora dourada!"

Mesmo assim as maiores críticas ficaram para trás, o que já foi uma surpresa (ainda mais depois de brigas na TV, negação do Holocausto e caçada de imigrantes, não dá para esperar que os comentaristas morram de amores pelo Aurora). Ou esqueceste que esses conservadores do DailyMail são de "direita"? (tipo da laia do Sarcocozy).

18 de junho de 2012 às 21:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ao contrario do anonimo que disse que todo mundo com caps sou eu..só falta o fuck you ser eu tambem..jeje

18 de junho de 2012 às 21:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mesmo assim as maiores críticas ficaram para trás, o que já foi uma surpresa (ainda mais depois de brigas na TV, negação do Holocausto e caçada de imigrantes, não dá para esperar que os comentaristas morram de amores pelo Aurora). Ou esqueceste que esses conservadores do DailyMail são de "direita"? (tipo da laia do Sarcocozy).

o aurora dourada é uma gota no oceano..por isso que eles estão tranquilos..sabem que o projeto deles em destruir a ellas está a todo o vapor..

18 de junho de 2012 às 23:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Endovélico não era da àrea galaica, isso é certo.

19 de junho de 2012 às 16:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

quanto ao Mário Machado, acho que já disseram que ele tinha cara de iraniano e até concordo.
mas não é dos piores. já vi muito, mas muito pior.
porém, concordo que ele possa não ser exactamente um ariano típico.

19 de junho de 2012 às 16:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Endovélico não era da àrea galaica, isso é certo.

o que coloca a teoria de que galaicos e lusitanis eram os mesmos de alguns abaixo..jeje

19 de junho de 2012 às 17:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Claro que não, porque Endovélico também não se encontra na área lusitana. Como já expliquei, as principais Divindades da Lusitânia são as mesmas que as da Galécia: Bandua e Reve, além de Nábia. Estas Divindades não se encontram em mais parte alguma do mundo conhecido para além do noroeste ibérico, isto é, das margens do Tejo para cima.

19 de junho de 2012 às 17:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

eu respondi ao anónimo que disse que Endovélico era um deus "galaico-lusitano". não ao Caturo.

esqueceste-te de Lug na Galécia e de muitos outros, quer na Galécia quer na Lusitânia que são diferentes.

5 de julho de 2012 às 21:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

há aí deuses que se encontram na Irlanda...portanto, não é verdade que só se encontrem no Noroeste Ibérico.

e o Noroeste Ibérico não começa "do Tejo para cima". isso é uma imbecilidade completa.

5 de julho de 2012 às 21:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

todos os sites que já li, quer wikipedia quer imensos fora dela, dizem que Endovélico é lusitano.
nunca li, fosse onde fosse, que Endovélico era um deus "celtici"...
nunca.

talvez seja mais o anseio e o desejo do Caturo, do que outra coisa qualquer.


o facto de ter um templo no Alentejo, não significa que não era dos Lusitanos, já que os Lusitanos propriamente ditos, penetravam e de que maneira nessas zonas.

o Alandroal, que é a zona do templo, pode nem ficar no distrito de Portalegre, mas é contíguo a ele.

há até um autor italiano da antiguidade, que considera também o Alentejo central (Évora e arredores) como uma àrea de influência lusitana.

e essa coisa de deuses, cultos, etc, é a coisa mais móvel que existe, como diversos exemplos mostram.

5 de julho de 2012 às 21:15:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não é assim. Não basta dizer «ai, é mõvel» e depois presumir que fosse adorado onde quer que apeteça dizer que foi adorado. Enquanto não for encontrada nenhuma inscrição dedicada a Endovélico fora da zona do Alandroal, não poderá dizer-se que o Seu culto foi «móvel».
Quanto ao que dizem os sites, se o ex-ariano lesse mais qualquer coisa, talvez, quem sabe, livros, sobre o assunto. Aliás, ele até disse que leu, ou consultou, a obra «Lusitanos no Tempo de Viriato». Mas lê-la a sério, está quieto ó mau. O ex-ariano diz que gosta de «ler um bom livro», mas esse «bom livro» não se sabe qual seja, provavelmente nem ele sabe... Se se tivesse dado ao trabalho de ao menos ler a introdução do livro, talvez lá tivesse visto isto:

«Por exemplo, em termos religiosos, estranhará o leitor que eu não refira, no capítulo dedicado à religião, o famoso Deus Endovélico que tantos rios de tinta tem feito correr. Pois é, S. Miguel da Mota não pertencia à Lusitânia pré-romana (...). Endovélico teve a sorte extraordinária de ter tido em Leite de Vasconcelos um venerável devoto e um extraordinário estudioso que conseguiu transmitir, na sua tentativa de encontrar as nossas raízes, o mito não só da lusitaniedade da Divindade como transformá-Lo numa Divindade nacional quando, afinal, o Seu culto estaria circunscrito a um único santuário que se localizava em S. Miguel da Mota. Endovélico pertencia, sem margem para dúvidas, à Lusitânia romana e eu aqui, repito, irei tratar apenas da Lusitânia pré-romana onde não havia Endovélico, mas havia Banda, que tem o Seu culto espalhado por larga faixa do território nacional e espanhol e havia muitas outras Divindades, como se verá.»

5 de julho de 2012 às 21:37:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«esqueceste-te de Lug na Galécia»

Do qual só há um indício de culto ou dois, e é na Galécia Lucense, perto da terra ástur.

5 de julho de 2012 às 21:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

«há aí deuses que se encontram na Irlanda...portanto, não é verdade que só se encontrem no Noroeste Ibérico.»

Os principais Deuses do noroeste ibérico só se encontram no noroeste ibérico: Nábia, Cosus, Banda e Reve. Nenhuma destas Divindades se encontra na Irlanda.


«e o Noroeste Ibérico não começa "do Tejo para cima"»

Etnicamente começa do Tejo para cima sim, e negá-lo só porque sim é mísera parvoíce.

5 de julho de 2012 às 21:41:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home