terça-feira, abril 24, 2012

FRENTE NACIONAL - O MAIOR PARTIDO OPERÁRIO DE FRANÇA

É obviamente importante saber se o próximo presidente francês se chamará Nicolas Sarkozy ou François Hollande. Mas o acontecimento de domingo – o de maior alcance – foi o resultado de Marine Le Pen. Para ela, as presidenciais não terminaram. Tem como objectivo a derrota de Nicolas Sarkozy. 
A razão é transparente: a eliminação de Sarkozy dar-lhe-ia uma oportunidade dourada que dificilmente se repetirá. As presidenciais são o trampolim para as legislativas de Junho.
(...)
O que está em jogo é muito mais do que a xenofobia. É a Europa.
1. Voltemos atrás. Os 18 por cento apenas surpreendem os amnésicos. Marine Le Pen assumiu a presidência da Frente Nacional em Janeiro de 2011. “Desdiabolizou” a imagem do partido. Em três meses, o índice de apoio às “ideias da FN” passou de 22 para 28%. Um ano depois, subia para 33%. Concordância com ideias não é equivalente ao voto mas constitui uma reserva eleitoral. Tão ou mais importante é a baixa da taxa da sua rejeição. A “desdiabolização” funcionou. O voto na FN tende a banalizar-se. Aos temas tradicionais – imigração, segurança, identidade nacional – acrescentou ou acentuou a hostilidade a Bruxelas e à globalização. Deu passos simbólicos como a condenação do anti-semitismo ou na invocação da “laicidade republicana” contra os muçulmanos. Escolher a FN já não é só um voto de protesto, começa a ser um voto de adesão. A campanha presidencial de Sarkozy em 2007 e a sua política de recuperar os temas da FN fez baixar a votação de Jean-Marie Le Pen. Se nas presidenciais de 2002 ascendera aos 16,8%, beneficiando de uma forte abstenção, recuou para 10% nas presidenciais de 2007 e para 4,3 nas legislativas de 2008. A seguir, o voto FN recomeçou a crescer sustentadamente, recuperando os “desiludidos do sarkozismo” e capitalizando o suplemento de respeitabilidade que Sarkozy lhe ofereceu. Dispõe de uma base eleitoral popular que está longe de esgotada. Grande parte das classes populares não se sente representada pelos partidos tradicionais e muitos exprimem o sentimento de abandono.
A FN é o primeiro “partido operário” (seguida pelo PS e pela UMP) e confirmou-o nesta eleição. Implantou-se nos antigos baluartes comunistas e nas bacias industriais devastadas pelo fim da segunda industrialização. A frustração serve de caldo de cultura da xenofobia. Mantém a base tradicional entre pequenos comerciantes e artesãos, tal como em zonas rurais. Está agora à conquista das classes médias baixas. Começou a mobilizar os jovens, essencialmente dos “meios modestos”, de famílias operárias ou da “pequena classe média” dos serviços. Quanto menos diplomados mais votam na FN. São seduzidos pelo lado anti-sistema e pela denúncia das elites, escreve Le Monde. É revelador o contraste com Jean-Luc Mélenchon. A extrema-esquerda apenas atraiu o voto de dez por cento das classes populares, residindo a sua força nas classes médias e, sobretudo, entre os mais diplomados.
2. O sistema eleitoral francês (maioritário a duas voltas) impõe a necessidade de alianças e de acordos de desistência mútua, à esquerda e à direita. François Mitterrand usou habilmente a ascensão da FN para enfraquecer a direita. A “diabolização” de Le Pen impedia acordos entre direita e extrema-direita. Os casos de triangulação – segunda volta entre candidatos da esquerda, direita e extrema-direita – traduzem-se quase sempre na derrota da direita. Só passam à segunda volta candidatos com mais de 12,5%. A votação de Marine Le Pen ultrapassou esta fasquia em 353 circunscrições e em 23 como primeira força. São eleições diferentes e a FN não é “dona” dos eleitores. Mas aposta na dinâmica criada pela campanha e na derrota de Sarkozy, que deixaria à deriva o partido governamental, partido e em crise de identidade.
(...)

E mais uma vez se confirma o que tenho dito ao longo dos anos - o Nacionalismo é a doutrina que mais potencial tem de crescimento no seio das massas populares, em contraste marcado, e cada vez mais gritante, com a elite. Pode ler-se acima, no texto da imprensa, aquilo que afirmo continuamente: quanto maior o nível de instrução e quanto mais alto o nível sócio-económico, menos sensível se é aos valores nacionalistas e maior é em contrapartida a sensibilidade aos ideais da Esquerda internacionalista, precisamente porque estes assentam nos princípios éticos da elite cultural reinante, que controla as universidades, a imprensa, a cultura oficial e erudita - e do mesmo modo que na Idade Média as classes sociais mais baixas e rurais, portanto, mais longe do foco difusor da ideologia do poder (Cristianismo), eram as menos cristianizadas, também agora as classes sociais mais baixas e menos instruídas, portanto, mais longe do foco difusor da ideologia do poder (Universalismo anti-racista), são as mais atreitas votar nos partidos «racistas».

Este é pois o verdadeiro motivo pelo qual o Nacionalismo é a única ideologia demonizada pelas elites reinantes, algo bem diferente do que com o Comunismo sucede - porque a elite sabe que «o povinho», a peixeira, o taxista, o bófia de rua, é tudo uma «saloiada racista» e teme a sua opinião expressa em massa se esta tiver tal oportunidade de expressão; teme, precisamente, o facto de o homem comum ter em potencial muito mais simpatia pela doutrina que defende o Nós acima de tudo, borrifando-se para os ideais do mundo sem fronteiras.
Resta aos Nacionalistas continuar o combate contra o seu maior inimigo - a elite profundamente corrompida pelo vírus do internacionalismo militante, autêntico sida doutrinal que visa destruir as defesas do Organismo-Nós para que este se dilua num mar de mulataria universal.

EUROPA, RESISTE

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito bem analisado. O futuro é o nacionalismo! ainda vamos tempo de salvar o Portugal BRANCO, a Europa.

25 de abril de 2012 às 01:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem analisado. O futuro é o nacionalismo! ainda vamos tempo de salvar o Portugal BRANCO, a Europa.

que optimista vc é mesmo vendo a lixeira que estão as cidades da europa..

25 de abril de 2012 às 23:13:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home