sábado, abril 21, 2012

RECRIAÇÃO DA BATALHA DOS ATOLEIROS - AMANHÃ

O seu contexto histórico:
A Batalha dos Atoleiros ocorreu a 6 de Abril de 1384, no actual município português de Fronteira distrito de Portalegre, a cerca de 60Km da fronteira com Castela, entre as forças portuguesas, comandadas por Nuno Álvares Pereira, e uma expedição punitiva castelhana, enviada por João I de Castela, junto da povoação do mesmo nome no Alentejo. D. Nuno Álvares Pereira, chefe militar português que tinha sob o seu comando uma força de 1.200 homens de pé, dos quais 100 besteiros e 300 lanças (cavalaria ligeira e pesada).
As forças castelhanas invasoras, contam com um efectivo com quase 7.000 homens. (As portuguesas eram constituídas por menos de quatro mil homens, segundo a fonte - nota do blogueiro).
Por esta altura Nuno Álvares Pereira tinha sido nomeado pelo Mestre de Avis como fronteiro do Alentejo, temendo a entrada em Portugal do exército castelhano por aquela zona. Partindo de Lisboa, D. Nuno aumentou o número dos seus homens pelo caminho e aproximou-se do exército inimigo que intentava cercar Fronteira. Mais numerosos e conscientes que D. Nuno os iria interceptar, os castelhanos enviaram um emissário ao chefe do exército português, tentando dissuadi-lo. Perante a recusa dos portugueses, o exército castelhano dirigiu-se ao seu encontro. O exército português já os aguardava, formando um quadrado, com a maioria das lanças na vanguarda; nas alas e retaguarda estavam os peões misturados com algumas lanças. Os castelhanos atacaram com a cavalaria, que foi contida pelas lanças e virotões, o que gerou grande desordem. A batalha durou pouco, tendo sofrido o exército castelhano pesadas baixas.
As tropas castelhanas, que depois de desorganizadas foram tomadas pelo pânico e começaram a fugir em todas as direcções, sendo perseguidas ao longo de todo o resto do dia pelas forças de D. Nuno Alvares Pereira, que lhes deu caça até à distância de cerca de sete quilómetros do local da batalha.
A batalha dos Atoleiros, constituiu na Península Ibérica a primeira e efectiva utilização das novas técnicas de defesa de forças de infantaria em inferioridade numérica perante uma cavalaria pesada muito superior. A mais conhecida destas será conhecida como a técnica do quadrado.
Uma das mais curiosas notas da batalha, é que embora as forças de Castela tenham sofrido perdas muito elevadas, principalmente com muitos mortos entre a cavalaria pesada (que era a força castelhana mais importante) do lado português não ocorreu uma única morte, nem se registaram feridos.
Este facto só por si, para a realidade da Idade Média era já de si importante, porque para um ambiente extremamente condicionado pela religião, a não existência de mortos ou feridos era vista como um prova de que o lado Português tinha o apoio de Deus.

Mais uma glória nacional que é sempre útil, e, já agora, satisfatório, recordar, para futura referência e eventual exemplo.


4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Last Step of Official Cover-up in Motion


by Gordon Duff, Senior Editor


«Breivik was on a “police watch list” but was allowed to own a sophisticated assault rifle, travel to “we don’t know where” for specialized training, we are told Poland, home of the CIA’s secret prison complexes.

We also saw that Breivik had access to police uniforms, the phone numbers of police officials he knew quite well and was wonderfully able to predict that Norway, that day, would have no helicopters or boats.»

21 de abril de 2012 às 20:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

De recordar que para cada português, havia 5 inimigos, nesta batalha, grande vitória. Viva a Portugal !

21 de abril de 2012 às 22:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Breivik was on a “police watch list” but was allowed to own a sophisticated assault rifle, travel to “we don’t know where” for specialized training, we are told Poland, home of the CIA’s secret prison complexes.

isso sempre fedeu..e ainda sabendo dos links dele com a maçonaria então..o zog querendo armar bandeira falsa..

21 de abril de 2012 às 23:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

De recordar que para cada português, havia 5 inimigos, nesta batalha, grande vitória. Viva a Portugal !

na wiki tem 2 pra 1, o que ainda assim é grande feito..

21 de abril de 2012 às 23:25:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home